quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SERTÃO D'ÁGUA - ESTADO DO PARÁ

continuação...



Estado do Pará





Alegava João Merino que não podiam ficar de fora dos acontecimentos. Se fosse necessário uma ordem, que ela fosse conseguida o mais rápido possível. Ora se visse, o mais novo e moderno jornal ficar de fora de fatos tão contundentes. Envolvia até o comandante do navio americano Millaryd que já deu até entrevista na Província.

- Mas temos que respeitar a festa de Nazaré. Imagine um assunto desses na véspera do Círio. Nem a di-retoria da festa, nem dom Francisco iriam entender dar uma cobertura maior a esse assunto, argumentava Tibúrcio Maia, jornalista famoso, um dos fundadores do jornal e membro da diretoria da festa do ano anterior, portanto co-nhecedor do zelo do bispo quanto à quadra nazarena.

João Merino achava que aquelas notícias eram importantes demais para não estar na primeira página do jornal. Na cidade, só se falava no assunto, a Intendência estava se mobilizando; ouvira o cunhado falar que iriam convocar a Brigada e a Capitania, a mando do governador que chamou o intendente às pressas no palácio. Até que já estavam preparando duas alvarengas com uma tripulação fortemente armada para vigiar a baía.
Somente os dois falavam na reunião, ninguém chegava a nenhum acordo, mas a notícia da morte do car-regador no Porto do Sal fez vigorar o pensamento de João Merino que, como se ignorasse o do colega importante, tomou a decisão.
Foi um corre-corre na redação e o jornal saiu com o assunto na primeira página.

MORTO NO PORTO DO SAL

“Foi encontrado morto sobre sua canoa o car-regador, morador da ilha do Combu, Sr. Rai-mundo de Souza. Seu corpo deu entrada no necrotério público onde está sendo examinado. Não se sabe qual a causa da morte. Populares garantem que o carregador foi atacado por um ser estranho que atormenta, desde ontem, quem navega pela Baía de Guajará.
Conforme relato de pelo menos quatro pessoas no Porto do Sal que avistaram a tal visagem, trata-se de um ente fantasmagórico, remando uma canoa e soltando bolas de fogo pela boca.
No Ver-o-Peso, onde já aconteceu um tumulto esta manhã, muitos passageiros, barqueiros e freteiros afirmam ter visto o mesmo, mas per-guntados, cada um tem uma descrição diferen-te para o estranho navegador. Há quem diga ser mais de um, atribuindo a esses seres pode-res de navegar com muita rapidez.
As autoridades já foram avisadas e prometem providências imediatas. O desembargador- chefe de polícia não pôde falar ao Estado do Pará sobre o assunto, mas seus auxiliares afir-maram que o caso estava sendo tratado com prioridade.
Na intendência, obtivemos informações sobre uma reunião que acontecerá ainda hoje e para a qual foram convocadas diversas autoridades, a pedido do bispo, para descobrir a origem desses boatos que, sem dúvida nenhuma, pode atrapalhar os festejos da quadra nazarena.
Mais detalhes sobre esta reunião e todas as providências que serão tomadas pelo governo, leia em nossa edição de amanhã.”



continua...


MQ

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário