quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SERTÃO D'ÁGUA - A PROCISSÃO DA TRANSLADAÇÃO

.

continuação...


A Procissão da Transladação



Com a madrasta e a tia, Merina seguia em fervorosa oração, quando o começo da Procissão do Translado já entrava na Praça Frei Caetano Brandão, levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.


No Ver-o-Peso, um tumulto se formava. Pessoas correndo, gritando: - é a visagam. Muitos abandonando a procissão para ver de perto. Zinhá não resistia à curiosidade. Vinha acompanhando tudo que podia sobre o estranho caso. Puxou a cunhada e a sobrinha, quase à força, para ver.

Quando iam chegando perto, aconteceu alguma coisa que espalhou a multidão. Elas só ouviram um grito rouco, desesperado que não dava para identificar o que queria dizer. Destemida, Zinhá contagiava a sobrinha e a cunhada para chegar perto. O povo se juntou novamente, atrapalhando as três devotas. Merina, ainda de véu na cabeça, querendo voltar, a tia no meio do empurra-empurra, puxando-a pelo braço. À medida que a visagem mexia e emitia aquele som grave, engasgado, a multidão quase se dispersava de medo. Uns mais corajosos, pulavam dentro dos igarités para se aproximar mais do ente; outros o enxergavam pelo entremeio das velas.

Manel da Coroa também largou a procissão e correu pra ver o que era aquele ajuntamento e aqueles gritos. Curioso, entrou por de lado no necrotério e pôde ver a visagem bem de perto e, apesar do dia cedendo à noite, pôde reconhecer a canoa, conhecia aquela montaria, conhecia o chapéu... meu Deus! Era o amigo Sabá... meu Deus! – pensou, saindo correndo no rumo do pelotão por entre o povo gritando... não ...não...nããããão...! Seus gritos se perdiam no meio de outros gritos na procela formada. Caía e levantava, tropeçando na multidão que o pisava, descontrolada.

Merina desmaiou nos braços da madrasta ao ver Sabá na cadeira dentro da canoa, com uma cruz tosca no peito, enfiada por entre as cordas que o amarravam, o semblante desfigurado, tentando se soltar, parecendo ali muito maior que era e gritando coisas que ninguém entendia.

Zinhá e Bilinha o reconheceram também e choravam sem entender direito o que se passava, abanando Merina desfalecida e chamando por Nossa Senhora de Nazaré. As pessoas em volta nem prestavam atenção, o que queriam era ver de perto a visagem.

Quando voltou a si, a multidão ensandecida jogava tudo que achava pelo chão. A brigada com seus homens armados sob o comando do tenente Alvino - enquanto Merina gritava: Pára... pára... pára... é o meu marido! - tomavam posição de atirar, o tenente fazia mira. Merina correndo para os soldados: não... não... não... é o meu marido, pur Nossa Senhora de Nazaré, nããããããããão!

continua...


MQ
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário