sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CARTA DO SR SOCIÓLOGO EMIR SADER

...

Leiam neste link a publicação no blog do Noblat:

Sr. Sociólogo Emir Sader,

Em armas não peguei. Entretanto com meu tamanho e meus valores também lutei contra a ditadura, mas não em favor de outra ditadura e sim da liberdade. Essa que estabelece a convivência das suas opiniões com as minhas. Essa que nos iguala perante as leis. Essa que não permite servidão baseadas em doutrinas impostas por grupos, nem a utilização do que é público para se consolidar.

Quando fala do “Judiciário” parece que não sabe sua função numa democracia. Quando fala em  Lei Penal e da Jurisprudência consolidada da Corte” parece desconhecer suas prescrições. Quando fala em “exibicionismo dos juízes que o compõem” parece nunca ter visto uma sessão do STF e sua liturgia - faz anos que são transmitidas todos os dias pela TV Justiça.

Numa coisa tem razão, os vestígios da ditadura estão ai, escancarados, uma nova querendo substituir a outra.

No dia em que foi descoberto o mensalão cinco crianças morreram por falta de recursos num hospital na cidade de Marabá-PA e, neste dia, muitas pessoas no nosso País estavam cuidando de suas vidas, mas algumas poucas estavam subtraindo recursos do Estado para abastecer o projeto de poder – o Sr. parece preferir uma ditadura a outra. Eu não.

“Estado de terror que prendia, torturava, assassinava a tantos brasileiros.” Estado de terror que prendia, é também o que utiliza a ignorância, como prisão, como massa de manobra. Assassinatos podem ser cometidos por omissão, por desvio de recursos públicos, por descaso – a diferença é só o anonimato das vítimas.

Lições, quase nenhuma Sr. Sociólogo. Mas uma admiração pela maioria dos Ministros que a sua quase ditadura nomeou para o STF. Com entendimentos diferentes, mas cumprindo as leis e por isso dignificando a palavra Liberdade.

No mais Sr. Sociólogo não chame qualquer coisa de democracia, o significado desta palavra passa muito longe do pensamento de quem quer trocar uma ditadura por outra. Só quando respeitamos o que é para todos é que estaremos nos respeitando.

 Marcos Quinan

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário