terça-feira, 10 de junho de 2014

Festival do Rio abre inscrições para Première Brasil

.
Estão abertas até o dia 4 de julho as inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio, que acontece entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro no Rio de Janeiro. A Première Brasil é a seção do festival dedicada à exibição de produções nacionais de longa ou curta-metragem e se divide nas Mostras Competitivas Principais de Ficção, Documentário e Curta-Metragem; na Mostra Competitiva Novos Rumos; e em Mostras Especiais Não Competitivas.





Para ser elegível à seleção, a obra deve ter o Certificado de Produto Brasileiro (CPB) registrado na Ancine. Para concorrer ao Troféu Redentor, longas-metragens de ficção ou documentário devem ter duração acima de 70 minutos, ser inéditos no Rio de Janeiro e não podem ter sido explorados comercialmente no Brasil. Curtas-metragens podem ter duração de até 15 minutos.

A inscrição do filme na Première Brasil garante a participação no Rio Market, área de negócios do Festival do Rio, mesmo que a obra não venha a ser selecionada para exibição no festival.

As produções exibidas na Mostra Competitiva Principal da Première Brasil disputam o Troféu Redentor nas já tradicionais categorias de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Prêmio Especial do Júri, e Melhor Longa-metragem de Ficção, de Documentário e Curta Metragem pelo voto popular. Dois novos prêmios foram criados para a edição de 2014.

A partir deste ano, o Festival do Rio também oferece o Troféu Redentor para o Melhor Diretor de Documentário e para o vencedor do Prêmio Especial do Júri na Mostra Novos Rumos. Esta última mostra premia também o Melhor Filme de Longa-Metragem e o Melhor Filme de Curta-Metragem.

Para mais informações, acesse o site www.festivaldorio.com.br.



*Com informações do site da Ancine

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário