sábado, 14 de agosto de 2010

Ninguém me Conhece: 2) Kana, Mais Uma Brasileira

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Um dia, não sei se era belo, se era ensolarado ou chuvoso, se fazia frio ou calor, não sei nem mesmo se era dia, o que sei é que uma japa baixinha de nome curiso, Kana, com a mala numa mão e o violão na outra, pegou um avião rumo ao país da bossa nova. Não falava português. Não tinha amigos lá. Não olhou pra trás.

Sua ideia era viajar, aprender português, estudar violão com professor brasileiro e voltar pro Japão. No aeroporto de Cumbica pegou um táxi pro bairro da Liberdade, claro, assim se sentiria em casa enquanto não se adaptava. No hotel, ligou a TV ansiosamente esperando ver em todos os canais Tom Jobim, João Gilberto, Carlos Lyra e companhia limitada. Deu de cara com um gordo que repetia a cada três minutos “Ô louco, meu!” e apresentava o que segundo ela parecia ser um show de horrores: duplas vestidas de cowboys cantando country, mulheres bonitas pulando e berrando com voz grave, bandas de jovens cantando pop (em português!) e mais outras curiosidades, enquanto a plateia gritava histericamente, como se no palco estivesse ninguém menos que Elis Regina. Isso sem falar naquelas moças com pouca roupa que, no fundo do palco, dançavam, riam e davam tchauzinho… pra ninguém!

Era domingo, ok, na segunda a coisa devia melhorar. Não melhorou. O jeito foi pegar outro avião e ir logo conhecer a terra de Elis, sua maior referência brasileira. Gostou do lugar, mas tampouco havia bossa nova. Resolveu ir dum extremo pro outro e foi parar no Nordeste, mais especificamente em Salvador, Bahia. Deslumbrou-se com a cidade, o povo, as cores, a mistura de raças, a comida, a água de coco, que bebia pela primeira vez… Inclusive fez sensação berrando nos quiosques “Uma água de cocô, por favor!”. Mas a música…

Não parou mais. Como um Sherlock oriental, pesquisou em todos os rincões do país. Nada! Nem no Rio! Ah, sim, no Rio havia a Toca do Vinicius e mais um ou outro “museu”, mas podia-se notar que não estávamos falando de uma música de massas. Mas no Rio havia o samba! E o Carnaval! E no Nordeste lhe serviram em doses homeopáticas Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale… Pronto! Viciou-se.

Mas aí a grana acabou. Havia vindo justamente na época do Plano Real, quando um dólar valia um real. Pegou o avião de volta pra Sampa e poucos dias depois já estava trabalhando de garçonete bilíngue (bilíngue?) num restaurante japonês na Liberdade. Em vez de hotel, mudou-se pruma pensão onde dividia um quarto (com banheiro fora) com as pulgas. Sobravam uns trocados, contudo, pras aulas de violão e pras pesquisas noturnas em barzinhos de MPB. Naquela época ainda havia um ou outro, como era o caso do Boca da Noite. Más línguas afirmam tê-la visto mais de uma vez sozinha e a pé, de violão a tiracolo, de madrugada, pelas escuras ruas do Bexiga.

E foi justamente no Boca que subiu ao palco pela primeira vez pra dar uma canja. Com seu forte sotaque, causou muitos risos, principalmente quando, com um pulinho, mandava um “Breque! Mas, que malandro sou eu pra ficar dando colher de chá se não tive colher. Vou deitar e rolar”. Quem deitava e rolava era o público, e ela achava que estava abafando. Até quando, certa noite, um bêbado a xingou e pediu que deixasse o palco pra profissionais. Triste, mas educada, pediu desculpas a todos e desceu, prometendo que iria estudar mais.

Nessa época já arriscava as primeiras composições. Fizera amizade com um cantor da casa, Élio Camalle, e lhe perguntara certa vez se conhecia algum bom letrista. Camalle pensou, pensou, pensou… E disse: “Bom, bom, não conheço. Mas conheço o Léo. Vem cá que eu te apresento”. Calhou que nessa noite, por sorte, ou por azar, lá estava um jovem, projeto de letrista, chamado Léo Nogueira, que, ao ser apresentado a Kana por Camalle, bateu o olho na japa cheio de segundas intenções e soltou o verbo a noite toda, falando de Tom Jobim pra cima, crente que a mina estava no papo. A tudo ela sorria e, vez por outra soltava um “Ah, é? Nossa!”, que enchia o coração do moço de alegria. Tempos depois ele soube, por boca da própria, que aquela noite ela não entendera bulhufas do que ele estava falando...

Trocaram contatos, e, qual não foi a surpresa de Léo quando dias depois ela lhe entregou uma fita cheia de melodias que, pra seu grande espanto, eram belíssimas. E a voz, afinada, limpa e original, não lhe remetia à de nenhuma outra conhecida. Até então, sua intenção não ia muito além de uma paquera, mas agora a coisa ficava séria, e ele tinha que suar muito pra pôr naquelas melodias letras à altura, visto que até então estava acostumado a fazer a letra antes e deixar que Camalle, seu primeiro parceiro, se virasse pra musicar. O certo é que “matou” umas dez melodias da moça até começar a pegar o jeito.

Francisco Araújo, professor de violão de Kana então, avisou-lhe que havia um festival de música muito bom em Avaré e insistiu pra que ela se inscrevesse. Era a FAMPOP, Feira Avareense de Música Popular. O ano, 1999. E pra lá foi o trio, Kana, Léo e Camalle, defender o xote Bye Bye, Japão (dela com Léo), que, pra surpresa deles, acabou se classificando. E ganhando! Sim, Kana acabou sendo o primeiro artista estrangeiro a vencer um festival de MPB em solo brasileiro, defendendo ela mesma a canção. No caso, ela e Camalle, que cantou junto. E a grande ironia do destino foi que ela recebeu o prêmio das mãos de Wilson Simonal, então presidente do júri. Simonal era um dos ídolos de Kana, porém ela nunca havia conseguido ver nenhum show dele. Mas ele, sim, não só a viu como a premiou. No entanto, como acabou falecendo cerca de um ano depois, o sonho ficou por realizar.

O prêmio foi o incentivo que faltava pra que Kana gravasse seu primeiro CD, Do Japão ao Ceará, inteiramente com parcerias dela com Léo. Por falar em Léo, este aproveitou um momento de felicidade (fraqueza) de Kana após o festival e desposou-a. E assim, Kana bem que podia cantar os versos de Celso Viáfora “e eu fui que fui ficando”. Pois o que era pra durar uns meses transformou-se numa saga que ainda continua!

Voltando ao assunto, Kana viajou mais; ganhou e perdeu outros festivais; gravou mais dois CDs (Imitação e Imigrante – este, ainda inédito em solo brasuca); fez shows pelo Brasil e chegou a se apresentar no Paraguai e na Itália, sem falar no Japão, onde faz shows regularmente; compôs novas canções, algumas até, num momento de descuido de Léo, com outros parceiros; enfim, não parou. E Kana tem uma dedicação oriental. Sempre pesquisando novos (pra ela) ritmos e fazendo deles canções próprias, agora está mesmo de olho na América hispânica.

Mas tudo se resumiria apenas a uma bela história, não fosse um elemento que a torna especial: o talento. Kana nasceu pro palco. Pode estar gripada, cansada, deprimida… Quando sobe num palco, parece que está em casa. Possui uma naturalidade e um carisma ímpares. Sem falar na veia cômica que lhe é tão natural que por vezes beira o exagero. E estamos falando de uma estrangeira! Não é raro ver homens feitos tremerem em cima de um palco (sem trocadilhos, por favor!). Dois fatos exemplificam bem esta relação: certa vez, num festival organizado pelo bar Feitiço de Áquila, Kana classificara três canções. Uma moça que estava na plateia contou depois que, quando viu subir ao palco sozinha aquela garota pequenininha com um violão que mais parecia um cavaquinho, como se estivesse à beira de ser entregue aos leões, levou as mãos ao rosto em sinal de assombro e esperou pelo pior. E qual não foi sua surpresa ao ver a tal garota cantar e tocar com uma segurança e uma desenvoltura irretocáveis e uma simpatia esfuziante. Saiu de lá fã. Em outra oportunidade, na tradicional Feira da Pompeia, coube a Kana fazer um show de violão e voz num palco destinado ao reggae. Ela passou o show inteiro “doutrinando” malucos, tentando convertê-los à música brasileira, chegando mesmo a conter o ímpeto de marmanjos de subir ao palco. Dava a impressão de que o público era formado por crianças, pois ela, com uma palavra, acalmava-os, trazendo-os pra dança. Ao final, foi aplaudida. A cantora seguinte, que iria se apresentar com banda, temendo uma tragédia, desistiu da apresentação.

O ano de 2010 trará a volta de Kana aos palcos brasileiros. Seu novo CD, Imigrante, lançado há dois anos no Japão, foi gravado em três países, tem a impecável e apaixonada produção de Vasco Debritto, traz as participações especialíssimas de Élio Camalle, Milton Guedes, Tavito, Vasco Debritto, Zeca Baleiro e dos uruguaios Dany López e Samantha Navarro, e no repertório conta com os nomes de Gilberto Gil, Guilherme Arantes, João Donato, Nelson Motta, Paquito D'Rivera, Tavito, além de muitas parcerias da dupla Kana e Léo, claro.

Levando em consideração que o supracitado (à exaustão) Léo Nogueira é também o autor do texto que ora você está lendo, é natural pensar que a artista Kana teve sua saga romanceada e seus talentos, supervalorizados. Neste quesito, a palavra do autor pouco ou nada conta. Mas o autor não se dá por vencido e opina: se o intrépido leitor venceu estas infindáveis linhas, não será agora que irá desistir sem ter saciada sua porção São Tomé. Vá, caro leitor, ouça a moça e, de preferência, veja, com estes olhos que ainda hão de ver o novo BBB, um show dela. Na dúvida, pergunte a quem já viu.

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Ouça algumas das canções de Kana aqui: http://clubecaiubi.ning.com/profile/OXdoPoema


Por Léo Nogueira - http://oxdopoema.blogspot.com/


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