domingo, 5 de maio de 2013

Valentia




...
Desgoverno nas idéias, no tolerar a vida em pirraça constante, serviço faltando, doença demais no em volta, alegria nenhuma, nem as miúdas. Custoso dormir, acordar mais ainda. Ver no dia-a-dia o corpo faltando, como ir minguando vida a fora. E para quê? Ver o patrão não fazer para o anteontem, eu junto, juntando o quê? Recebendo pagamento só no depois de amanhã, ainda com arrelia dele por coisa pouca. Para que o estorvo de mulher tolerar?

- Olha os remédios!

- Não come gordura!

- Está fumando demais!

Era vida?

- Por que não aposenta?

Isso era proposta de fazer? Os filhos morando longe, todos por conta própria. Fazer o quê? Acordar, ficar esperando o serviço aparecer, se aparecesse de manhã, sumia de tarde. Esperar o almoço, o jantar e depois a conversa igual na porta, tomando a fresca. Agora era homem de tomar a fresca?

Fartura de expectativa, renego um tudo de tempo que até podia lembrar e ir tapeando, mas não tinha saudade de nada do para trás. Queria era o na frente e o na frente só vinha o detrás no lembrar, da prosa do vizinho, da mulher, do negócio que o patrão recordava como se quisesse valorizar minha permanência, que ele pagava no atrasado, mas pagava. Vida essa.
- E Deus, precisa acreditar em Deus!

- Por que não vai numa igreja? Reza um pouco, alivia!

Isso era conversa? Não é queixume esse meu de homem indefinido. Fiz coisas importantes? Fiz não, ninguém fez, todo mundo vai é fazer. E eu rezar, virar lambe hóstia, contar o do dízimo? Queria era solavanco, aventurar no novo, no em ir. Mas para onde, fazer o quê? A vida perseguiu tudo só no de comum até hoje. Nenhum feito, nada que relembrar dava o prazer de ser maior, nem um pequeno gosto em conversa de tomar a fresca. Queria minguar, mas na valentia e na consideração de todos, graúdos e miúdos, ou então saber contar o quase nenhum da vida e deixar o ouvinte no interesse, na alegria ou mesmo na tristeza. Conhecia gente que também tinha pouco no ir vivendo mas, quando contava, quem ouvia, ouvia calado, ria, prestava atenção.

Tomei a decisão numa tardinha, embrenhar no mato como vim no mundo e esperar a hora chegar, sem lamentação da demora e sem a pressa de acabar logo com aquilo. Caminhei muitos dias e muitas noites no mato fechado, mais que pude fui entrando, sem a noção do tempo, procurando o pior e nisso fui vendo uma valentia tomar conta, um lembrar do que não dava valor.

Aí apareceu ele.
- Cabra miúdo, miudeza eu levo.

Naquela hora, o desaforo ajudou a ferver meu sangue e na luta com o tinhoso, o que primeiro achei para segurar foi seus culhões e ele os meus. Assim ficamos sete dias e sete noites, eu tolerando aquela dor e ele também, na maior parte do tempo os dois com a pega afrouxada, fingindo camaradagem.

- Num veio findá, miudeza? Ele dizia.

Eu apertava, ele apertava.

- Afrouxa que eu afrouxo, miudeza. Pensa que vai sair dessa prá ficar arvorando valentia? Vai findar miudeza!

No sétimo dia ele me soltou e sumiu como apareceu. Foi quando a febre tomou conta e fui minguando com aquela valentia, ali bem dentro de mim, sem poder contar para ninguém. Aquela valentia minguando junto, entrando junto na ausência, no escuro, no silêncio.






MQ


..

Nenhum comentário:

Postar um comentário