terça-feira, 16 de novembro de 2010

RUY GODINHO - ENTÃO, FOI ASSIM?

.
.

CORAÇÃO BRASILEIRO
(Celso Adolfo)

No meu coração brasileiro
Plantei um terreiro, colhi um caminho
Armei arapuca, fui pra tocaia, fui guerrear
Meu coração brasileiro anda de lado
Manca inclinado
De norte a sul a vida é o rumo
Que é mais procurado
Quando é de noite a vida silencia
Abro no peito três olhos pro céu
Nasço da luz de que nasce o dia
Eu sigo manco, meu pé tem gabarro
Minha crista tem gôgo
Fiz minha fé com tijolo de barro
Mas não regulo minha veia com isso
Quando é de noite na vida me esguicho
No vão do espaço de procurar
O coração que for brasileiro
Faço capina, chumbo a cravina
Quero alegria, quero alegrar!
A vida ferve na cuia do tempo
Quem espera a dor não viaja no vento
Ranquei a hora no chão do momento
Nasci de manhã, o sol veio olhar
Brilhou meu setembro, fiquei no lugar
Mais cedo que a vida fui trabalhar
.
Então, foi assim...
.
A primeira música do cantor e compositor mineiro Celso Adolfo1 a chegar ao conhecimento do grande público foi Coração Brasileiro2, gravada por Milton Nascimento, em 1982. Naquele momento, Celso viveu as primeiras e mais fortes emoções diante do desejo de trabalhar e viver somente de música. Queria deixar de ser um técnico de estradas para projetar e
pavimentar caminhos que o levassem a destinos musicais.

Coração Brasileiro nasceu doze anos antes de Milton gravá-la. No fim da década de 1970, Celso Adolfo era funcionário do DER-MG3. No ambiente de trabalho, lia e relia o clássico Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, escondendo-o na gaveta sempre que o chefe aparecia. Como legítimo mineiro do interior, Celso diz que foi tragado pelo livro. “Na minha prancheta de técnico de estradas eu me transtornava com o clima do Grande Sertão. Continuava lendo e escondendo o livro na gaveta. Depois de alguns dias surgiu a letra de Coração Brasileiro, escrita entre projetos de estradas, canetas Leroy, tira-linhas, cadernetas de campo, papel vegetal formatos A1 e A4, curvas-francesas e o cafezinho ruim de serviço público, entre reprimendas e ameaças de demissão.”4

Em casa, Celso buscou uma afinação de viola de dez cordas (G-D-G-B-D), adaptou-a ao violão e achou no cateretê a forma final da melodia.

Em 1982, Milton Nascimento a ouviu no show Coração Brasileiro, que Celso Adolfo apresentou em Belo Horizonte. Gostou e a gravou no LP Ânima, com arranjos do grupo, também mineiro, Uakti. Era o primeiro registro de uma composição de Celso, que ainda foi convidado a tocar o violão na gravação. Em seguida, Celso também a gravou em seu primeiro disco Coração Brasileiro, de 1983, que contou com o auxílio luxuoso de Milton Nascimento, na direção e participação especial.

Celso Adolfo continua sua trajetória de projetar estradas musicais e afirma: “Milton Nascimento foi quem clareou tudo pra mim. Agradecê-lo por isso será sempre pouco”.


1 Celso Adolfo Marques 09/9/1952 São Domingos do Prata-MG.
2 Coração Brasileiro é título e tema de abertura de um programa de rádio que divulga a MPB em Cambridge, EUA,
apresentado e produzido pelo pesquisador estadunidense Denis Miller.
3 Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais.
4 Entrevista concedida ao autor em abril de 2006, por e-mail.



Ruy Godinho
.

3 comentários:

  1. Que bacana Quinan, muito legal mesmo!!! A poesia busca as pessoas e independente do que somos ou fazemos, Ela, nos toma por completo, como aconteceu com Celso e com tantos outros, como nós.

    Agradecida pelo compatilhamento de sempre...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo me fez lembrar de "Nós Dois", uma música linda que ele, também nos presenteou e que fala coisas que gostaríamos de ter dito.

    Cheiros, inté!!

    ResponderExcluir
  3. Lene,

    O trabalho do Celso é maravilhoso, mas ele anda meio sumido. "O Brasil não conheçe o Brasil", cabe direitinho.

    Bjos.

    ResponderExcluir