sexta-feira, 13 de agosto de 2010

RUY GODINHO - RODA DE CHORO

.



RODA DE CHORO – SÁBADO – DIA 14.08.10

ESPECIAL ANACLETO DE MEDEIROS

O Roda de Choro deste sábado mais uma vez é especial. Vai resgatar a vida e a obra do maestro e compositor carioca Anacleto de Medeiros.


Considerado um compositor sofisticado, Anacleto também merece o crédito de sistematizador do schottisch, gênero europeu que aqui chegou na última metade do Século XIX e que se espalhou pelo Brasil com o nome de xote, ganhando sotaques diferentes em cada região.


Depois de Anacleto, as Bandas de Música nunca mais foram as mesmas, deixaram de ser sisudas e marciais e amaciaram o toque. Convidado para reger a Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, em 1896, juntou aos músicos militares, autênticos chorões, melhorando com isso a sua afinação e delicadeza.


Nascido na ilha de Paquetá/RJ, em 1866, Anacleto também é considerado um pioneiro nas gravações de cilindros e discos no Brasil, uma vez que, desde 1902, fez registros históricos com a Banda do Corpo de Bombeiros para a Casa Edison.


Na parte musical, veicularemos composições do CD Bandas de Música, da Coleção Memórias Musicais Casa Edison, o CD No 10, da Coleção Princípios do Choro, o CD Sempre Anacleto, com o Art Metal Quinteto e Banda de Câmara Anacleto de Medeiros, o CD Anacleto de Medeiros, com arranjos e regência de Rogério Duprat e Roberto Szidon interpretando ao piano Iara, uma das composições mais bonitas e reconhecidas do compositor carioca.

Ouça pela internet:


Rádio Câmara, Brasília: www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo), sábados, 12h.


Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro: www.fm94.rj.gov.br
sábados, às 8h.


Rádio Universidade FM, Londrina-PR, quintas-feiras, 22h.


Produção e Apresentação: Ruy Godinho




,

Nenhum comentário:

Postar um comentário