sábado, 3 de novembro de 2012

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFE

 
.


CURSO DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA NO RECIFE
Até 16 de novembro estarão abertas as inscrições para o curso de Direção de Fotografia com o mestre em direção fotográfica Alziro Barbosa. Coordenado pelo Centro Audiovisual Norte/Nordeste, o Curso será realizado no Recife, a partir do dia 26 deste mês.

Alziro Barbosa é bacharel e mestre em Direção de Fotografia pelo VGIK -Instituto Estatal de Cinema da Rússia. Recebeu o prêmio de melhor fotografia de longa metragem do Festival de Gramado pelo filme Serras da Desordem, os prêmios de melhor fotografia da Associação Brasileira de Cinematografia, na categoria curta-metragem, pelos filmes O Mistério da Japonesa e a Ira. Foi diretor de fotografia de dezenas de curtas e longas-metragens, além de ter vasta experiência em ministrar cursos e oficinas na área: desde 1996 é professor dos workshops de Direção de Fotografia da Stein Produções; de 2007 a 2008 foi professor de Direção de Fotografia na Faculdade Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná; de 1997 a 1999 foi professor de Direção de Fotografia na Faculdade de Rádio e TV da FAAP.

Serviço
Inscrições: até 16 de novembro através de através da página do Canne no site da Fundação Joaquim Nabuco (www.fundaj.gov.br/canne).
Vagas: 25 vagas. O resultado da seleção será divulgado em 22 de novembro. A seleção será feitas por comissão que analisará o currículo dos postulantes.
Período e horário das aulas: 26 a 30 de novembro das 14h às 22h (todos os dias, com um intervalo às 17h)
Local: Fundação Joaquim Nabuco - Sala Aloísio Magalhães
Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife-PE.
Informações adicionais: 81-3073-6718; www.fundaj.gov.br/canne; canne@fundaj.gov.br
LANÇAMENTO DO DVD CONHECER PARA PRESERVAR
No dia 19 de novembro, às 19 horas, acontecerá o lançamento do DVD Conhecer para Preservar no Cinema da Fundação. O trabalho é fruto de parceria da Fundaj com o IPHAN-PE.
O DVD é composto de 4 programas e de seis interprogramas de 3 minutos cada. Na ocasião do lançamento, será exibido o Programa 4 do DVD Patrimônio, pra que te quero?.
Sinopse: o programa apresenta os conceitos de patrimônio, de bem material e imaterial, além de informar sobre as leis de proteção ao patrimônio. A partir de diversas cidades tombadas, como Olinda (PE), Penedo (AL), Diamantina (MG) e Goiás (GO), vemos exemplos de como gestores, proprietários e populações convivem com essa condição especial, ressaltando a importância da educação para a preservação do patrimônio brasileiro.
Serviço
Data: 19 de novembro às 19h
Local: Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609. Derby. Recife-PE
Outras informações:multimidia@fundaj.gov.br
POESIA E IMAGEM À FLOR DA PELE – EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA NO ENGENHO MASSANGANA.
A exposição Poesia e Imagem à Flor da Pele, instalada no pátio interno da casa-grande, é uma composição que aborda a luta e a grandeza da raça negra na formação étnico-cultural do povo brasileiro. Poesias de autores abolicionistas e atuais estão apresentadas em móbiles e em áudio, com narrativa da célebre Navio Negreiro, de Castro Alves. Os textos são mescladozs com imagens de afrodescendentes residentes na circunvizinhança, fruto de um ensaio fotográfico desenvolvido no local.
Serviço
Local: Engenho Massangana.
Dias e horário: de terça a sábado, das 09h às 16h30
Informações: (81) 3073 6671
ENGENHO MASSANGANA: IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA
O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, é celebrado no Engenho Massangana através de atividades lúdico-pedagógicas com alunos dos municípios da região. Um esquete teatral fará leitura dramatizada de texto literário infantil sobre temas como racismo, direitos humanos e diversidade.
Nesta edição, o Identidade e Consciência será um evento itinerante com a participação das seguintes instituições de ensino: Escola São Miguel (Ipojuca), Escola São Paulo (Ipojuca), Escola Marquês do Recife (Cabo de Santo Agostinho) e Escola Ministro Andre Cavalcante (Cabo de Santo Agostinho).
As atividades são complementadas com a divulgação, pelas redes sociais, durante o mês de novembro, de material referente à arte e cultura negra, à diversidade e aos direitos humanos.
Serviço
Dias e horário: 20 a 24 de novembro, a partir das 9h
Informações adicionais: 81 - 30736696
EXPOSIÇÃO MELANIE SMITH CONTINUA EM CARTAZ
Permanece em cartaz a exposição da artista Melanie Smith, que expõe individualmente pela primeira vez em uma instituição brasileira. A exposição, através de cinco vídeos com duração em média de 5min cada e de um conjunto de 12 pinturas, trata ambiguamente da vida urbana nas cidades adjacentes à Cidade do México, por representar vários aspectos da urbanidade para confirmar a impossibilidade de abordá-la completamente. A mostra é parte do projeto Política da Arte, desenvolvido pela Coordenação de Artes Visuais.
Integram a exposição Melanie Smith, os seguintes trabalhos:
· Tiaguis II (2003) [em colaboração com Rafael Ortega]. Vídeo, 5’15”
· Spiral Sity (2002) [em colaboração com Rafael Ortega]. Vídeo, 5’50”
· Parres I (2004) [em colaboração com Rafael Ortega]. Filme 35mm transferido para vídeo, 4’20”
· Parres II (2005) [em colaboração com Rafael Ortega]. Filme 35mm transferido para vídeo, 3’42”
· Parres III (2006) [em colaboração com Rafael Ortega]. Filme 35mm transferido para vídeo, 4’25”
· Sem título, 2012. Conjunto de 12 pinturas com dimensões variadas em tela, cartão ou madeira.
Melanie Smith é artista plástica de atuação internacional tendo participação em bienais [Bienal de Veneza (2011), Bienal do MERCOSUL (2011), Bienal de Havana (2003)] e realizado mostras coletivas e individuais na Europa e nas Américas.
Serviço
Local: Galeria Vicente do Rego Monteiro
Rua Henrique Dias, 609, Derby. Recife-PE | 50.010-100
Visitação: de 2 de outubro a 18 de novembro (terça a domingo, das 15h às 20h)
Agendamento para escolas e grupos: (81) 30736714 (deve ser feito previamente e, para escolas públicas, a Fundação disponibiliza um ônibus para levar os estudantes ao local de exibição e o retorno).
Informações adicionais: (81) 3073-6692 e 3073-6691 | www.fundaj.gov.br
ESTREIA: AS BEM-AMADAS
As Bem-amadas, filme dirigido por Christophe Honoré (Em Paris, Canções de Amor, A Bela Junie, todos exibidos no Cinema da Fundação), estreia nesta sexta, 2 de novembro.
Da Paris na década de 1960 à Londres dos anos 2000, o filme trata da história de vida de Madeleine (Ludivine Sagnier e Catherine Deneuve) e sua filha Vera (Chiara Mastroianni), abordando seus relacionamentos com os homens.
Serviço
As Bem-amadas (Les Biena-aimés. França, 2011)
De Christoph Honoré. Com Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni, Louis Garrel, Ludivine Sagnier e Milos Forman
Duração: 140 min.
Formato: 35mm
Classificação: 14 anos
O GATO DO RABINO – 3ª SEMANA E ÚLTIMA SEMANA
De Joann Sfar e Antoine Delesvaux. Com vozes de Mathieu Almaric, Joann Sfar e François Damiens.
O Gato do Rabino foi o vencedor do César (Oscar francês) de Melhor Animação e é co-dirigido por Joann Sfar, que filmou a excelente biografia de Serge Gainsbourg (Gainsbourg -O Homem Que Amava as Mulheres, apresentado no Cinema da Fundação). É a história de um rabino, na Algéria dos anos 20, que tem um gato de humor truculento. Depois de engolir o papagaio da casa, o gato passa a falar, e passa a expressar seu desejo de converter-se ao judaísmo.
Serviço
O Gato do Rabino (Le chat du rabbin (França, 2011).
Duração:100 min.
Projetado em HD
Classificação: Livre
PROGRAMAÇÃO CINEMA DA FUNDAÇÃO semana de 2 a 8 de novembro de 2012
 
Sab 3 Nov
Dom 4 Nov
Seg 5 Nov
Ter 6 Nov
Qua 7 Nov
Qui 8 Nov
 
14h40
AS BEM-AMADAS
15h20
O GATO DO RABINO
Não há exibição
15h30
AS BEM-AMADAS
14h40
AS BEM-AMADAS
14h30
AS BEM-AMADAS
 
17h20
AS BEM-AMADAS
17h20
AS BEM-AMADAS
18h
O GATO DO RABINO
17h20
AS BEM-AMADAS
17h15
AS BEM-AMADAS
 
20h
AS BEM-AMADAS
20h
AS BEM-AMADAS
20h
AS BEM-AMADAS
20h
AS BEM-AMADAS
20h30
O GATO DO RABINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário