terça-feira, 19 de outubro de 2010

RUY GODINHO – ENTÃO, FOI ASSIM?

.
.
TERNURA ANTIGA
(J. Ribamar/Dolores Duran)

Ai, a rua escura, o vento frio
Esta saudade, este vazio
Esta vontade de chorar
Ai, tua distância tão amiga
Esta ternura tão antiga
E o desencanto de esperar
Sim, eu não te amo porque quero
Ai, se eu pudesse esqueceria
Vivo e vivo só porque te espero
Ai, esta amargura, esta agonia
.

Então, foi assim...


Em outubro de 1959, a Música Popular Brasileira perdeu uma de suas mais importantes compositoras. O coração frágil de Dolores Duran1 parou de bater, aos 29 anos, no auge da carreira, vítima de uma lesão congênita. Na noite anterior fez show no Clube da Aeronáutica e depois foi jantar com Marisa Gata Mansa, Ted Moreno e mais alguns amigos. Ao chegar a seu apartamento, por volta das sete da manhã, avisou a empregada: “Não me acorde. Quero dormir até morrer”.

A noite seguinte seria triste nas boates de Copacabana. As rodas da boêmia perderam parte da alegria e do bom humor, um paradoxo à imagem de melancolia e solidão que Dolores passava ao seu público por intermédio de canções como A Noite do Meu Bem, Fim de Caso, Por Causa de Você, esta última da parceria com Tom Jobim.

Nove anos antes, ela conheceu aquele que seria um dos raros e mais constantes parceiros de composição: o pianista Ribamar2. Ele era músico amador, tentando vaga na poderosa Rádio Nacional e ela iniciava a carreira no Programa César de Alencar. Ficaram amigos e quase todas as noites se encontravam na casa noturna Cantina, onde ela cantava e ele a acompanhava ao piano. Um dia ela mostrou-lhe uns versos. Ribamar pediu que os deixasse alguns dias com ele. Assim nasceram Quem Sou eu? , Pela Rua, Se Eu Tiver e Idéias Erradas. Porém, a mais importante composição da dupla estaria por vir e em condições inusitadas.

Alguns dias após a morte da cantora, Ribamar precisou de uma música para inscrever no Festival As Dez Mais Lindas Canções de Amor, promovido pela TV Rio. Foi à casa de Dolores e pegou umas letras inéditas com Marisa Gata Mansa, amiga inseparável de Duran. Dentre essas, estava Ternura Antiga e Quem Foi? . Um Ribamar cheio de emoção debruçou-se principalmente sobre Ternura Antiga e traduziu para a música que nascia toda a beleza triste e melancólica que Dolores transmitia em suas composições. Conquistou o segundo lugar no Festival, com a interpretação da cantora iniciante Lucienne Franco.

Embora tenha experimentado o sucesso como cantora, sobretudo nas rodas da boêmia carioca da década de 1950, foi depois do desencarne que a fama de Dolores Duran como compositora cresceu. Entre seus principais intérpretes estão ícones do quilate de Tito Madi e Roberto Carlos (Ternura Antiga), Milton Nascimento (A Noite do Meu Bem), Gal Costa (Estrada do Sol), Maysa (Por Causa de Você) – também gravada por Frank Sinatra com o título Don’t Ever Go Away – e Nana Caymmi, que lançou o CD A Noite do Meu Bem – As Canções de Dolores Duran, em 1994.

.
1 Adiléia Silva da Rocha 07/6/1930 Rio de Janeiro-RJ 24/10/1959 Rio de Janeiro-RJ.

2 José Ribamar Pereira da Silva 09/12/1919 Rio de Janeiro-RJ 06/9/1987 Rio de Janeiro-RJ.



,
Ruy Godinho
.

2 comentários:

  1. Nossa, não sabia que a Dolores Duran tinha morrido tão jovem... mas suas músicas serão eternas!

    ResponderExcluir