segunda-feira, 10 de março de 2014

DIVAGAR E SEMPRE E OFICINA LINGUAGEM DAS MÁSCARAS TEATRAIS E DO PALHAÇO - LAS CABAÇAS - BELÉM


 
Espetáculo: DIVAGAR E SEMPRE

Local:Teatro Waldemar Henrique

Data: 28/03- (6ª.feira) às 20h;

29/03 (sábado) em duas sessões: às 16h e  20h;

30/03 (domingo) em duas sessões: às 10h e 19h .

Ingressos na bilheteria do Teatro: R$ 1,00 + 01 kg de alimento não perecível.
 
 
 

 

Las Cabaças são uma dupla de palhaças fundada na cidade de São Paulo em 2006 pelas atrizes Juliana Balsalobre (palhaça Bifi) e Marina Quinan (palhaça Quinan).  Ano em que realizaram seu primeiro projeto itinerante chamado Brasil na Cabaça: uma viagem de estudo e pesquisa prática pela região Norte e Nordeste do Brasil para encontro com palhaços e público de outras regiões, coletando e estudando gagues, estórias, diferenças e semelhanças nas formas de atuação dos fazedores de palhaçadas, bem como a convivência com novas situações socioculturais. Duração de 7 meses, foi realizado com recursos próprios e teve como fruto dessa experiência a criação do espetáculo Semi-Breve, apresentado até os dias atuais.

Em 2008 realizam Palhaças Amazônia Adentro: o segundo projeto itinerante com duração de 10 meses onde a dupla percorreu comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas dos estados do Acre, Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão, exercendo o ofício de palhaças, apresentando seu repertório de gagues e palhaçaria, improvisando situações cênicas junto às pessoas de cada lugar. Esse projeto contou com a parceria dos Doutores da Alegria de SP.

Em 2009 a dupla Las Cabaças muda residência para Alter do Chão, Santarém-PA com o objetivo de aprofundar a pesquisa na região Amazônica, mergulhando ainda mais na cultura e imaginário local.

Em 2012, junto a Cia do Feijão, realizam o projeto de circulação de espetáculos Tietê-Tapajós: águas e terras dos homens nas comunidade/cidades que margeiam os rios Maró, Tapajós e Arapiuns no Pará e rio Tietê em SP. Uma experiência para troca artística e discussão com outro grupo que também encontra-se em busca de um país tão diversamente rico em contrastes que ora emociona e inspira e ora revolta e entristece.

Em 2013 criam e montam o espetáculo Divagar e Sempre (Prêmio  de Teatro Myriam Muniz/2012) inspirado nas viagens acima descritas.

 
Release do espetáculo: No meio da floresta, Bifi e Quinan procuram chegar a um lugar utópico e desconhecido, que vai se construindo à medida que caminham. O dia a dia das palhaças na canoa e nas terras por onde pisam, o encontro com a onça pintada, a singela alegria de um peixe pescado, os sons, a solidão e o medo, revelam ao espectador o imaginário misterioso desse lugar e dessas figuras. Divagar e Sempre é um espetáculo dedicado a todos que vivem nas beiras dos rios amazônicos.

 
O Projeto de Circulação (fomentado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013), além de apresentações do espetáculo nas cidades de Oriximiná/Belém-PA e Macapá/Mazagão Velho-AP promove 3 oficinas sobre a Linguagem das Máscaras Teatrais em Oriximiná, Belém e Macapá.

A temporada em Oriximiná já ocorreu de 21 a 26 de janeiro/2014, em Belém as apresentações acontecerão no Teatro Waldemar Henrique nos dias 28/03 `as 20h; 29/03 em duas sessões `as 16h e  20h; no dia 30/03 `as 10h e 19h .

Em Macapá a temporada será de 16 a 24 de abril/2014.



 
Oficina sobre a Linguagem das Máscaras Teatrais e do Palhaço
Local: CENTUR - Galeria Theodoro Braga – Av. Gentil  Bittencourt, 650 – subsolo – Nazaré – Belém -  Pará
Datas:  24, 25 e 26.03.2014.
Horário: 19 as 22 horas
20 vagas disponíveis
Inscrições gratuitas até 14.03.2014  pelo site www.lascabacas.com.br  .  Inscrição presencial pode ser realizada diretamente na Galeria Theodoro Braga. – Mais informações: 91-3202-4313




A Oficina sobre a Linguagem das Máscaras Teatrais e do Palhaço tem o objetivo de promover a troca artística e é direcionada aos fazedores de teatro, palhaços e estudantes da área. Pretende introduzir esse universo através da técnica com a máscara neutra até chegar à máscara do palhaço.

 
Acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de março/2014 das 19h as 22h na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (CENTUR)- Galeria Theodoro Braga. Av. Gentil Bittencourt,  650 – subsolo – Nazaré - Belem-PA.

 
Para se inscrever gratuitamente,  acesse www.lascabacas.com.br  , preencha a ficha de inscrição e envie para o endereço indicado.  Inscrição presencial pode ser realizada diretamente na Galeria Theodoro Braga.

 

,..
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário