quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SÃO FRANCISCO DE SALES - NEUSA GARCIA


 
P ara comemorar a conclusão do restauro da capela do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), a artista goiana Neusa Garcia doou uma imagem de São Francisco de Sales, protetor dos surdos. A escultura, que foi colocada dentro da capela, é de sua autoria, e foi feita em terracota pintada.
S ão Francisco de Sales nasceu no castelo da família dos barões de Boisy, em Thorens (Saboia) em 1567. Ele era o primogênito de treze irmãos e foi educado no Colégio de Clermont, dirigido pelos jesuítas, em Paris. Estudou em Annecy e na Universidade de Pádua, na Itália, onde recebeu o doutoramento em Direito Canônico com apenas 24 anos. Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote, apesar da oposição da família.

Certa vez, São Francisco de Sales aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade levou a Igreja a dar-lhe o título de Padroeiro dos de difícil audição (surdos).
 
São Francisco de Sales faleceu em Lyon em 1622, e foi beatificado nesse mesmo ano. Esta foi a primeira beatificação formalizada na Basílica de São Pedro. Os seus restos mortais estão na Igreja da Visitação em Annecy. Em 1632, na exumação de seus restos mortais, o seu corpo encontrava-se em perfeito estado, inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo.

Dom Bosco denominou sua comunidade de Salesiana em homenagem a São Francisco de Sales.

Duzentos e cinquenta anos após a sua morte, um sacerdote francês, Luis de Brisson, fundou uma ordem religiosa masculina, os Oblatos de São Francisco de Sales, dedicada à divulgação de sua obra. Posteriormente, foi criado o ramo feminino das Oblatas de São Francisco de Sales.

Em 1865, São João Bosco fundou a Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em sua homenagem, que ficou conhecida pelos salesianos de Dom Bosco (em latim Salesiani Domini Bosci).
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário