sábado, 31 de março de 2012

PEDRO NAVA - O defunto

.
Pedro Nava
.
.
O defunto
.
Quando morto estiver meu corpo,
Evitem os inúteis disfarces,
Os disfarces com que os vivos,
Só por piedade consigo,
Procuram apagar no Morto
O grande castigo da Morte.
.
Não quero caixão de verniz
Nem os ramalhetes distintos,
Os superfinos candelabros
E as discretas decorações.
.
Quero a morte com mau-gosto!
.
Dêem-me coroas de pano.
Dêem-me as flores de roxo pano,
Angustiosas flores de pano,
Enormes coroas maciças,
Como enormes salva-vidas,
Com fitas negras pendentes.
.
E descubram bem minha cara:
Que a vejam bem os amigos.
Que não a esqueçam os amigos.
Que ela ponha nos seus espíritos
A incerteza, o pavor, o pasmo.
E a cada um leve bem nítida
A idéia da própria morte.
.
Descubram bem esta cara!
Descubram bem estas mãos.
Não se esqueçam destas mãos!
Meus amigos, olhem as mãos!
Onde andaram, que fizeram,
Em que sexos demoraram
Seus sabidos quirodáctilos?
.
Foram nelas esboçados
Todos os gestos malditos:
Até os furtos fracassados
E interrompidos assassinatos.
.
— Meus amigos! olhem as mãos
Que mentiram às vossas mãos...
Não se esqueçam! Elas fugiram
Da suprema purificação
Dos possíveis suicídios.
.
— Meus amigos, olhem as mãos!
As minhas e as vossas mãos!
.
Descubram bem minhas mãos!
.
Descubram todo o meu corpo.
Exibam todo o meu corpo,
E até mesmo do meu corpo
As partes excomungadas,
As sujas partes sem perdão.
.
— Meus amigos, olhem as partes...
Fujam das partes,
Das punitivas, malditas partes ...
.
E, eu quero a morte nua e crua,
Terrífica e habitual,
Com o seu velório habitual.
— Ah! o seu velório habitual!
.
Não me envolvam em lençol:
A franciscana humildade
Bem sabeis que não se casa
Com meu amor da Carne,
Com meu apego ao Mundo.
.
E quero ir de casimira:
De jaquetão com debrum,
Calça listrada, plastron...
E os mais altos colarinhos.
.
Dêem-me um terno de Ministro
Ou roupa nova de noivo ...
E assim Solene e sinistro,
Quero ser um tal defunto,
Um morto tão acabado,
Tão aflitivo e pungente,
Que sua lembrança envenene
O que resta aos amigos
De vida sem minha vida.
.
— Meus, amigos, lembrem de mim.
Se não de mim, deste morto,
Deste pobre terrível morto
Que vai se deitar para sempre
Calçando sapatos novos!
Que se vai como se vão
.
Os penetras escorraçados,
As prostitutas recusadas,
Os amantes despedidos,
Como os que saem enxotados
E tornariam sem brio
A qualquer gesto de chamada.
.
Meus amigos, tenham pena,
Senão do morto, ao menos
Dos dois sapatos do morto!
Dos seus incríveis, patéticos
Sapatos pretos de verniz.
Olhem bem estes sapatos,
E olhai os vossos também.



Pedro Nava

.

3 comentários:

  1. Tenho o Baú de Ossos desse grande
    memorialista mineiro. E Marcos, as
    razões do suicídio dele, estão no
    livro do Zuenir Ventura, 'Minhas Histórias
    dos Outros'. Se você tiver oportunidade, é interessante pelo que nos mostra como as almas são estranhas e incomuns! Mas eu acho
    que as razões mais íntimas, ele levou com ele!

    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Jac.,

    O trabalho dele é fantástico. Um dos grandes memorialistas da lingua portuguesa. Também um grande médico.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro Quinan, escrevo-lhe de Natal-RN, esperando contar com sua ajuda para localizar o artista plástico paraense Sebastião Godinho,amigo do maestro Waldemar Henrique. Perdi o seu contato e, por isso, se o conhecer, peço-lhe que encaminhe este e-mail ao mesmo. Desde já, muito grato por sua atenção.
    Franklin Jorge
    franklin_jorge@rocketmail.com

    ResponderExcluir