sexta-feira, 20 de maio de 2011

SERTÃO DO SÃO MARCOS - Mato Dentro

.


Dava medo, o mato ia fechando e fechando mais, até tampar como fosse uma parede, ninguém que ali andasse ia descobrir uma passagem, só se transpondo o emaranhado trançado de cipós enlaçando tudo e com a ajuda de alguém que já conhecesse bem o lugar. Não era o caso de Dalvo, mateiro experiente, já estivera algumas vezes naquelas brenhas mas nunca tinha achado o jeito de entrar na grota, saber o lugar certo nem supunha. Que vivia alguém lá, menos ainda. Mas ele era muito esperto no distinguir e na falta de quem, declarado conhecesse, ele se ofereceu. Ia com Zé Cosme e o patrão dele.


Já tinham caminhado bem uma hora no mato fechado, avistando por entre folhas a serrinha, e nada de encontrar o trieiro que o benzedor usava. Dalvo, com o facão tentava abrir caminho, cortando os cipós e pela posição do andar, vendo o morro, tinha quase certeza de que era ali, quando chegava perto, não era.


Num prazo, parando para tomar água e enrolar um cigarro embaixo dum pau mais frondoso, ouviram um barulho de bicho andando no mato.


- É onça, gritou Zé Cosme, engatilhando a espingarda e apontando no rumo do barulho. Antes que atirasse, Pai Nanias pulou de cima do galho no meio deles, o silêncio formou no susto que cada um levou. O primeiro a falar foi Dalvo.

- É pelo galho que ele passa!

E começou a rir assustando o benzedor, desacostumado com gente de qualquer espécie. Seu Laudêmio, percebendo que o susto foi maior nele, se aproximou e contou que estavam procurando um jeito de passar para a grota com o sentido de achar a casa do benzedor, se ele sabia onde era.


Já de cócoras ele perguntou, se mal pergunta fosse, o que eles queriam com o velho? E quem eram? seu Laudêmio explicou que eram do Arraial e precisavam com urgência de ajuda, que sua filha estava, fazia dias, de cama ruim dos peitos. Que tinham tentado de tudo, era grave e precisavam muito que Pai Nanias fosse benzer na derradeira esperança.

– Vamo em casa cumigo pegá umas ervas. E foi subindo no pau, afastando a galhada.

Era como se fosse uma escada, do galho até a pedra e desta para o trieiro que descia até o fundo do grotão. Aquela figura magra, barba e cabelo para mais de muitos meses sem cortar, jeito cadavérico, de gente que mal comia, dava medo.


Ele foi apanhando, dentro do escavado do morro, suas ervas e distribuindo em duas capangas que cruzou por cima da cabeça, uma para cada lado da cintura.


Voltar foi o mais fácil, ele pediu que alguém tomasse dianteira, e arrumasse um tacho de água quente e um lençol branco. Assim foi que Pai Nanias chegou na cabeceira de Rosinha e lá ficou duma tarde varando a noite até a tardinha do outro dia com suas rezas, suas infusões com fava de sucupira e seus emplastros.


Na boca da noite, sem que ninguém conseguisse entender, ele saiu do quarto pálido e sem dizer uma palavra, correu pelo fundo da casa no rumo do Mato Dentro, causando estranheza em Zé Cosme; quando se cruzaram na porteira, Pai Nanias resmungava o nome do diabo, como se esconjurasse o cujo.


No outro dia, seu Laudêmio e Dalvo foram até a grota agradecer Pai Nanias a reza e a benzedura que tirou Rosinha da cama. Levavam, além de muita comida, dinheiro, e por insistência de Zé Cosme, uma mula baia de presente que amarraram próximo à passagem para a grota. Lá não encontraram nem o benzedor, nem uma sobra das coisas dele, só o buraco vazio no Mato Dentro.





Leia a obra completa aqui: http://sertaodosaomarcos.blogspot.com/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário