quarta-feira, 3 de outubro de 2012

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFE

 
.



CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS NA BAHIA

 

O 7º módulo do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste acontecerá em Salvador. O módulo, com 40h/aula, é composto pelas seguintes disciplinas: 1) Planejamento e Gestão Orçamentária, 2) Financiamento da Cultura, 3) Políticas Públicas Transversais, e 4) Cultura Erudita e Cultura Popular. Além das disciplinas, o Seminário de Políticas Culturais da Bahia será ministrado pelos alunos que compõem o grupo daquele estado.

 

O curso, uma especialização no nível de pós-graduação lato sensu, é resultado de parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Ministério da Cultura e as Secretarias de Cultura dos Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

 

Serviço

Periodo: de 22 a 26 de outubro

Horário: das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Palacete das Artes, Salvador-BA

Informações adicionais: (81) 3073-6708

 

 

CURSO DE DIREÇÃO DE ATORES E INTERPRETAÇÃO CENOGRÁFICA EM TRÊS ESTADOS DO NORDESTE

 

Durante o mês de outubro, três estados da Região ― Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte ― receberão o Curso de Direção de Atores e Interpretação Cenográfica, coordenado pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste - CANNE. Ministrado pelo preparador de elenco e formador de atores Christian Duuvoort, o curso aborda temas como: Teste de Elenco; Exercícios e Jogos; Improvisação; Análise de Roteiro; Personagem e Trabalho com Câmera.

Christian Duurvoort possui experiência em formação de atores para cinema, tendo participado da preparação do elenco de filmes como Nosso lar, de Wagner Assis; Cidade de Deus, de Fernando Meireles; Cidade dos Homens, de Paulo Morelli; Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meireles e Capitães de Areia, de Cecília Amado. Com formação na França e na Holanda, Duurvoort foi professor da Escuela Internacional de Cine y Television de Cuba na formação de preparadores de elenco.

 

Serviço

MACEIÓ-AL

Período: de 08 a 12 de outubro de 2012

Em parceria com a NPD-AL (Núcleo de Produção Digital de Alagoas) e com a Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas.

Informações adicionais: olharbrasil.al@gmail.com

SALVADOR-BA

Período: 15 a 19 de outubro de 2012

Em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia e com a Secretaria de Cultura da Bahia.

Informações adicionais: formacao.dimas@gmail.com

NATAL-RN

Período: de 22 a 26 de outubro de 2012

Em parceria com o Projeto Mossoró Audiovisual e com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(UERN)

Informações adicionais: canne@fundaj.gov.br

 

 

CURSO DE DIREÇÃO DE ARTE NA BAHIA

Em outubro, o Curso de Direção de Arte será realizado em Salvador, Bahia. Coordenado pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste – CANNE em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia e a Secretaria de Cultura da Bahia, o curso abordará a atuação do diretor de arte e o processo de criação de um projeto de direção de arte cinematográfica.

O curso será ministrado pela arquiteta Vera Hamburger que desenvolve trabalhos cenográficos e de direção de arte para cinema, teatro, ópera e espetáculos de dança. Dentre os filmes em que trabalhou, destacam-se: Lamarca e Salve geral, de Sergio Rezende; O menino maluquinho e Uma onda no ar de Helvécio Ratton; A ostra e o vento, de Walter Lima Jr; Castelo Rá-tim-bum e Filhos do Carnaval, de Cao Hamburger; Deus é brasileiro, de Cacá Diegues; Não por acaso, de Philippe Barcinski; Ó paí ó, de Monique Gardenberg; O passado, de Hector Babenco.

 

Serviço

Período: 15 a 19 de outubro

Local: Salvador-BA

Informações adicionais: formacao.dimas@gmail.com

 

 

4ª EDIÇÃO DO FESTIVAL ANIMAGE

 

O Cinema da Fundação Joaquim Nabuco está recebendo a quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco (ANIMAGE). Em sua programação, o evento conta com uma Mostra Competitiva, uma Mostra não-competitiva, Seminários e Oficinas. O Festival acontece também no Centro Cultural Correios, Cine São Luiz, Parque da Jaqueira, Parque Treze de Maio, Parque Dona Lindu e Praça do Carmo.

 

Serviço

Data: 26 a 30 de setembro de 2012

Locais: Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Centro Cultural Correios, Cine São Luiz, Parque da Jaqueira, Parque Treze de Maio, Parque Dona Lindu e Praça do Carmo.

Informações Adicionais: www.animagefestival.com / cinema@fundaj.gov.br

 

 

FORMAÇÃO PARA MEDIAÇÃO CULTURAL NO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE

Com palestra ministrada pelo arquiteto Rodrigo Cantarelli, o Museu do Homem do Nordeste promove o Encontro de Formação para Mediação Cultural. A palestra abordará a trajetória da Inspetoria Estadual dos Monumentos Nacionais e do Museu Histórico e de Arte Antiga do Estado de Pernambuco, investigando uma das matrizes que levaram à criação do serviço federal de proteção do patrimônio cultural no Brasil.

Rodrigo Cantarelli possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e mestrado em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Desde 2007 é Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco.

 

Serviço

Data: 08 de Outubro de 2012

Hora: 14h

Local: Museu do Homem do Nordeste

Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife.

Inscrições: www.fundaj.gov.br

Informações adicionais: (81) 30736333 / 30736331.

 

 

CURSO DE INDEXAÇÃO, NORMALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES

 

A Biblioteca Blanche Knopf iniciará o Curso de Indexação, Normalização e Recuperação de Informações com a realização do Módulo 1 - Indexação de Documentos, ministrado pela bibliotecária Lúcia Gaspar.

 

Serviço

Período: 22 a 26 de outubro de 2012

Informações adicionais: 81 3073-6540 / 3073-6535

 

 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário