quarta-feira, 6 de julho de 2011

Festa Literária Internacional de Paraty

.
Ubiratan Brasil - O Estado de S.Paulo



A 9.º edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, começa hoje em grande estilo, com a conferência do crítico e ensaísta Antonio Cândido sobre Oswald de Andrade, o homenageado deste ano. Apesar da inquestionável qualidade, o pronunciamento assumiu ares políticos com a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff prestigiar o evento (na manhã de ontem, ela cancelou sua participação). No ano passado, a abertura ficou a cargo de Fernando Henrique Cardoso, o que despertou insinuações, mesmo que a palestra tenha sido brilhante.

A nova Flip, porém, deverá ser marcada pelo crescimento do uso mercadológico da marca - além das tradicionais mesas do evento (que, nesse ano, dará mais ênfase à ficção que edições anteriores, na avaliação de seu novo curador, Manuel da Costa Pinto), uma infindável opção de encontros estará à disposição dos visitantes, em um número agora recorde. Isso porque, além das habituais Flipinha (braço infantil e educativo), Flipzona (ao público adolescente), Off Flip e Casa de Cultura, surgem dois novos espaços: a Casa do Instituto Moreira Sales e a Casa do Sesc.

A primeira terá atrações como a exposição em edição fac-similar digital de trechos do livro O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo, de Oswald de Andrade, e também a Rádio Batuta, da webrádio do IMS, que vai estrear o programa Prefácios, com gravações ao vivo com escritores. Já a segunda terá uma biblioteca.

Tudo obviamente gira em torno da Flip que, apesar das desistências (Antonio Tabucchi e Michel Houellebecq foram as mais sentidas), permitirá um contato com jovens talentos, como os argentinos Pola Oloixarac e Andrés Neuman, além do angolano valter hugo mãe (escreve-se assim mesmo, com minúsculas). Todos figuram em praticamente todas as listas de escritores promissores.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário