segunda-feira, 13 de abril de 2009

ENTREATOS - Espelho

.

Costume, acordar de manhã, sentar-se na cama com os dois pés bem plantados no chão, segurar com as mãos cada lado da barriga, pegando por baixo como se a levantasse.

Na frente do espelho ficava olhando, perdida na estética do pensamento. Sonhava mudar, dar um jeito nas rugas, puxar o rosto, fazer aquele tratamento moderno para a lanugem e, principalmente, tirar um pouco da gordura localizada. Falava com o espelho, receitando; ouvia da imagem possibilidades, certezas e simulações.

O local tinha sido escolhido de tal forma que, formando o ângulo com o chão, o espelho pudesse refletir fielmente o que incidia, inclusive os pensamentos, numa leitura de dimensões e percepções muito precisa.

Quando quebrou, os muitos pequenos pedaços se espalharam no chão. Os cacos acinzentados perderam a propriedade refletora e deixaram escorrer de dentro, como se sangrasse, os fragmentos de todas as imagens que já lera.

O espelho novo foi colocado no mesmo quadro de madeira, na mesma distância da parede e no mesmo ângulo do chão.

Instalado, manteve as digitais do operário, apenas por instantes; sua superfície lisa e brilhante logo se autolimpou. As propriedades de reconhecer e refletir as imagens demoram aquela tarde inteira e uma noite para serem processadas e permitir ler o ambiente, quase imutável, que faria variar em cada posição de olhar.

A alma acordou lânguida; sentou-se na cama, segurou com as mãos cada lado da barriga, suspirou e foi para a frente do espelho novo.

Suspirou novamente e aí ouviu a infâmia:

- Gorda.

MQ
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário