sexta-feira, 3 de junho de 2011

RUY GODINHO - RODA DE CHORO

.

RODA DE CHORO – SÁBADO – DIA 04.06.11



ESPECIAL “A HISTÓRIA DAS GAFIEIRAS”



O RODA DE CHORO deste sábado será especial. Contará a história das famosas gafieiras, desde seu surgimento, no Rio de Janeiro, no final do século XIX - ainda como associações recreativas - passando pelo auge, nos anos de 40 e 50, até sua derrocada, na década de 60.


Por despeito de um colunista social da época, surgiu o nome: “local onde se cometem gafes”. Esses deliciosos salões foram templos de musica orquestral, clubes de danças malabarísticas, espaço de divertimento sadio das classes populares cariocas, despreocupadas com a fina etiqueta.


Criadas como necessidade de lazer urbano das classes mais baixas, em imitação aos bailes dos brancos abastados, essas casas de diversão sofreram um fenômeno sociológico no seu desaparecimento, causada pela curiosidade e “invasão” da classe média e estudantes universitários, responsáveis pela sua descaracterização e afastamento dos originais frequentadores.


A seleção musical está super contagiante, digna de uma noite inesquecível dentro da Estudantina, do Elite ou da Kananga do Japão.




Ouça pela internet:
Rádio Câmara, Brasília: www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo), sábados, 12h.
Rádio UEL FM, de Londrina, 5ªs-feiras, 22h, reprise aos sábados, 13h.
Rádio Utopia FM, Planaltina-DF, 4ª feiras, 18h.
Rádio Educadora FAFIT FM, de Itararé-SP, 88,7 MHz, domingos, 8h.
Rádio Mandacaru FM, de Cedro-CE 104,9 MHz, domingos 12h.
Rádio Universidade AM, de Santa Maria-RS , 6ªs feiras, às 23h.

 Produção e Apresentação: Ruy Godinho
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário