domingo, 11 de setembro de 2011

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFE

.




Semana de Videoarte 2011

A Fundação Joaquim Nabuco, por meio de sua Diretoria de Cultura, realiza de 12 a 16 de setembro a semana de Videoarte reunindo exposições, projeções e debates. A Fundaj tem desenvolvido desde 2000, uma série de ações voltadas à promoção, reflexão e criação no âmbito da produção artística em vídeo e filme. Esse compromisso teve início com a aquisição de um conjunto de mais de cem trabalhos dos pioneiros desses meios expressivos em partes diversas do mundo, fazendo da instituição depositária de um dos acervos mais ricos do tipo no continente. Tal coleção, que inclui vídeos e filmes, entre muitos outros, de Bruce Nauman, Gordon Matta-Clark, Marina Abramovic e Vito Acconci, tem sido enriquecido ao longo dos anos com a aquisição de muitos outros trabalhos, vários deles de artistas brasileiros.

PROGRAMAÇÃO

12 de setembro | 19h | Cinema da Fundação | Fundaj Derby

Lançamento de A jangada da medusa, de Bruno Vieira, e Esplendor, de Amanda Melo, premiados na edição de 2010 do Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco. O concurso, realizado anualmente a partir de projetos submetidos a um júri constituído pela instituição, é mecanismo de estímulo à produção de obras inéditas que se valem desse meio expressivo.

Debate sobre o lugar ambíguo e impreciso que o vídeo e o filme ocupam hoje no campo das artes visuais, entre o cinema e a sala de exposição. Ambigüidade e imprecisão que têm levado cineastas e artistas visuais a transitarem, sem muita cerimônia, entre festivais de cinema e mostras em galerias, entre a obra de reprodução infinita e a obra com cópias limitadas. A discussão contará com a participação de Moacir dos Anjos, coordenador de artes visuais da Fundação Joaquim Nabuco, Camilo Soares, professor do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco, Yann Beauvais, coordenador do espaço de exposições e debates B3, Amanda Melo e Bruno Vieira, ambos artistas premiados na edição de 2010 do Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco.

Lançamento da edição 2011 do Catálogo de videoarte da Fundação Joaquim Nabuco, reunindo informações atualizadas sobre todo o seu acervo de vídeos e filmes de artista.

12 a 16 de setembro | Sala de Videoarte Cristina Tavares | Fundaj Derby
Exibição de trabalhos do acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
12 de setembro| sessões às 15h, 16h20 e 17h40

 
Memória do Corpo – Lygia Clark

1984, 29’
Roteiro e direção: Mário Carneiro
Fotografia: Tuca Moraes
Trilha sonora: Lillian Zaremba

Memória do corpo articula três momentos distintos da relação entre o universo da arte e o da terapia. Lygia Clark apresenta seus objetos relacionais, como cada um surgiu e a carga de memória acumulada na experiência clínica. Em um segundo momento, é apresentada uma sessão terapêutica com a participação do crítico de arte Paulo Sérgio Duarte: há aí uma real entrega e um diálogo a partir das sensações. O terceiro e último momento se constitui em uma conversa crítica não distanciada, que pressupõe a vivência anterior e a disponibilidade da artista em falar de seu processo e suas descobertas.
14 de setembro| sessões às 15h, 16h, 17h e 18h


 Chelpa Ferro
2009, 52’
Produção: Associação Cultural Vdeobrasil
Direção: Carlos Nader

Criado em 1995 pelos artistas plásticos Barrão e Luiz Zerbini, e pelo editor de cinema Sergio Mekler, o Chelpa Ferro explora a plasticidade do som em esculturas, objetos, instalações e performances que desafiam os sentidos do espectador. No sexto documentário da série Videobrasil Coleção de Autores, o diretor Carlos Nader compartilha com o grupo a montagem do objeto sonoro Totoro, na Pinacoteca de São Paulo, e da instalação Jungle Jam, no Museu de Arte Moderna da Bahia, além da apresentação da ópera desconstruída A autópsia da cigarra gigante, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, todas em 2008. Reflexões dos artistas e excertos de trabalhos anteriores, como Acqua Falsa (2005), apresentada na Bienal de Veneza, e a instalação Estabilidade Provisória (2005), na Fundação Eva Klabin, deixam entrever as inquietações e o sentido de humor por trás de sua produção particular.

Serviço

Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby
52.010-100 – Recife/PE
Informações: artes@fundaj.gov.br
Fone: (81) 30736692/ 81 30736691 81 30736691

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário