terça-feira, 31 de agosto de 2010

RUY GODINHO – ENTÃO, FOI ASSIM?

.

.

ALMA
(Sueli Costa/Abel Silva)

Há almas que têm
As dores secretas
As portas abertas
Sempre pra dor
Há almas que têm
Juízo e vontades
Alguma bondade
E algum amor
Há almas que têm
Espaços vazios
Amores vadios
Restos de emoção
Há almas que têm
A mais louca alegria
Que é quase agonia
Quase profissão
A minha alma tem
Um corpo moreno
Nem sempre sereno
Nem sempre explosão
Feliz esta alma
Que vive comigo
Que vai onde eu sigo
O meu coração

.
Então, foi assim...
...
O compositor Abel Silva1 escreveu duas letras e as ofereceu à parceira Sueli Costa2 para que ela as musicasse. Um ato rotineiro, nada demais. Tal qual quando compuseram Canção Brasileira, Coração Ateu, Jura Secreta, Música, Música, Voz de Mulher, indiscutíveis sucessos nacionais gravados por Simone, Lucinha Lins...

“Abel me deu as duas letras: Corpo e Alma”, afirma Sueli Costa. “Quando fui ler as letras, vi que Corpo daria um belo bolero, e Alma... foi estranho. Comecei a ler a letra e ouvi a música inteira, com arranjo e tudo. Fiquei muito assustada, pensando ser de autoria de alguma pessoa conhecida, Chico [Buarque], Ivan [Lins], e fiquei na minha, não disse nada ao Abel.”3

Algum tempo depois, Abel perguntou para Sueli se ela tinha gostado das letras. Sueli respondeu que já estava terminando a melodia de Corpo. E que depois faria Alma. “Meu medo era de que aquela música não fosse minha”, disse Sueli receosa de estar plagiando algum colega.

Naquela semana, a cantora Simone participara de uma festa comemorativa ao Dia do Trabalhador, 1º de maio, onde cantou Caminhando e Cantando (Pra não dizer que não falei de flores), de Geraldo Vandré, bastante emocionada, levando a platéia do Maracanãzinho ao delírio. Sueli que havia assistido ao show, também se emocionou.

Esquivando-se de uma explicação esotérica, Sueli Costa atribui Alma ao desempenho da cantora baiana. “Acho que fiquei impressionada com Simone e a música veio muito pela performance dela. Depois vi que a música não era de ninguém mesmo, ou melhor, era um presente de Deus ou das almas.”

No disco Corpo e Alma, lançado em 1982, Alma foi gravada por Simone, sendo muito bem recebida pelo público e pela crítica.

“É uma das minhas músicas mais executadas”, confirma Sueli. “E até hoje, só posso cantar Alma no final das minhas apresentações, porque o público inteiro canta. Se eu cantar antes parece que o show chegou ao final... aí... fica difícil terminá-lo.”



1 Abel Ferreira da Silva 28/02/1945 Cabo Frio-RJ.
2 Sueli Correa Costa 25/7/1943 Rio de Janeiro-RJ.
3 Entrevista concedida ao autor, em abril de 2006, por e-mail.



Ruy Godinho
.

3 comentários:

  1. Tive a oportunidade de ouvir o seu programa na Rádio Universitária FM 99,9 (Recife) o Programa Então Foi Assim. Os bastidores da criação musical brasileira e achei um espetáculo. Sou músico (contrabaixista) e produtor. Sou mais um novo fã.

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Fico feliz em saber. O trabalho do Ruy é muito importante para a cultura musical brasileira.
    Seja benvindo sempre.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu só deixo de ouvir, se não estiver em casa, perto de um rádio. Pena que no momento a Universitária FM Recife esteja em greve. Parabéns e obrigada. Boa música, boas estórias. Salva-se a cultura brasileira.

    ResponderExcluir