domingo, 27 de setembro de 2009

SERTÃO D'ÁGUA - A Província do Pará

.
continuação...



A Província do Pará





- Primeira página, seu Anísio, ordens diretas do Dr. Artur, mande parar tudo. Ele quer chapa, entrevistas... põe quantos precisar nisso. Mande atrás do Ranulfo, quer uma chamada dele na primeira página.

- E o Círio? O senhor sabe que vai dar problema com a direção da festa. Seu Armando não vai entender.

- Problema do Dr. Artur. Acha logo o Ranulfo, manda avisar Tilipa no Ver-o-Peso; ele que fique atento por lá. Põe alguém no Porto do Sal.

O dia começava agitado, Anísio discordava das ordens recebidas. Ouviu, ao sair de casa, os boatos que achava até um assunto interessante, mas, primeira página? Na véspera do Círio, ainda chamar Ranulfo... pra ele era muita falta de consideração com a festa, com ele. Lua de mel, imagine juntar com aquela zinha da pensão de quartos e pegar licença pra lua de mel como se fosse casamento... esse Dr. Artur só dava valor a quem não prestava, ia pensando.


A manchete agradou a todos na redação, menos a Anísio que lia a notícia sem entusiasmo.


VISAGEM APARECE
NA BAÍA DE GUAJARÁ

“Continua o grande mistério da visagem que apareceu, na madrugada de ontem, para inúmeros barqueiros que chegaram a Belém para o Círio de Nazaré, atravessando a baía, vindos de todos os cantos do Estado.
Esse mistério surpreende a todos. A cidade viveu momentos de polvorosa. No Ver-o-Peso, Porto do Sal, centenas de pessoas confirmam ter visto o ser estranho soltando bolas de fogo pela boca que ficam boiando em volta da canoa, formando uma colcha de luz.
Alguns passageiros, vindos de Mosqueiro e Canuari, no Taça de Ouro, ouviram sons roucos, e barulho de mato quando passaram pelo Tapanã e a viram entrando no furo, urrando como onça, desgalhando a margem.
Em entrevista a este repórter, o comandante do vapor Ararirá de Maués, sr. Antônio Passos, confirma ter visto a montaria rodeada de pequenas luzes com um vulto muito grande, navegando rápido, ora a bombordo, ora a estibordo. Os passageiros, que também o viram, puseram-se a rezar até o desaparecimento completo do vulto.
Entrevistamos também um ribeirinho, mais conhecido no porto do Ver-o-Peso como Zé Calendário, que nos informou ter encontrado a visagem no clarear do dia, próximo ao Furo do Peuá. Viu-a num relance e esperou ser atacado, mas abriu vela e rezou para Nossa Senhora de Nazaré, que o protegeu.
O assunto domina a conversa nas ruas, estações, portos e no comércio da cidade onde o movimento é grande, nesse início da quadra nazarena.
O movimento de embarcações que chegam nos portos de Belém é o maior já registrado em toda a história do Círio de Nazaré. Aportaram ontem pela manhã o Antonina de Cajary, o Rio Araguaia do Tocantins, o Claudonina do Guamá e o Rio Xingu do Xingu, fora dezenas de embarcações de menor porte. São esperados, ainda para esta tarde, o Barão de Mauá, o Fé em Deus de Cametá e o navio americano Millaryd que traz a bordo o poeta Camargo Neto e sua família, de regresso à terra natal, a tempo de participar dos festejos do Círio de Nazaré”.

Anísio nem terminou de ler, Tilipa entrou na sala esbaforido: - apareceu um morto no Porto do Sal, foi a visagem, todo mundo está indo pra lá. O caso é sério seu Anísio.

continua...

MQ

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário