sexta-feira, 25 de junho de 2010

RUY GODINHO - RODA DE CHORO

.

RODA DE CHORO - ESPECIAL
‘A REVITALIZAÇÃO DO CHORO’

O aparecimento do choro data da década de 1870 e tem sua origem no estilo de interpretação que os músicos populares brasileiros imprimiam à execução dos gêneros europeus - principalmente da polca - que aqui aportavam. Em 1870 foi o ano que o excepcional flautista Joaquim Callado, introduziu a flauta na formação musical de dois violões e um cavaquinho, criando o quarteto ideal, ao qual ele denominou de Choro Carioca.

O Choro cresceu e se consolidou, a partir do talento e da capacidade inovadora da segunda geração de chorões. Tanto que, em 1910, foi realizada a primeira gravação em que o gênero foi registrado como Choro.

Mas, ao final dos anos de 1950, início dos 60, com a ascensão da Bossa Nova e a valorização de outras formações musicais, o Choro sofreu um profundo golpe. As gravadoras perderam o interesse; as rádios, por sua vez, não o tocavam mais e o gênero foi pro fundo do poço.

Mas, na década de 1970, uma série de acontecimentos despertou o interesse de músicos, da mídia, das gravadoras e do público consumidor e o gênero sofreu uma verdadeira revolução. A Revitalização do Choro é o assunto do programa deste sábado.

Ouça pela internet:


Rádio Câmara, Brasília: www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo), sábados, 12h.

Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro: www.fm94.rj.gov.br
terças e quintas-feiras, 14h; quartas e sextas-feiras, às 2h.

Rádio Utopia FM, Planaltina-DF, quartas-feiras, 18h.

Produção e Apresentação: Ruy Godinho


,

Nenhum comentário:

Postar um comentário