terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PONTOS DE MÍDIA LIVRE

.
.
Durante o Fórum Mundial de Mídia Livre, em Belém, o secretário Célio Turino anunciará o lançamento do edital dos Pontos de Mídia Livre. Isso mesmo: os Pontos de Cultura estão aí, agora é a vez dos Pontos de Mídia Livre!

No primeiro edital estará estabelecido que o MinC premiará 60 iniciativas de comunicação compartilhada, ou seja, midialivristas. Poderão candidatar-se blogs, sites, rádios e TVs livres, estúdios de produção de áudio e vídeo, fanzines e outras formas de mídia – desde que promovam interatividade com o público.

Assim como os Pontos de Cultura – que se espalharam pelas periferias brasileiras e ganharam reconhecimento internacional – os Pontos de Mídia Livre rejeitam o papel tradicional do Estado. Quem produz Cultura (ou Comunicação) é a sociedade. Cabe ao poder público prover condições para tanto.

Em Vitória já está rolando uma articulação para que a prefeitura faça o mesmo, lançando um edital municipal. Isso pode começar a dar o mínimo de suporte para que floresçam iniciativas midialivristas Brasil afora.

Dez Pontos de Mídia Livre, premiados na categoria nacional, receberão incentivo de R$ 120 mil para multiplicar e aperfeiçoar seu trabalho. Para a categoria regional ou local, cinqüenta pontos, serão destinados R$ 40 mil cada um. Os detalhes do edital estão em www.cultura. gov.br/cultura_ viva.

Este assunto será debatido com o secretário Célio Turino, em Belém, no dia 29 de janeiro (quinta-feira) , das 12h às 15h, e faz parte da programação do Fórum Mundial de Mídia Livre.

Local: UFPA Profissional, bloco KP, sala KP07.
Participantes: Célio Turino (Ministério da Cultura), Antônio Martins (Lê Monde Diplomatique Brasil), Renato Rovai (Revista Fórum), Ivana Bentes (UFJR), Giusepe Cocco (Revista Global) e Altamiro Borges (site Vermelho).

Inscreva-se no FMML

O Fórum Mundial de Mídia Livre acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro de 2009, em Belém do Pará. Inscreva-se!

http://forumdemidialivre.blogspot.com/search/ label/inscricao%29
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário