terça-feira, 9 de novembro de 2010

RUY GODINHO - ENTÃO, FOI ASSIM?

.
.
AMOR, MEU GRANDE AMOR
(Ângela Ro Ro/Ana Terra)

Amor, meu grande amor
Não chegue na hora marcada
Assim como as canções
Como as paixões e as palavras
Me veja nos seus olhos
Na minha cara lavada
Me venha sem saber
Se sou fogo ou se sou água
Amor, meu grande amor
Me chegue assim bem de repente
Sem nome ou sobrenome
Sem sentir o que não sente
Que tudo que ofereço
É meu calor meu endereço
A vida do teu filho
Desde o fim até o começo
Amor, meu grande amor
Só dure o tempo que mereça
E quando me quiser
Que seja de qualquer maneira
Enquanto me tiver
Que eu seja a última e a primeira
E quando eu te encontrar
Meu grande amor
Me reconheça
.
Então, foi assim...
.


A pianista, cantora e compositora Ângela Ro Ro1, estava selecionando repertório para a gravação de seu primeiro disco, em 1979 e Paulinho Lima – empresário dela na época – perguntou para a poeta, produtora e compositora Ana Terra2 se ela dispunha de alguma letra para Ângela musicar. Ana lembrou-se que tinha algo fresquinho, escrito naquela semana. “Lembro bem que foi numa madrugada em que cheguei meio de porre do Baixo Leblon e não conseguia dormir”, comenta.3

Ana, na ocasião, já estava separada de Danilo Caymmi, com quem fora casada desde 1973. “Sentia-me muito só. Desejava viver outra vez um grande amor. E eu só acredito em amor à primeira vista, um reconhecimento sincrônico e imediato. Pensava nessas duas energias que se tocam harmonicamente e geram uma terceira força, essa coisa mágica chamada amor. Mas que nunca se pode prever, marcar hora, estabelecer regras, fingir que sente, pensar que sabe”, recorda-se a letrista.

Mal sabia Ana Terra que, daquele momento de carência afetiva e aflorada solidão estava surgindo mais uma letra que seria sucesso nacional. “Escrevi o que estava desejando naquele momento. Sempre escrevo os meus desejos para que eles ganhem forma e força”, afirma, revelando-se adepta da neurolingüística, ciência que põe o universo para conspirar em favor dos desejos e metas. “Entreguei-a para a Ângela que tinha uma música com letra em inglês e onde o meu texto se encaixou perfeitamente. Ela gravou e é um sucesso até hoje.”

Amor, Meu Grande Amor é a única parceria de Ana Terra com Ro Ro e o primeiro sucesso de ambas. “As pessoas estranharam muito o fato de eu ser parceira da Ângela porque somos completamente diferentes. Só fui conhecê-la pouco antes dela gravar a nossa parceria”, no LP Ângela Ro Ro, lançado pela Polydor, em 1979.

Em 1996, graças à regravação do Barão Vermelho no CD Álbum, lançado pela WEA Music, Ana voltou a ter seus versos na boca dos jovens. “A música pegou um outro público que não me conhecia. O Gabriel, meu filho caçula, falou na época: ‘Agora, sim, meus amigos sabem quem você é...’ ”, conclui Ana Terra.



1 Ângela Maria Diniz Gonçalves 05/12/1949 Rio de Janeiro-RJ.
2 Ana Maria Terra Borba Caymmi 20/5/1950 Rio de Janeiro-RJ.
3 Entrevista concedida ao autor, em março de 2006, por e-mail.




Ruy Godinho
.

2 comentários: