segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RUY GODINHO - ENTÃO, FOI ASSIM?

.

.
CAMISA 10
(Hélio Matheus/Luiz Vagner)

Desculpe seu Zagalo
Mexe nesse time
Que tá muito fraco
Levaram uma flecha,
Esqueceram o arco
Botaram muito fogo
E sopraram o furacão
Que não saiu do chão.
Desculpe seu Zagalo
Puseram uma palhinha
Na sua fogueira
E se não fosse a força desse tal Pereira
Comia um frango assado lá na jaula do leão
Mas não tem nada não!
Cuidado seu Zagalo
O garoto do parque
Está muito nervoso
E nesse meio-campo fica perigoso
Parece que desliza nesse vai não vai
Quando não cai.
É camisa dez na Seleção
Laiá, laiá, laia
Dez é a camisa dele
Quem é que vai no lugar dele.
Desculpe seu Zagalo
A crítica que faço é pura brincadeira
Espírito de humor, torcida brasileira!
A turma está sorrindo para não chorar...
(Tá devagar).
.
Então, foi assim...
.
Em 1973, como a Seleção Brasileira de Futebol havia vencido a Copa do Mundo de 1970, não precisava participar das eliminatórias para a Copa do ano seguinte, a ser disputada na Alemanha Ocidental.

Com a intenção de preparar o time, a CBF programou excursões à Europa para a realização de jogos amistosos. Ao fazer a convocação dos jogadores, o técnico Zagalo, foi duramente criticado pelos jornalistas esportivos e pelos torcedores. Falastrão como sempre e sem tolerar críticas, Zagalo respondeu em entrevista concedida à revista Placar: “Eu sou o responsável”.

Só podia dar samba. Hélio Matheus e Luiz Vagner compuseram e o ex-jogador de futebol e cantor Luiz Américo gravou. A letra critica Zagalo e os jogadores convocados, de forma bem-humorada. Cita nomes, apelidos e as posições em que jogavam:1

Como Zagalo convocou o meio-campista Flecha, do Grêmio, mas não designou ninguém para fazer os lançamentos, “levaram uma flecha, esqueceram o arco”.

Como Zagalo, por questões sentimentais, havia convocado muitos jogadores do Botafogo, menos Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, “botaram muito fogo e sopraram o furacão”.

Palhinha, jogador do Cruzeiro, que não estava se entrosando com os outros meio-campistas, todos do Botafogo, também levou lenha: “Puseram uma palhinha na sua fogueira”.

Como era atribuído a Luís Pereira, zagueiro do Palmeiras, o fato de o goleiro Leão não engolir frangos: “E se não fosse a força desse tal Pereira/ Comia um frango assado lá na jaula do leão”.

Rivelino, ídolo da torcida corintiana, também foi lembrado: “O garoto do parque está muito nervoso/ E nesse meio-campo fica perigoso...”

O refrão “10 é a camisa dele, quem é que vai no lugar dele?” era o ponto alto da crítica. A falta de um substituto à altura para o Camisa 10, Pelé. O Rei do Futebol, sensação da Copa de 1970, se despedira da Seleção um ano depois do tricampeonato e até aquele momento Zagalo não havia conseguido identificar seu substituto.

A divertida crítica termina com um pedido de desculpas ao técnico turrão: “Desculpe seu Zagalo/ A crítica que faço é pura brincadeira”. Brincadeira que, no fundo, representava uma preocupação de toda a torcida brasileira que Zagalo não quis ouvir.

Resultado: a Seleção Brasileira passou com dificuldades das oitavas de final; enfrentou a poderosa Seleção da Holanda na semifinal, perdeu por 2x0; disputou a terceira colocação com a Polônia, perdeu por 1x0; voltou para casa com a quarta colocação. O título ficou com os donos da casa.

Bem, as desculpas esfarrapadas de Zagalo depois do fiasco dariam um tango.


1 Fabio Gomes, no site www.brasileirinho.mus.br, faz um interessante raio x sobre o assunto.


Ruy Godinho
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário