quarta-feira, 13 de maio de 2009

MESTRE VITALINO - OBRA PRIMA DA CULTURA BRASILEIRA

.
Vitalino Pereira dos Santos - Mestre Vitalino (1909-1963), nascido no distrito de Ribeira dos Campos, nas cercanias da cidade de Caruaru - PE, segundo contam, era tímido, cordial, amigo de todos, fala amável, franzino, pele áspera queimada de sol, cabelo escovinha, bigode raso, católico tradicional, devoto de Padre Cícero e festeiro. Como muitos, era analfabeto pois, praticamente, não existiam escolas na região.
.
Com singular destreza, esculpia cenas do cotidiano sertanejo em que vivia. Seus trabalhos eram diferentes dos levados pelos outros artesãos que abordavam sempre os mesmos temas: animais, maracatus, bumbas, cinzeiros, potes, jarros, pratos, moringas, etc.
.
O sucesso de Mestre Vitalino repercutiu junto aos seus companheiros o que fez com que muitos passassem a esculpir bonecos.Dentre esses, os principais eram: Zé Caboclo, Manuel Eudócio, Elias Francisco dos Santos, Zé Rodrigues, Manoel Galdino, Luiz Antonio da Silva, hoje conhecidos como seus “discípulos”.
.
Transmitiu seus conhecimentos e suas técnicas: o trato do barro (escolher o barro, socar, peneirar, armazenar); os cuidados com a secagem das peças (secagem natural, à sombra, para evitar rachaduras durante a queima); e a correta queima no forno a lenha (esquente, manutenção e elevação da temperatura e o esfriamento).
.
A amistosa relação mestre/discípulos criou um clima onde todos se ajudavam assimilando entre si técnicas e temas. Muitas criações eram copiadas de um e produzidas por outro.Não havia o dono da cena, o detentor do direito daquela imagem. Copiar obra de outro companheiro era prática aceita com naturalidade por todos.
.
Fotografia: Autor não identificado
.
Fonte: http://www.ceramicanorio.com/artepopular/caruaru/caruaru.htm
.

2 comentários:

  1. Na descrição de sua figura e de seu comportamento social, tão parecido com tantos artistas e homens do sertão. Na criação de sua obra, tão especial e único. Quem é maior, o homem ou sua obra?

    ResponderExcluir
  2. Márcia,

    Seja qual for a obra, seja qual for o ser, maior é equalizar a mágica... no serobra ou na obraser.
    Só assim podem sertão.

    Abração.

    ResponderExcluir