sábado, 12 de setembro de 2009

RUY GODINHO - RODA DE CHORO

.
.

RODA DE CHORO – SÁBADO – DIA 12.09.09



Na Era do Rádio no Brasil (1930 a 1945), alguns instrumentos como o bandolim e o cavaquinho, foram alçados à categoria de solistas. Luperce Miranda se sobressaiu, levando os especialistas a denominá-lo de Rei do Bandolim. Mas, antes disso, fora do eixo RJ-SP, um bandolinista e compositor já brilhava e muito. O gaúcho Octávio Dutra, que fazia parte do Grupo Terror dos Facões, de Porto Alegre, que estará no 1º bloco.



No 2º bloco o destaque vai para o CD Nonato Luiz - Baião Erudito, que nasceu de estudos que o violonista cearense fez sobre a riqueza musical do baião, especialmente da safra de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.



Só poderia ser emocionante o encontro entre a genialidade do choro carioca e o virtuosismo instrumental paulista. O resultado é o belíssimo CD Trio Madeira Brasil e Convidados: Laércio de Freitas, Proveta e Toninho Ferragutti, que estará no 3º bloco.



O destaque do 4º bloco (choro cantado) vai para o cantor e compositor Luiz Theodoro, de Volta Redonda/RJ e o som do CD homônimo, primeiro de sua carreira.



O cenário propício para o nascimento do choro, no final do século XIX, foi o Rio de Janeiro. Mas, os personagens que contribuíram para que o gênero se consolidasse eram de diversos estados brasileiros. A contribuição do Rio Grande do Sul é inestimável. O movimento gaúcho do choro até hoje é bastante intenso e expressivo. O exemplo disso é o Camerata Brasileira, presente no 5º bloco, com o som do CD Deixa Assim.

Ouça pela internet:
Rádio Câmara, Brasília: www.radio.camara.gov.br - sábados, 12h.
Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro:
www.fm94.rj.gov.br
Rádio Universidade FM, Londrina-PR, quintas-feiras, 22h.
Rádio Utopia FM, Planaltina-DF, quartas-feiras, 18h

Produção e Apresentação: Ruy Godinho

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário