sábado, 7 de junho de 2014

NET lança 2ª edição de concurso de séries para TV

.
Foi lançada nesta quarta-feira (4/6), durante o Fórum Brasil de Televisão, em São Paulo (SP), a segunda edição do NETLABTV. Iniciativa da NET e realizado pela Casa Redonda Cultural, com o apoio dos principais canais de TV por assinatura, o concurso foi criado em 2013 para identificar e premiar novas ideias de séries brasileiras nas categorias ficção e não ficção.





A ideia é gerar novas oportunidades de negócios e fomentar o surgimento de novas ideias e novos formatos. Este ano, serão selecionados 40 semifinalistas, 16 finalistas e 8 vencedores, sendo 4 projetos de ficção e 4 projetos de não ficção.

O NETLABTV é voltado para roteiristas, escritores, dramaturgos e criadores de todo o Brasil. Em sua primeira, recebeu edição mais de 1,8 mil inscrições de projetos de séries brasileiras para TV e mobilizou cerca de três mil criadores de 26 estados do país.

Os interessados devem inscrever a sinopse da série, argumento, descrição de personagens/entrevistados e roteiro do primeiro episódio. Serão aceitos projetos de brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.

Todos os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por especialistas em roteiros de séries e em mercado de TV, que selecionará 40 semifinalistas e 16 finalistas, com base nos critérios: originalidade, qualidade técnica e potencial comercial da série. “A divulgação dos semifinalistas é uma das novidades desta edição. Diante do grande volume de inscrições e atendendo a sugestões que recebemos na edição passada, acreditamos que a divulgação dos semifinalistas do NETLABTV 2014 dará visibilidade para os melhores projetos de séries e também para os seus autores”, explica Fernando Magalhães, diretor de programação da NET.

Entre os finalistas, serão escolhidos oito vencedores, sendo quatro de ficção e quatro de não ficção. Dois projetos serão escolhidos por votação popular por meio do site do concurso. Os outros seis vencedores serão indicados pela Comissão Julgadora.

Além de atuar como incubadora de novas ideias e novos formatos para televisão, o NETLABTV oferecerá aos vencedores premiação composta por verba financeira de apoio ao desenvolvimento das séries – R$ 15 mil para projetos de ficção e R$ 10 mil para projetos de não-ficção –, além de laboratório e consultoria de roteiro para aprimoramento dos projetos, com rodada de apresentação para produtoras independentes e canais de TV por assinatura do país.

“O laboratório de TV está começando a crescer no Brasil. É muito difícil desenvolver uma série com o olhar de um único roteirista. Trocar informações, impressões, bater bola sobre os problemas enfrentados no percurso e contar com o olhar fresco e experiente de outros profissionais é muito importante. O consultor pode ajudar a encontrar o foco e a arquitetar a coesão da série. Compartilhar sua experiência como roteirista é compartilhar técnica. O laboratório de TV é um caminho fundamental para conseguirmos séries brasileiras de qualidade”, afirma diretor e roteirista Philippe Barcinski, presidente da Comissão Julgadora do NETLABTV.

O regulamento do concurso e a relação de documentos necessários estão disponíveis no site www.netlabtv.com.br, que disponibiliza ainda informações sobre roteiro e mercado de TV, por meio de entrevistas, dicas e depoimentos em vídeo de roteiristas, produtores, showrunners e executivos dos principais canais de TV por assinatura.


Fonte: culturaemercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário