sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

RUY GODINHO - RODA DE CHORO


.



RODA DE CHORO

Especial Reminiscências dos Chorões Antigos



Em 1936, o violonista e cavaquinista amador Alexandre Gonçalves Pinto, escreveu e lançou o livro “O Choro – Reminiscências dos Chorões Antigos”. O Animal - como o autor era conhecido - sistematizou os nomes e os respectivos instrumentos de centenas de chorões, desde 1870 até o ano do lançamento.



Na opinião do pesquisador e historiador Ary Vasconcelos é o pior e, ao mesmo tempo, o melhor livro sobre Choro. “O pior porque poucos livros já lançados em todo o mundo foram tão mal escritos e tão massacrados, para não falar da revisão, que certamente sequer existiu. Mas também o melhor, apesar de todos os desmantelos gramaticais... Um livro insubstituível. Não fosse ele e nada saberíamos hoje da existência de dezenas e dezenas de chorões que ressurgem para todos nós, precisamente graças à pena canhestra de Gonçalves Pinto.”


O livro “O Choro – Reminiscências dos Chorões Antigos” será destaque durante todo o programa, ilustrado com músicas de Galdino Barreto, Viriato Figueira da Silva, Quincas Laranjeiras, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, Leandro Santanna, Capitão Miguel Rangel, Cícero Teles de Menezes e outros compositores dos primórdios citados no raro livro.
Ouça pela internet:

Rádio Câmara, Brasília:
www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo), sábados, 12h.

Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro:
www.fm94.rj.gov.br
terças e quintas-feiras, 14h; quartas e sextas-feiras, às 2h.

Produção e apresentação: Ruy Godinho


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário