sexta-feira, 23 de abril de 2010

RUY GODINHO

.



RODA DE CHORO – SÁBADO – DIA 24.04.10
ESPECIAL TRIBUTO A VILLA LOBOS

Durante todo o mês de abril, em comemoração aos “outros” 50 Anos de Brasília, vamos enfocar o trabalho de compositores e instrumentistas nascidos, renascidos, criados ou residentes na cidade.

O Roda de Choro deste sábado vai reproduzir a gravação, ao vivo, do concerto Tributo a Villa Lobos, realizado no Teatro da Caixa Cultural, no dia 07.02.09, protagonizado pela flautista francesa Odette Ernest Dias e o violonista Jaime Ernest Dias, com as participações especiais de Beth, Cláudia, Andréa (flautas), Carlos Ernest Dias (flauta e oboé) e ainda Elza Gushiken (piano).

Além do tributo, o concerto foi uma celebração dos 80 anos de Odette Ernest Dias, que chegou ao Brasil em 1952 e aqui constituiu uma família de músicos virtuoses, além de outros tantos que ela, na qualidade de professora de flauta, ajudou a formar no Brasil.

Odette, que conviveu com Villa Lobos nos anos de 1950, durante o concerto, revelou passagens pitorescas de sua convivência com o polêmico maestro.

Na parte musical, uma seleção de peças de Bach, do próprio Villa Lobos, choros de compositores dos primórdios, entre eles Satyro Bilhar, Quincas Laranjeiras e Anacleto de Medeiros - que influenciaram a obra de Villa - além de Tom Jobim, que foi influenciado por ele.

Ouça pela internet:

Rádio Câmara, Brasília:
www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo), sábados, 12h.

Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro:
www.fm94.rj.gov.br
Sábados 8h.

Rádio Universidade FM, Londrina-PR, quintas-feiras, 22h.


Produção e Apresentação: Ruy Godinho

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário