quarta-feira, 29 de junho de 2011

Guimarães Rosa é tema de seminário na UFPA - BELÉM

.
.
.
Literatura, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia... Essas são apenas algumas das inúmeras áreas do conhecimento que norteiam a vasta e rica obra de um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. “Guimarães Rosa em perspectiva interdisciplinar” é o tema do IV Seminário Rosiano, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. A programação ocorre hoje (29) e amanhã (30), no auditório do Centro de Capacitação da UFPA (Capacit).

Entre as atividades previstas estão conferências, sessões de comunicação, minicursos e lançamento de dois livros: “A contradança poética: poesia e linguagem em Cara-de-Bronze”, de Carlos Dias, e “Intérpretes do mundo-sertão: literatura e sociedade na recepção crítica de Grande Sertão: Veredas”, de Everton Teixeira. A programação completa do Seminário pode ser acessada no blog oficial do evento, no qual também está disponível para download o caderno de resumos das apresentações de trabalhos inscritos.


ABERTURA


A conferência de abertura terá como tema “Guimarães Rosa, entre o arquivo e a obra” e será ministrada pela professora convidada Maria Célia Leonel, da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Em seguida, o professor Sílvio Holanda fala sobre “Literatura e música: Richard Wagner e a crônica de Guimarães Rosa”. Nos dois dias haverá sessões de comunicação, além dos minicursos “Guimarães Rosa e o Romance de 30” e “De repente desce um canto: Maria Bethânia interpreta Guimarães Rosa”.

Os seminários em torno da obra de Guimarães Rosa são realizados desde 2008, como parte da agenda de atividades do Projeto Estudos Estético-Recepcionais acerca da Literatura de Língua Portuguesa: Guimarães Rosa (EELLIP), coordenado pelo professor Sílvio Holanda.


“Esse é o desafio aos participantes, a análise das muitas veredas que cercam o sertão rosiano, caminhos que percorrem diferentes áreas do conhecimento”, explica.

PARTICIPE


IV Seminário Rosiano. Hoje (29) e amanhã (30), no Centro de Capacitação da UFPA (Capacit). As inscrições podem ser feitas via depósito bancário (Banco do Brasil; Ag. 3702-8; Conta corrente 409986-9); na sala 3 do Mestrado em Letras da UFPA – Campus Básico; ou ainda no primeiro dia do evento, no hall do auditório do Centro Capacit. (Diário do Pará)



Via Diário do Pará
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário