sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SOMOS TODOS LÚCIO FLÁVIO PINTO

.


JORNALISTA AMEAÇADO:
SOMOS TODOS LÚCIO FLÁVIO – FACEBOOK

 
"Peço que você não deixe de ler esta nota. É a história de uma injustiça. Uma indignidade", escreve RAUL MARTINS BASTOS, jornalista, referindo-se ao processo movido contra o jornalista LÚCIO FLÁVIO PINTO, "um paraense de notável coragem, que dedicou toda sua vida pessoal e profissional a divulgar e defender a sua terra e a sua gente. É o maior especialista em Amazônia do jornalismo brasileiro", segundo depoimento de  RICARDO KOTSCHO,
jornalista, no blog BALAIO DO KOTSCHO.
 
EIS O COMENTáRIO DE RICARDO KOTSCHO.
 
Caros leitores e colegas jornalistas,
 
Trabalhei durante muitos anos com um jornalista excepcional: LÚCIO FLÁVIO PINTO, um paraense de notável coragem, que dedicou toda sua vida pessoal e profissional a divulgar e defender a sua terra e a sua gente. É o maior especialista em Amazônia do jornalismo brasileiro.
 
LÚCIO é, acima de tudo, um estudioso, um trabalhador incansável, que não se conforma com as injustiças e as bandalheiras de que são vítimas a floresta e o povo que nela habita. Por isso, foi perseguido a vida toda pelos que ameaçam a sobrevivência desta região transformando as
riquezas naturais em fortunas privadas.
 
Agora quem está ameaçado é o próprio LÚCIO FLÁVIO, na sua luta solitária contra dezenas de processos movidos pelos poderosos na Justiça para impedi-lo de continuar denunciando os assassinos da floresta.
 
Quem sempre esteve ao seu lado foi RAUL MARTINS BASTOS, nosso chefe no "Estadão", que me enviou na noite de segunda-feira a mensagem transcrita abaixo. É um libelo não só em defesa do grande jornalista, mas da nossa profissão permanentemente ameaçada nos tribunais.
 
Onde estão nesta hora as poderosas entidades patronais da mídia, como a ANJ e o instituto MILLENIUM, e seus arautos sempre tão preocupados na defesa da liberdade de imprensa e de expressão?
 
LÚCIO está fora da grande imprensa há muitos anos, sobrevivendo com o seu  "JORNAL PESSOAL", um quinzenário que produz sozinho. Talvez por isso não mereça a atenção dos editorialistas dos jornalões e das entidades que costumam se manifestar nestas horas, como a OAB e a CNBB.
 
Cabe, portanto, a nós, jornalistas, sair em sua defesa como propõe o mestre Raul Bastos e sermos todos LÚCIO FLÁVIO nesta hora.
 
***
 
"A indignidade que estão fazendo contra o jornalista LÚCIO FLÁVIO PINTO" é o título do texto-apelo de RAUL BASTOS:
 
"Peço que você não deixe de ler esta nota. É a história de uma injustiça. Uma indignidade.
 
LÚCIO Flavio Pinto é um jornalista de Belém do Pará que há quase vinte anos edita uma publicação chamada JORNAL PESSOAL. É um profissional excepcional e fonte obrigatória quando for ser escrita a verdadeira história da região dos anos 70 para cá. Trabalhou, entre outros lugares, na REALIDADE, no CORREIO DA MANHÃ e, por longos anos, no O ESTADO DE S.PAULO como principal repórter da região e coordenador geral da cobertura dos correspondentes da Amazônia. Nesse período teve vida acadêmica e deu cursos sobre a Amazônia em universidades dos Estados Unidos e da Europa.
 
O JORNAL PESSOAL ele faz sozinho, da apuração à edição. Não tem publicidade. Evidentemente, o jornal luta para se manter. Mas esse é o menor problema da vida do LÚCIO FLÁVIO.
 
O grande problema é a pressão sistemática que ele sofre dos poderosos da região por publicar matérias que denunciam indignidades e incomodam justamente os poderosos da região. Tentam calá-lo de várias maneiras, da intimidação à agressão, e ele tem resistido bravamente.
 
Tentam sufocá-lo e calá-lo com 33 processos. Um deles está para ser concluído e tudo indica que poderá ser desfavorável.
 
QUAL O CRIME DO LÚCIO FLÁVIO PINTO?
 
O LÚCIO publicou denúncias comprovadas de que estava ocorrendo uma enorme grilagem de terras na região. Com isso impediu que o empreiteiro CR ALMEIDA fizesse na Amazônia a maior grilagem da
história do Brasil. Em represália, foi processado por CR ALMEIDA sob a alegação de ter sido chamado de pirata numa das matérias do LÚCIO FLÁVIO, o que julgou ofensivo.
 
Foi indo, foi indo e, agora, anos depois e por incrível que pareça, o caso está terminando assim:
 
Com o CR ALMEIDA não aconteceu nada.
 
Com o LÚCIO, se avizinha uma condenação. Com essa condenação, a perda da primariedade, uma porta aberta para a intimidação absoluta.
 
Os amigos do LÚCIO FLÁVIO, entre os quais com muito orgulho me incluo, decidiram que ele não pode e nem vai ficar sozinho.
 
Vamos batalhar para tentar esgotar todas as possibilidades jurídicas do caso.
 
Vamos batalhar para que o caso ganhe espaço na imprensa e nas redes sociais. Vamos chamar a atenção da imprensa especializada e internacional para o caso.
 
Vamos batalhar, se por acaso ocorrer o pior, para que ele tenha recursos para enfrentar a situação.
 
O objetivo deste email é dar conhecimento do que está acontecendo e da nossa disposição de não deixar continuar acontecendo.
 
O objetivo deste email é pedir a sua ajuda. Primeiro, divulgando o que está acontecendo no seu veículo de comunicação, na sua coluna, nos sites, redes sociais. Depois, nos ajudando nas ações nas áreas da comunicações e mobilização que tomaremos diante de cada circunstância.
 
Para quem quiser mais informações do que aconteceu e do que está acontecendo ler o texto abaixo do próprio LÚCIO.
 
Contando com você, muito obrigado e um abraço do RAUL BASTOS".

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário