quarta-feira, 14 de maio de 2014

Festival do município de Areia (PB) recebe inscrições

.
O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria da Cultura, lançou na última sexta-feira (2/5) o edital de seleção de propostas para o 15º Festival de Artes de Areia, que será realizado de 14 a 20 de julho. Além dos artistas convidados, a programação desta edição contará com 70 propostas selecionadas através de edital, distribuídas entre oficinas, shows, cortejos, apresentações, performances, intervenções, espetáculos, exposições, palestras, mostras, encontros e outras atividades de formação artístico-cultural.





A programação é composta por representantes locais e nacionais, em oito linguagens: artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. Com a temática “Areia Latinoamérica”, o festival tem a preocupação de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais com os demais países da América Latina, buscando romper os limites geográficos brasileiros.

Podem se inscrever tanto pessoas jurídicas de direito privado e de natureza artística ou cultural como pessoa física. As propostas serão avaliadas em cada linguagem por um gerente da Secretaria de Cultura mais duas pessoas indicadas pelo Conselho Estadual de Cultura. Duas etapas compõem a fase de avaliação: a análise preliminar, que consiste na triagem das exigências presentes no formulário de inscrição, e a análise de mérito artístico-cultural, que observa os conteúdos das propostas habilitadas.

Vinte atividades irão integrar a área de Artes Visuais: 10 propostas para o Laboratório de Experimentação, três para Exposição Fotográfica; três para Exposição Multimídia Digital; e quatro para Mural Coletivo Graffiti. Já no Audiovisual, serão 16 propostas: oito na categoria Curta Paraíba e oito na categoria Curta Nacional. Na área de Circo serão quatro espetáculos; na área de Cultura Popular, serão três grupos; e na área de Dança serão seis propostas, distribuídas em três na categoria adulto solo, uma na adulto grupo para palco italiano, uma na adulto grupo para palco de arena e uma performance de rua.

Na área de Literatura, serão seis atividades compostas por duas oficinas, dois projetos de contação de história e dois de poesia encenada. Doze atrações musicais irão compor a programação selecionada pelo edital, distribuídas em duas na categoria instrumental acústica, quatro na categoria de música autoral e instrumental, dois DJs, e quatro propostas de voz e violão. Por fim, na área de Teatro, serão selecionados três espetáculos: um infanto-juvenil, um adulto solo ou duo, e um adulto grupo.

As inscrições de propostas seguem até o dia 2 de junho e podem ser presenciais, enviadas pelos Correios para o endereço da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Conselheiro Henriques, 159, Centro, João Pessoa) ou por email: selecaofestivaldeareia@gmail.com.

O edital e seus anexos estão disponíveis no site www.paraiba.pb.gov.br/cultura/festivaldeareia.


Fonte: culturaemercado

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário