sexta-feira, 20 de março de 2009

RUY GODINHO - RODA DE CHORO

.

ESPECIAL MODINHA

O RODA DE CHORO deste sábado é especial. Vamos nos dedicar a conhecer algo mais sobre a Modinha, gênero musical que, juntamente com o lundu, foram as raízes principais da música popular brasileira. E da qual derivou a música de seresta, as cantigas e, posteriormente, a canção.
No século XVIII fez grande sucesso na corte, atestado pela quantidade de citações de poetas, cronistas e viajantes da época e pelo lançamento, em Lisboa, do Jornal de Modinhas, periódico quinzenal (1792/1796), criado para a divulgação de partituras do gênero.
Apontado como seu criador Domingos Caldas Barbosa (1740/1800) foi também o responsável por sua difusão em Portugal.
No final do século XVIII o gênero decaiu nas terras lusas, mas ganhou força no Brasil, onde se consolidou, mantendo-se vivo até o início do século XX.
Na parte musical uma seleção de modinhas do século XIX e XX, entre elas: Lua Branca (Chiquinha Gonzaga), Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo), Quem Sabe? (Carlos Gomes), Rasga Coração (Anacleto de Medeiros/Catulo da Paixão Cearense), Ontem ao Luar (Pedro de Alcântara/Catulo), No Tempo dos Quintais (Sivuca/Paulinho Tapajós) e outras.

Ouça pela internet:
Rádio Câmara, Brasília:
www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo), sábados, 12h.
Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro:
www.fm94.rj.gov.br
terças e quintas-feiras, 14h; quartas e sextas-feiras, às 2h.
Rádio Universidade FM, Londrina-PR, quintas-feiras, 22h.

Produção e Apresentação: Ruy Godinho
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário