segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

RUY GODINHO - ENTÃO, FOI ASSIM?

.
.

SOZINHO
(Peninha)

Às vezes, no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado, juntando
O antes, o agora e o depois
Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho!
Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho meus segredos e planos secretos
Só abro pra você mais ninguém
Por que você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela, de repente, me ganha?
Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?
Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está maduro
Onde está você agora?
.
Então, foi assim...
,

Clariana Alves só soube que foi a musa inspiradora do grande sucesso
nacional Sozinho, no decorrer de 1999, quando Peninha1 passou a contar a
história da canção em entrevistas, depois da repercussão causada com a
gravação de Caetano Veloso.

Sozinho nasceu com alma feminina. O compositor e cantor Peninha
escreveu a letra em 1995, inspirado na filha Clariana Alves. Ela tinha 14
anos e estava sofrendo por um namorado que a deixava muito só. “Um dia,
sem querer, escutei uma conversa dela com ele ao telefone. Eu estava com
o violão e fiz a música, baseado na solidão que ela estava sentindo. A letra
tem as palavras e a alma dela. Tanto que pensei que tinha feito uma canção
para adolescentes. Acho que a música pegou tanto por causa dessa pureza
de sentimentos”, diz Peninha em entrevista à revista Marie Claire2.

A canção, grafada como Sozinha, foi gravada pela primeira vez por
Sandra de Sá ainda em 1995.

“Antes disso, meu pai sempre dizia que essa música era a ‘minha cara’.
Eu ficava brava, achava que ele estava tentando me dizer que meu relacionamento
era ruim. Hoje vejo que ele passou na letra uma preocupação
comigo”, diz Clariana para a mesma revista. “Sempre que brigávamos, meu
namorado punha a música e me dizia: ‘Pense bem’. Uma vez terminamos,
ele foi à minha casa e colocou o CD do Caetano no repeat. Ouvi a música
a noite inteira e acabei voltando. Até hoje, toda vez que ele ouve a música,
me liga. Nossos amigos o chamam de ‘Sozinho’. Ele sempre fala que, se a
gente não casar, eu vou estar velhinha e me lembrar dele toda vez que ouvir
essa música.”

Sozinho, de Peninha, foi gravado por Tim Maia e Sandra de Sá, mas
foi com a gravação de Caetano Veloso, do CD Prenda Minha, de 1998, que a
música explodiu no país inteiro.

1 Aroldo Alves Sobrinho 17/02/1953 Rio de Janeiro-RJ.
2 Edição de novembro de 2000.



Ruy Godinho
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário