sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ABRAÇO - ESPAÇO CUÍRA - BELÉM

.
Fotografia: Thiago Araújo
.

Desde que li o livro com seus textos para teatro, alguns anos atrás, o de “Abraço” me deixou emocionado. Cheguei a reclamar uma montagem urgente tamanha impressão que me causou.

Uma reflexão sobre quem somos, nossas alegrias, tristezas e mágoas, as pessoas na nossa história. É como se recebêssemos com o Abraço um abraço da vida ao nos entregar à morte.

Muitas surpresas boas: a direção do autor, apurando as marcas fundas do sentimento de ausência que está em nosso final, a ranzinzice e a solidão dilacerando aos poucos o que ainda teima em viver em quem envelhece e se isola ou é isolado, todas essas cores fortes, os tons de abandono sabiamente desdramatizados em doses certas na direção e montagem do texto.

A preparação do ambiente com a música, também do autor e diretor, que nos vai guiando para a intensidade, com leveza, desde a cena inicial.

Aí está Edyr Augusto Proença inteiro, sua simplicidade nos inundando de sensibilidade. Aí esta o Edyr confabulando com Cacá Carvalho e com os próprios atores para nos entregar um espetáculo impecável, seja na música que conduz o público para a intimidade das cenas, seja no traço dramático do personagem ou na sedutora mulher/morte, poesia pura na representação da atriz. Fragilidades, contundências e angústia que nos remete a nossa própria vida para nos arrebatar.

Generoso Edyr – nos presentear com Zê Charone e Cláudio Barradas, juntos pela primeira vez e definitivos neste Abraço.

Zê, que acompanho faz tempo, traz o teatro dentro de si, brilha esplendorosa como que tirando outras vidas de cada discreto gesto.

Barradas, meu contemporâneo no Festival de Teatro da Aldeia de Arcozelo, época do Teatro de Estudantes, de Pascoal Carlos Magno - a quem tanto devemos - época em que a imprensa brasileira dedicava muitas páginas à arte, ao nosso teatro mesmo que de estudantes ou amador. Revê-lo em cena agora fez voltar o tempo e lembrar nitidamente Vereda da Salvação que ganhou todos os prêmios em Arcozelo. Um mestre desde aquele 1981 me entregando lembranças junto com a contundência da sua interpretação.

Demorou um pouco para vê-la encenada. Mas, no último fim de semana, vi e de uma maneira muito especial. O texto me lembrando a emoção da leitura, a montagem remetendo ao Assalto e toda minha história no teatro, a música de mãos dadas com o passado e o futuro onde me vi, ora num, ora noutro. O pessoal do Cuíra me lembrando a AGT e o Espaço Cuíra o Teatro Inacabado em Goiânia, Zê lembrando Luiza e Barradas saído do texto de Jorge de Andrade e entrando no de Edyr Augusto me fazendo sentir o Otavinho Zaldivar Arantes, também emocionado, sentado ali ao meu lado.

Edyr, Grupo Cuíra, bardos, loucos sãos, sonhadores e realizadores, gente que faz e faz com rigor e determinação seus sonhos acontecerem – e como sabem fazer - a todos vocês minha emoção, admiração e profundo respeito.

Com o seu Abraço dentro da alma abraço a todos e te abraço Edyr Augusto Proença.

Marcos Quinan


ABRAÇO

Texto, Direção e Música: Edyr Augusto Proença
Elenco: Cláudio Barradas e Zê Charone
Consultoria Artística: Caca Carvalho
Consultoria em Figurino e Maquiagem: Ronaldo Fayal
Iluminação: Roma Muniz
Cenotécnico: Ribamar Monteiro
Técnico de Palco: Suely Brito
Adereço: Delleam Cardoso
Costureiras: Telma Lima e Maria Fernandes Gomes
Músico: Anderson Brum
Produção: Zê Charone
Uma Realização do Grupo Cuíra

Sextas, Sábados e Domingos - 21:00h – ESPAÇO CUÍRA
Em Cartaz até o dia 27 de setembro

.

4 comentários:

  1. Meu querido, muito obrigada pelas palavras gentis.
    Beijo enorme!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Marquinhos! Te adoro, amigo!
    Beijos!
    Edyr

    ResponderExcluir
  3. Zê,

    Falei o mais mal que pude.

    Bravo... Bravíssimo...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Edyr,

    Empate Edyr.
    Essa turma de 24 de março é FODA!

    Muito sucesso sempre, sempre...
    Abração.

    ResponderExcluir