terça-feira, 13 de novembro de 2012

10ª EDIÇÃO DO FESTCINEAMAZÔNIA - PORTO VELHO


...
10ª edição do Festcineamazônia premia vencedores e encerra com show internacional
Público lota Teatro Banzeiros para conhecer os vencedores da mostra competitiva e vídeo reportagem ambiental e assistir ao show de Eliakin Rufino e Princezito
Emoções, surpresas e boa música tomaram conta do encerramento da 10ª edição do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo - Festcineamazônia, realizado neste sábado (10), no Teatro Banzeiros em Porto Velho. Além da entrega do troféu Mapinguari para os melhores deste ano, a noite teve homenagem de 10 anos aos criadores do Festcineamazônia e o show musical Brasil/África com Eliakin Rufino e Princezito, direto de Cabo Verde.
Considerado como uma das mais difíceis avaliações devido à qualidade dos 51 curtas-metragens, os oito jurados, cinco da mostra competitiva e outros três da categoria vídeo reportagem ambiental, definiram os vencedores do festival deste ano. Os mais premiados foram os filmes de ficção “L”, de Thais Fujinaga, e “O Casamento de Mário e Fia”, de Paulo Halm. Cada um levou três troféus Mapinguari. O júri popular escolheu como melhor filme a ficção Máscara Negra, de Rene Brasil.
A atriz rondoniense Cristina Lago, ao levar o troféu como melhor atriz pelo papel em “O Casamento de Mário e Fia” se emocionou. “Tenho orgulho de ser rondoniense e vou levar o nome do meu Estado para onde quer que eu vá. Muito obrigado a essa terra que tanto amo”, afirmou. “O Casamento de Mário e Fia” ganhou ainda nas categorias melhor direção e trilha sonora original.
O filme “L” ganhou como o melhor curta-metragem desta edição. O filme conta a história de uma menina chamada Teté, de 11 anos, que odeia seus pés e quando conhece Héctor, um simpático descendente chinês, decide mudar sua aparência. “L” além de melhor filme, levou a estatueta como a melhor ficção e o melhor roteiro.
Ao todo foram 17 vencedores e três menções honrosas para os documentários “Visões da Floresta”, de Vicente Rios, pela beleza da fotografia e importância temática, “Cowboy”, de Tarcisio Lara, pela sua originalidade narrativa e “Awara Nane Putane – Uma Historia Do Cipó”, dirigido por Sérgio de Carvalho, pela riqueza e qualidade da pesquisa e originalidade da abordagem.
Os jurados da mostra competitiva foram a comunicóloga e produtora Samira Pereira, o cineasta Joel Zito Araújo, o ator e roteirista Thoamas Stravos, o produtor cultural Celso Brandão e produtor de cinema Wilsson Austurizag. Os jurados da categoria vídeo reportagem ambiental foram os jornalistas Solano Ferreira, Fred Perillo e o diretor de Cinema, Marcelo Cordeiro Quiroga.
Veja a lista dos vencedores no final da página
Homenagem
Os criadores do Festcineamazônia, Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis foram surpreendidos com um vídeo feito pela produção do evento parabenizando pelos 10 anos do festival. “Obrigado ao apoio de todos da produção que há 10 anos nos acompanha, isso tudo só é possível realizar com a ajuda de vocês”, agradeceu o coordenador do festival, Jurandir Costa.
Show
Os músicos Eliakin Rufino e Princezito encerraram a 10ª edição do Festcineamazônia com um show que contagiou o público com músicas dançantes, regionais, africanas e um duelo de poesias.
Princezito, natural de Cabo Verde, é compositor, estudioso das várias vertentes do batuku (gênero musical cabo verdiano) em que aborda a canções tiradas das histórias, contos e provérbios populares. Já Rufino é poeta, cantor, escritor, professor de filosofia, produtor cultural e jornalista. Faz shows de música e poesia, com os quais já vem percorrendo o Brasil e diversos países há mais de 20 anos.
A 10ª edição do Festcineamazônia realizada de 6 a 10 de novembro no Teatro Banzeiros teve o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, Governo de Rondônia através da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD e Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia – UNIR/PROCEA.
Lista dos vencedores
PRÊMIO/CATEGORIA
FILME/VIDEO
DIREÇAO
ESTADO
MELHOR FILME OU VIDEO
L
THAIS FUJINAGA
SP
PREMIO DANNA MERRIL
MELHOR DOCUMENTÁRIO
DI MELO - O IMORRÍVEL
ALAN OLIVEIRA E RUBENS PÁSSARO
PE
PREMIO MAJOR REIS
MELHOR ANIMACAO
RATTUS RATTUS
ZÉ BRANDÃO
RJ
PREMIO VITOR HUGO
MELHOR FICÇÃO
L
THAIS FUJINAGA
SP
PREMIO MANOEL RODRIGUES FERREIRA
MELHOR EXPERIMENTAL
UM DIÁLOGO DE BALLET
FILIPE MATZEMBACHER E MÁRCIO REOLON
RS
PREMIO CHICO MENDES
MELHOR ROTEIRO
L
THAIS FUJINAGA
SP
PREMIO MARINA SILVA
MELHOR MONTAGEM
ALISON ZAGO DO FILME A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA
SP
PREMIO SILVINO SANTOS MELHOR FOTOGRAFIA
AUGUSTO PESSOA DO FILME O PAU DA BANDEIRA
PE
PREMIO CAPO (MAURICE CAPOVILLA) - LINGUAGEM
ANGELI 24HS DE BETH FORMAGGINI
RJ
PREMIO MELHOR DIREÇAO
PAULO HALM DO FILME O CASAMENTO DE MARIO FIA
RJ
PREMIO MELHOR ATOR
RAFAEL RODARTE DO FILME MASCARA NEGRA
SP
PREMIO MELHOR ATRIZ
CRISTINA LAGO DO FILME O CASAMENTO DE MARIO E FIA
RJ
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
RODRIGO LIMA DO FILME O CASAMENTO DE MÁRIO E FIA
RJ
MELHOR REPORTAGEM AMBIENTAL NACIONAL
TARTARUGAS DA AMAZÔNIA.
PAULO PAIXÃO
AM
MELHOR REPORTAGEM AMBIENTAL RONDONIENSE
GUARDIÕES DA AMAZÔNIA
JEAN CARLA COSTA
RO
PREMIO JURI POPULAR PREMIO THIAGO DE MELLO – TROFEU ESPERANÇA
MASCARA NEGRA
RENE BRASIL
SP
PREMIO MENÇÃO HONROSA PARA VISÕES DA FLORESTA DE VICENTE RIOS – DOCUMENTÁRIO. PELA BELEZA DA FOTOGRAFIA E PELA IMPORTÂNCIA TEMÁTICA.
GO
MENÇÃO HONROSA PARA COWBOY – DOCUMENTÁRIO. PELA SUA ORIGINALIDADE NARRATIVA.
RJ
MENÇÃO HONROSA PARA AWARA NANE PUTANE – UMA HISTORIA DO CIPÓ DE SÉRGIO DE CARVALHO PELA RIQUEZA E QUALIDADE DA PESQUISA E PELA ORIGINALIDADE DA ABORDAGEM
AC


www.cineamazonia.com
Rede sociais - Facebook: www.facebook.com/Festcineamazonia e twitter: @cineamazonia

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário