terça-feira, 29 de junho de 2010

JAC. RIZZO - Nascem meninos


.
Para um menino
chamado Henrique, que mora no meu coração!


O nosso querido Rubem Braga disse, numa crônica, que o poeta Drummond fez um poema para os meninos que nascem. Um poema seco e triste. Mas Drummond era assim, oitenta por cento de ferro na alma, lembram...Itabira...

Pois, diz o cronista, o poeta contempla com inquietação e melancolia os meninos do futuro. Sente que neste mundo estranho as vozes podem perder o sentido ao cabo de uma geração. Pensa nessas pequeninas e vagas criaturas sonolentas, que não enxergam, não ouvem, não sabem ainda nada do mundo, e quase apenas dormem, cansados do longo trabalho de nascer. Um texto lindo, que toca o coração da gente.

E diz ainda, nosso cronista maior, que nós todos tentaremos lhes apontar um caminho. Eles aprenderão que o céu é azul e as árvores são verdes, que o fogo queima, a água afoga, o automóvel mata, e que é preciso andar limpo e responder as cartas. Temos um baú imenso, cheio de noções sobre tudo.

Eu acrescentaria, queridos Drummond e Rubem Braga, sobre o cuidado que eles deverão ter nessa caminhada. Dos perigos que escondem, discretamente, essas dobras do tempo. Diria que o amor pode ser doce, mas também pode ferir fatalmente, um coração desavisado. Que escondemos mistérios no fundo do nosso ser. Que há muitas armadilhas espalhadas ao longo da vida .

Mas, por ora, como nascem ainda meninos, lindos, cheios de crença, nós devemos com cuidado extremo e bem devagar, não lhes passar o peso de toda nossa angústia e longa miséria.

Que esses meninos venham com o coração aberto e cheio de ternura. Ah, não lhes tiremos a ternura! Deixemos que o tempo a desgaste. Que tragam algo novo, como melhores razões para se viver. Que esses meninos surjam como as manhãs claras e azuis. Como a brisa fresca que chega do mar. Como o amor que renasce sempre... suave e esperançoso de existir eternamente.

.
Jac. Rizzo - http://jacrizzo.blogspot.com/
.

2 comentários:

  1. Amo os meninos e os amigos
    que surgem, para eu guardar
    sempre no coração...

    Besos com carinho!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Jac.

    No meu sempre estará guardada também com muito carinho.

    Te abraço

    ResponderExcluir