sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

JAC. RIZZO - NA BRUMA...SOZINHO

.

Na bruma...sozinho
.


Hoje quero escrever sobre ele: Torquato Neto!
Foi poeta, jornalista e letrista de música.
E quase ninguém mais lembra dele.
É...somos assim, 'rei morto, rei posto', não é como se diz? Ele se foi e com ele a nobreza de alma, a honradez e dignidade! Com ele foi uma imensa sensibilidade!
Certas coisas me comovem...
Há pessoas que me fazem pensar profundamente, que me inspiram!
.
Torquato Neto foi parceiro em várias canções de gente como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Edu Lobo.
.
Dizia que um poeta não se fazia só com versos. Era preciso mais, muito mais. Era preciso coragem, correr riscos, enfrentar
os perigos. E 'são demais os perigos dessa vida' disse Vinicius, nosso poeta maior! Ser poeta é não ter medo! É inventar e recriar cada instante! É destruir a linguagem e explodir com ela!
.
Torquato Neto trancou a porta e abriu o gás, no dia 10 de novembro de 1972, no Rio de Janeiro.
Porque você desistiu poeta? E antes de ir embora, deixou o seguinte bilhete:
"Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar".
Thiago era o seu filho... . É, não sacudam...ele pode acordar e descobrir coisas que não irá gostar!!

.
Cogito
.
eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível
eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim
eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranqüilamente
todas as horas do fim
.
Torquato Neto

.
Jac. Rizzo - http://jacrizzo.blogspot.com/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário