terça-feira, 14 de setembro de 2010

RUY GODINHO – ENTÃO, FOI ASSIM?

.




O FILHO QUE EU QUERO TER
(Vinicius de Moraes/Toquinho)

É comum a gente sonhar, eu sei
Quando vem o entardecer
Pois eu também dei de sonhar
Um sonho lindo de morrer
Vejo um berço e nele eu me debruçar
Com o pranto a me correr
E assim, chorando, acalentar
O filho que eu quero ter
Dorme, meu pequenininho
Dorme que a noite já vem
Teu pai está muito sozinho
De tanto amor que ele tem
De repente o vejo se transformar
Num menino igual a mim
Que vem correndo me beijar
Quando eu chegar lá de onde vim
Um menino sempre a me perguntar
Um porquê que não tem fim
Um filho a quem só queira bem
E a quem só diga que sim
Dorme, menino levado
Dorme que a vida já vem
Teu pai está muito cansado
De tanta dor que ele tem
Quando a vida enfim me quiser levar
Pelo tanto que me deu
Sentir-lhe a barba me roçar
No derradeiro beijo seu
E ao sentir também sua mão vedar
Meu olhar dos olhos seus
Ouvir-lhe a voz a me embalar
Num acalanto de adeus
Dorme, meu pai, sem cuidado
Dorme que ao entardecer
Teu filho sonha acordado
Com o filho que ele quer ter
.
Então, foi assim...

.

A poesia de Vinicius de Moraes1 se revestia de profundo realismo quando enfocava sentimentos humanos. Essa característica está presente tanto quando ele trata da tristeza da solidão, do abandono e morte, que é o caso de Um Homem Chamado Alfredo; a quando ele se refere à vida, à esperança e ao sonho, que é o caso de O Filho Que Eu Quero Ter, ambas da parceria com o violonista e compositor Antonio Pecci Filho, o Toquinho2.

O Filho Que Eu Quero Ter reflete um desejo de Toquinho confidenciado a Vinicius na praia de Boa Viagem (PE), em meio a uma temporada de shows. Toquinho, conforme João Carlos Pecci3, já vinha pensando sobre o assunto e compôs inclusive um tema. Nesse dia, Toquinho, emocionado, revelou ao Poetinha o desejo. Em seguida, entregou-lhe o tema musical e foi para a praia.

Vinicius sofreu para escrever a letra. Não um sofrimento relacionado à dificuldade de fazê-la, mas à emoção, ao enternecimento, à comoção. Ele se condoeu verdadeira e profundamente com aquele justo desejo e, em lágrimas, compôs a letra.

No fim da tarde, quando Toquinho retornou, o encontrou em prantos, com a letra da música nas mãos. A profusão de sentimentos e de emoções que permeou essas duas almas criativas e amorosas nesse momento é inenarrável.

Um dos depoimentos mais determinantes sobre essa canção foi feito, no citado livro, pelo designer Elifas Andreatto: “Quando ouvi O Filho Que Eu Quero Ter revoguei minha decisão de jamais ter filhos (...) Meus filhos nasceram inspirados na música e deram sentido a todos os meus desenhos”.

A obra traz ainda o depoimento de Toquinho afirmando que: “Essa música contém uma magia que emociona. Possui uma melodia quase infantil, uma espécie de moldura para a idéia da letra”.


Sem dúvida, O Filho Que Eu Quero Ter é uma das mais comoventes canções criadas pela dupla. Qualquer pessoa, tendo filho ou não, com um mínimo de sensibilidade se emociona e chora com a imagem da espera, do acalanto, da transformação do menino em homem, o momento do derradeiro beijo, de cerrar os olhos do pai, ao final, com o desejo da continuidade.

O Filho Que Eu Quero Ter foi gravado, entre outros, por Chico Buarque no LP Sinal Fechado, de 1974 .


1 Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes 19/10/1913 Rio de Janeiro-RJ 09/7/1980 Rio de Janeiro-RJ.
2 Antonio Pecci Filho 06/7/1946 São Paulo-SP.
3 Toquinho: 30 anos de música.
.
Ruy Godinho
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário