terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ninguém me Conhece: 11) Adolar Marin, o Primeiro de Seu Clã

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O nome do bar me escapuliu, mas acho que foi na Vila Madalena. Eu e Kana havíamos sido convidados pelo compositor Madan, que então liderava a extinta RSMB (Rede Solidária da Música Brasileira), que se tratava de um grupo virtual de discussão a respeito de música e, na época, tinha entre seus membros muita gente boa, das mais diversas facções musicais. Sonekka (a quem conheci por intermédio da Rede) pode falar melhor que eu, mas me parece que o Caiubi nasceu meio que em decorrência (ou em dissidência) da RSMB. Futuramente eu viraria também um de seus membros (tanto da RSMB quanto do Caiubi). Pois bem, foi nesse bar, naquela noite, que o conheci. O cara, com seus longos e cacheados cabelos e um ar angelical, pareceu-me, à primeira vista, uma espécie de versão adulta do Anjinho (lembram?), personagem do Maurício de Sousa. Era boa pinta, mas os olhos não passavam a malícia do conquistador, ao contrário, eram doces como os de um menino. Daí a associação com o Anjinho. Quando dei por mim, estávamos no maior lero, como se fôssemos velhos conhecidos. Com ele, não tinha minuto de silêncio. O sujeito era uma metralhadora de assuntos, falava a respeito de tudo, sobretudo de música, que era o assunto em pauta, e com grande conhecimento de causa. Simpatizamos com ele de cara (falo também por Kana), pois, além da natural genteboíce (by Tavito), demonstrava ser um dos compositores mais pra cima, esperançosos, que até então havíamos conhecido. Ou seja, emanava boas vibrações. No final da noite, trocamos CDs (e contatos), e ele me pediu que lhe enviasse uma letra.


Enviei-lhe. Porém, apesar de já ter ouvido falar muito dele, na dúvida, escolhi uma letra que não era das minhas melhores, pra não "queimar cartucho". Se o resultado fosse positivo, passaria a lhe enviar outras mais consistentes, mas, por ora, aquela tava de bom tamanho. E qual não foi minha surpresa ao atender o telefone já no dia seguinte e ouvir sua voz me dizendo, "Bicho, tá pronta a canção. Quer ouvir?". Claro que eu queria. E a verdade é que fiquei com a maior vergonha, pois ele se esmerara pra tirar leite de pedra, e o resultado final não só tinha ficado sensacional como ainda a melodia melhorara a letra. Anos depois, com a amizade e a parceria já consolidadas, acabei confidenciando-lhe minha malandragem.


Encontramo-nos de novo, dessa vez no também extinto Crowne Plaza. Era um show coletivo da RSMB. Cheguei atrasado, e tomei um baita susto, pois, justo na hora em que estava entrando, reconheci meus versos. Era ele, no palco, cantando a nossa Controle Remoto. Não dá pra descrever o tamanho da emoção. Ao vivo era melhor ainda! E pude reconhecer que não estava diante de um compositor qualquer. Além da exuberância harmônica e da firmeza no trato com o violão, qualidades adquiridas em muitos anos tocando nos bares da vida, quem não era cego podia perceber que ali naquele palco, naquele instante, estava se apresentando um compositor completo! Carisma, voz suave e afinada, interpretação certeira, mas sem exageros (notava-se a escola joão-gilbertiana), composições belas que fugiam ao lugar-comum, enfim, fosse eu um estrangeiro chegando naquele momento, certamente pensaria tratar-se de um "medalhão" da MPB. Ah, nessa noite tive o privilégio de me sentar ao lado de outro cara de quem sou fervoroso admirador (e defensor): Ricardo Soares, o vencedor do último (último?) festival da Rede Globo. Falarei dele qualquer dia desses.


Retomando o assunto: o CD que ganhei naquela noite tinha o acertado título de Qualquer Estação. Sim, acertado porque, a exemplo do anteriormente citado Mágicas, de Élio Camalle, parecia uma coletânea de sons brasucas. Contudo, eu não conseguia escutar nele o cara que vi no palco. Ouvi dizer certa vez que Vítor Martins, parceiro de Ivan Lins em numerosos sucessos e dono da gravadora Velas, dissera que evitava contratar artistas que tivessem tido experiência em bares, pois, em sua opinião, estes dificilmente conseguiam encontrar a originalidade em meio a tantas referências. Discordo dele. O que ele disse se referindo a estes heroicos disseminadores da música brasileira, no que se refere a originalidade, não é característica exclusiva destes. Clones os há em toda parte e em todos os segmentos. O que há é que muitos deles se encontram ainda em fase de busca do "eu". Lembrei-me disso pois Qualquer Estação era um CD de um camarada que já havia ultrapassado esta linha divisória sem, contudo, ter chegado ao final dela. E neste disco havia ao menos duas canções que podemos chamar de geniais: Paisagem e Gênesis II (esta, em parceria com outro baita compositor, Fernando Cavallieri, de quem também falarei futuramente).


Só que o moço sabia das coisas. E não tinha pressa. Muito menos se importava se, sendo rio, ia pro mar. Como os mineiros do Clube da Esquina, a quem ele, paulistano atento, admirava, respeitava as estrepolias do tempo. E foi justamente o tempo que nos uniu com o nó cego da brodagem (by Celso Viáfora) e nos levou a viajar por mais de 30 canções, noitadas (e dias) inesquecíveis, porres esquecíveis, muitos festivais, brigas e reatamentos, acontecimentos que transformaram a relação em algo indissolúvel. E dessa relação nasceu seu segundo trabalho, Atemporal, este, sim, digno, de cabo a rabo, de sua assinatura. E da minha, visto que coassino sete das quinze faixas (uma delas, Arco-Íris, com Élio Camalle). Atemporal resultou num disco que não deixava nada a dever aos dos já citados "medalhões". Não bastassem o repertório impecável, os arranjos, a qualidade do estúdio e dos artistas envolvidos (e estou falando de Dominguinhos, Élio Camalle, Virgínia Rosa, Dino Barioni, Léa Freire, Sizão Machado, João Cristal § cia. ltda.), a indiscutível qualidade técnica, era um trabalho tecido com as teias das entranhas, visceral, cuja alma quase se podia tocar. Ouvisse-o Vítor Martins, repensaria seus argumentos.


Mas se a MPB é considerada chata porque contém em seu círculo viciado muitos chatos arrogantes, também o pop não está livre deles. E alguns destes, irmanados àqueles pelo preconceito, não conseguiram ver/ouvir em Atemporal o que é: um CD da mais alta modernidade, justamente por nunca se haver proposto a tal. E mais uma vez o título foi feliz. Nas entrelinhas dos arranjos, as sutilezas faziam-se presentes, celebrando uma festa dos sentidos desprovida de preconceitos. Esse moço, que começou a carreira tocando roquenrol na guitarra; que descobriu a bossa nova e a MPB e se encantou com elas; que reverenciou o Clube da Esquina sem, contudo, deixar-se limitar por ele; que se apossou da música de Luiz Gonzaga e os seus e lhe conferiu elementos eruditos; que passeou com desenvoltura pelo samba sem vergonha do acento paulistano; que, embora menos incensado como letrista, compôs pérolas poéticas que já me levaram às lágrimas, como a inédita Miguilim, que se aproveitou de todos os ritmos que lhe caíram nas mãos (e nos dedos) pra criar uma obra original, consistente e atemporal; que, apesar de ostentar hoje uns cabelos um tanto mais prateados que na foto acima, está no auge de sua criatividade; a quem me dirigi durante todo o texto no tempo pretérito e sem lhe citar o nome pelo prazer estilístico de pintá-lo em cores épicas; esse moço atende (sempre bem) pelo nome de Adolar Marin, e é o primeiro de seu clã.


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Ouça algumas das atemporalidades do clã Marin aqui:

http://clubecaiubi.ning.com/profile/OXdoPoema


Leia as letras aqui:

http://clubecaiubi.ning.com/profiles/blogs/adolar-marin



Por Léo Nogueira - http://www.oxdopoema.blogspot.com/


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