sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

RUI GODINHO - RODA DE CHORO

.


ESPECIAL OCTÁVIO DUTRA

Quando se fala da escola do bandolim brasileiro, o primeiro nome que nos vem à lembrança é o do carioca Jacob do Bandolim. Se fizermos um pouquinho mais de esforço, talvez lembremos do pernambucano Luperce Miranda. Só quem é aficionado pela música brasileira - ou gaúcho das antigas - é que vai se lembrar que no início do século XX, o compositor, instrumentista e arranjador Octávio Dutra já havia transformado o bandolim em um instrumento solista por excelência.


Octávio Dutra, grande professor e virtuose de violão e bandolim, nasceu em Porto Alegre em 1884. Criou em 1911, o Terror dos Facões que se tornou um dos mais importantes grupos da história da música popular brasileira.

Apesar de haver recebido inúmeros convites para mudar-se para o Rio de Janeiro, Dutra nunca os aceitou. O fato contribuiu para que ele não conseguisse manter a relativa projeção nacional que havia conseguido com suas composições e viesse a cair no ostracismo.

O CD Terror dos Facões, da Coleção Memórias Musicais Casa Edison, gravado em 1912 e 1913 e o CD Espia Só, gravado em 2003, pelo Duo Retrato Brasileiro (Nivaldo José e Márcio de Souza), serão os destaques do programa deste sábado.

Ouça pela internet:

Rádio Câmara, Brasília: www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo), sábados, 12h.

Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro: www.fm94.rj.gov.br
terças e quintas-feiras, 14h; quartas e sextas-feiras, às 2h.

Rádio Utopia FM, Planaltina-DF, quartas-feiras, 18h.

Produção e Apresentação: Ruy Godinho

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário