sábado, 1 de dezembro de 2012

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFE



---------------------



CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS
Acontecerá no Recife o 9º módulo do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste. Neste módulo, teremos as seguintes disciplinas: 1) Metodologia e gêneros textuais; 2) - Seminário temático 2; 3) - Economia da Cultura; 4) - Economia Criativa; e 5) - Economia Criativa / Propriedade Intelectual. Além das disciplinas, o Seminário de Políticas Culturais de Pernambuco será ministrado pelos alunos que compõem o grupo desse estado.
O curso, uma especialização no nível de pós-graduação lato sensu, é resultado de parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Ministério da Cultura e as secretarias de cultura dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Serviço
Período: de 10 a 14 de dezembro
Local: Sala Aloísio Magalhães, Derby
Edifício Ulisses Pernambucano, Rua Henrique Dias, 609 / Derby, Recife – PE
Outras Informações: www.fundaj.gov.br | (81) 3073-6708
SEMINÁRIO INTERNACIONAL LEITURA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Promovido pela Biblioteca Central Blanche Knopf e Biblioteca Setorial Nilo Pereira, o Seminário Internacional de Leitura, Educação e Cidadania visa promover a troca de conhecimento entre especialistas sobre a realidade da leitura no país. Por meio da divulgação e do debate de recentes iniciativas de formação de leitores, o evento espera contribuir para o desenvolvimento de uma cultura da leitura e para a implantação de um programa de fomento à leitura e de formação de mediadores na Fundação.
O público-alvo é constituído por secretários de educação dos estados do Nordeste, professores e estudantes de pós-graduação e graduação, professores e gestores da educação infantil ao ensino fundamental de escolas da rede pública; educadores de instituições sociais e mediadores de leitura de bibliotecas escolares e comunitárias.
Serviço
Local: Auditório Benício Dias do Museu do Homem do Nordeste
Endereço: Av. 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife – PE.
Período: 5 a 7 de dezembro de 2012
Informações:leitura@fundaj.gov.br | (81) 3073-6540 | 3073-6324
Inscrições: www.fundaj.gov.br
BICICLETAS AO LONGO DOS TEMPOS
O debate sobre mobilidade urbana será abordado na exposição Bicicletas ao Longo dos Tempos, promovida pela Coordenação de Documentação e Pesquisas Históricas. A mostra é uma seleção de fotografias do acervo histórico da Fundação Joaquim Nabuco.
Serviço
Período: 10 de dezembro de 2012 a 1º de março de 2013
Local: Hall do Edifício Ulisses Pernambucano da Fundação Joaquim Nabuco
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife – PE.
Outras Informações: (81) 3073-6530
CURSO DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA
A restauradora Pérside Omena estará ministrando o segundo módulo do Curso de Conservação Preventiva no Laborarte. O curso constará de um relato técnico sobre as intervenções de conservação e restauração dos painéis azulejares do Convento Franciscano de Santo Antonio do Recife que a restauradora executou recentemente. Pérside Omena é restauradora com larga experiência em intervenções em bens integrados a edifícios históricos.
Serviço
Período: 10 a 14 de dezembro de 2012
Local: Laboratório de Pesquisa Conservação e restauração de documentos e Obras de Arte – LABORARTE.
Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife.
Informações: 3073-6281 | laborarte@fundaj.gov.br
CURSO DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA EM PALMAS
O curso de Direção de Fotografia, promovido pelo Centro Audiovisual Norte/ Nordeste e ministrado por Alziro Barbosa, acontecerá na cidade de Palmas, Tocantins.
Alziro Barbosa é bacharel e mestre em Direção de Fotografia pelo VGIK - Instituto Estatal de Cinema da Rússia, tendo recebido o prêmio de melhor fotografia de longa metragem do Festival de Gramado por Serras da Desordem e os prêmios de melhor fotografia de curta-metragem da Associação Brasileira de Cinematografia pelos filmes O Mistério da Japonesa e Ira. É professor dos workshops de direção de fotografia da Stein Produções e ministrou cursos na Faculdade Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná e na Faculdade de Rádio e TV da FAAP.
Serviço
Inscrições: www.fundaj.gov.br (www.fundaj.gov.br/canne
).
Outras Informações:(81)3073-6718 |
canne@fundaj.gov.br;
PANORAMA DO SUL: ITINERÂNCIA VIDEOBRASIL 2012-2013
A mostra Panorama do Sul: Itinerância Videobrasil 2012-2013 é composta por 11 obras vindas de diversos países, premiadas no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC-Videobrasil.
A exposição, que é dividida nos eixos conceituais Cartografias do afeto, Natureza e cultura,Máquinas de ver e Paisagens políticas, será apresentada na Galeria Vicente do Rego Monteiro da Fundação Joaquim Nabuco e em dois espaços da Universidade Federal de Pernambuco.
Ampliar a circulação dos temas da arte contemporânea em diferentes contextos é um dos objetivos do Festival. Para tanto, atividades paralelas levam estudantes e visitantes em geral a um contato mais próximo com a arte contemporânea, seja em visitas educativas e oficinas, seja no prosseguimento das discussões em escolas e outras instituições.
Serviço
Período: 30 de novembro a 27 de janeiro de 2013
Locais: Galeria Vicente do Rego Monteiro da Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609 - Recife | terça a domingo | 15h às 20h
Agendamento para escolas e grupos: (81)3073-6682
Informações: 81 30736692 30736691 |
www.fundaj.gov.br
Centro Cultural Benfica (IAC) Pró-Reitoria de Extensão Acadêmica da UFPE
Rua Benfica, 157 - Recife | segunda a sexta | 8h às 17h
Galeria Capibaribe no Centro de Artes e Comunicação da UFPE
Cidade Universitária, s/n - Recife | segunda a sexta | 8h às 20h
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário