segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ah! patriazinha, pátria minha...


Ouvi com muita atenção a definição, ponto por ponto, do que o Ministério da Cultura está fazendo com relação a Diversidade Cultural, setor recém estruturado, cheio de novidades!!!???

Entrem no site do Ministério, lá estão todas as informações!!!??? Disseram...

Atender toda a diversidade cultural das minorias, expandir as ações pela América Latina e África, mudando o foco e atendendo esta demanda. Duzentas e poucas comunidades indígenas, umas centenas de comunidades quilombolas, resgate das minorias ciganas, das comunidades gays!!!??? Desentendi. Corri no dicionário assim que pude... É isso mesmo gay, está no dicionário, significa homossexual.

Sou absolutamente indiferente quanto a escolha sexual de cada pessoa, acho que todas podem ser “o que quiser, se quiser”, podem desenvolver seus quereres com total liberdade. Tenho parentes, amigos, conhecidos e pessoas amadas que o são e os respeito sem nenhum preconceito.

Minoria!!!???. Cultura homossexual!!!??? Não entendo. Não seria o homossexualismo uma opção sexual apenas ou um comportamento sexual apenas. Coisa da intimidade de cada ser humano. Ou será que o Ministério da Cultura vai atender também as minorias que formam as comunidades sadomasoquistas, as minorias das comunidades cuja preferência sexual é alguma outra, são tantas!!!???

Entrem no site do Ministério, lá estão todas as informações, cadastrem suas comunidades que tem alguma preferência sexual especifica!!!??? Imaginem...

Desrespeito. É isso sim. Quando esse olhar preconceituoso é imposto aos nossos indígenas e descendentes, aos nossos negros e descendentes, as nossas minorias e descendentes, aos homossexuais, aos ciganos etc...

Além de não nos respeitar, estão desrespeitando também a eles como brasileiros que são. É só isso que todos somos, brasileiros, com nossas igualdades e desigualdades, nossas leis nem sempre justas, mas nossas leis. Nosso modo diverso, mas nosso, de todos nos, minorias ou não, independente de diferenças de cor, credo ou preferências sociais, sexuais, intelectuais.

Entrem no site do Ministério, lá estão todas as informações!!!??? Dizem...

Ah Internet bendita!!!???

Solução dos problemas todos. Internet para as crianças na primeira escola antes de ensiná-las os rudimentos do conhecimento para se formularem na vida. Internet no gerenciamento do Ministério da Cultura, entre lá, se cadastre, conheça os editais, estão disponíveis para todas as ações culturais.!!!??? Dizem...

O Ministério da Cultura está identificando as manifestações artísticas e culturais populares e as reconhecendo!!!??? Dizem... Falando como se as tivessem permitindo.

Nenhum artista, nenhuma manifestação cultural precisa de reconhecimento assim. A obra de cada artista, a manifestação cultural de cada ajuntamento de pessoas é validada é por elas mesmas, não precisa de ações publicas para isso. O que é preciso sim, é de que sejam fomentadas para que os sonhos que as fazem existir não fique no abnegado desejo de quem as mantém de pé e das pessoas que as reconhecem.

Os artistas estão nos Municípios, seu público igualmente está em um Município. Nossa cultura, que são nossos modos, também. Então, por vontade e atitude, o Ministério da Cultura poderia muito bem melhor olhar para a distância que o Brasil está dos outros Brasis.

Equalizar seus parcos recursos pelas manifestações culturais e artísticas de cada um, aí sim contemplar a diversidade, mas com planejamento, acompanhamento, compartilhamento junto as Secretarias de Cultura dos Estados e visceralmente com o próprio Município, produzindo resultados em todos os aspectos, e não manter seus técnicos e dirigentes zanzando por intermináveis discussões desnecessárias que nunca levaram a nada a não ser produzir um emaranhado de resoluções confusas e nunca aplicadas, distorcendo o cenário de nossos modos e da nossa arte, reconhecendo diversidades culturais em minorias que, por si só, não representam isso.

O maior público para nossas atividades artísticas e culturais está nos Municípios. A maioria sentada, em hora marcada, ávida, sim isso mesmo ávida por conhecer e reconhecer. Um público novo, cheio de vontade e inquietação, cheio de esperança, de diversidade e de minorias. São os alunos de nossas escolas.

Quando negamos o lúdico na educação com o desmembramento dos setores públicos que cuidavam da educação e da cultura juntos, - um grande erro da minha geração - semeamos o que está ai agora, rodeando os problemas com muita, mas muita conversa esquisita e pouca, muito pouca ação.


Tomando emprestado os diminutivos de Jayme Ovalle ou de Vinicius de Moraes...

ah! patriazinha, pátria minha...
não segregue nossos índios,
nossos negros,
nossos pequenos ajuntamento de pessoas,
nossos homossexuais...
tirem deles os grilhões
somos todos brasileiros,
diversos e desiguais
e, é também por isso
que precisamos nos distanciar
de qualquer tipo de ditadura
e ser de verdade uma nação*


*Dicionário Aurélio - (Pessoa jurídica formada pelo conjunto dos indivíduos regidos pela mesma constituição e que, distinta desses indivíduos, é a titular da soberania)


Adquira o trabalho de artistas amazônicos e brasileiros na
www.ladodedentro.com.br


.

2 comentários: