segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFE


.



CURSO DE DIREÇÃO DE ARTE NO MARANHÃO

O Centro Audiovisual Norte/Nordeste oferece o Curso de Direção de Arte com a cenógrafa e diretora de arte paulista Vera Hamburger entre os dias 13 e 17 de agosto em São Luís, Maranhão. Os inscritos terão a oportunidade de discutir e compreender a amplitude de atuação do diretor de arte nas produções cinematográficas através da visão de uma experiente profissional, além de conhecer o processo de criação e realização de um projeto de direção de arte cinematográfica. Poderão ainda, compreender a abrangência e especificidade do papel do diretor de arte como criador do universo visual de um filme ao lado do diretor geral e do diretor de fotografia e discutir as relações entre os diversos departamentos envolvidos em cada etapa de criação e realização de um projeto de direção de arte cinematográfica.
A ministrante: Vera Hamburger é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (1989). Desde então, desenvolve trabalhos no cinema, teatro ou filmes publicitários, além de ter atuado também em espetáculos de dança e óperas. Paralelamente, ministra palestras e workshops sobre direção de arte e cenografia em cinema. Dentre os filmes em que trabalhou como cenógrafa, destacam-se: Lamarca (1993), de Sergio Rezende, O menino maluquinho (1994) de Helvécio Ratton, A ostra e o vento (1996), de Walter Lima Jr. Em 1999, faz seu primeiro trabalho como diretora de arte em Castelo Rá-tim-bum, de Cao Hamburger. Em 2001, assina a direção de arte de Deus é brasileiro, de Carlos Diegues, e de Uma onda no ar, de Helvécio Ratton. Em 2002, fez a cenografia de Carandiru, de Hector Babenco. Em 2005 foi diretora de arte da série Filhos do Carnaval, de Cao Hamburger, para a HBO. Em 2006, foi diretora de arte de Não por acaso, de Philippe Barcinski, de Ó paí ó, de Monique Gardenberg, e de O passado, de Hector Babenco. E em 2009 fez a direção de arte de Salve geral, de Sergio Rezende.

Serviço

Curso de Direção de Arte

Em parceria com a Fundação de Cultura de São Luiz.

Ministrante: Vera Hamburger

Local: São Luís-MA

Período: 13 a 17 de agosto.

Informações: nofiedabalanca@yahoo.com

CURSO DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA NO PIAUÍ

Entre os dias 13 e 17 de agosto, o Centro Audiovisual Norte/Nordeste irá promover o curso de Direção de Fotografia com o mestre em direção fotográfica Alziro Barbosa em Teresina, Piauí. O curso visa capacitar os alunos nas mais diversas estruturas de imagens como as utilizadas em película e vídeo digital. Através da compreensão de conceitos de iluminação, composição, cor e movimento de câmera, o aluno conhecerá a variedade de métodos e estratégias que o diretor de fotografia dispõe. Durante as aulas teóricas e práticas serão desenvolvidos os seguintes temas: aperfeiçoamento das possibilidades fotográficas em cinema e vídeo; tonalidades de luz e a combinação luz-cor correspondente à idéia dramática; utilizar artisticamente os principais tipos de iluminação; utilização racional dos equipamentos de iluminação; desenvolver a capacidade interpretativa de um roteiro com relação aos aspectos fotográficos.

O ministrante:Alziro Barbosa é mestre em direção de fotografia pelo VGIK - Instituto Estatal de Cinema da Rússia, com banca formada pela Diretoria da Associação de Diretores de Fotografia da Rússia, obtendo nota máxima (1992 a 1994). Bacharel em Direção de Fotografia pelo Instituto Estatal de Cinema da Rússia (1988 a 1992), diploma revalidado pela Universidade de São Paulo. Diretor de Fotografia premiado, já recebeu o prêmio de melhor fotografia de longa metragem no Festival de Gramado para o filme Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, os prêmios de melhor fotografia concedidos pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), na categoria curta-metragem, para os filmes O Mistério da Japonesa e a Ira. Foi diretor de fotografia dezenas de curtas e longas-metragens, além de ter vasta experiência em ministrar cursos e oficinas na área: desde 1996 é professor dos workshops de Direção de Fotografia da Stein Produções; de 2007 a 2008 foi professor de Direção de Fotografia na Faculdade Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná; de 1997 a 1999 foi professor de Direção de Fotografia na Faculdade de Rádio e TV – FAAP.

Serviço

Curso de Direção de Fotografia

Em parceria com o Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros e o Ponto de Cultura ABD/Antares.

Local: Teresina – PI

Período:13 a 17 de agosto.

Informações: abdpiaui2008@gmail.com

PERMANECEM ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO RUCKER VIEIRA
As inscrições para o Concurso de Roteiros Rucker Vieira vão até o dia 17 de agosto de 2012. O edital e os formulários de inscrição encontram-se no site da Fundação Joaquim Nabuco, disponíveis para download. O Concurso concederá, nesta edição, três prêmios no valor de R$ 80.000,00 que serão utilizados na realização dos documentários. O Rucker Vieira tem a coprodução e o apoio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco/CHESF e da TV Brasil.

Serviço

Informações: Massangana Multimídia Produções

fatima.accetti@fundaj.gov.br | (81) 3073-6693
EXPOSIÇÃO O LEGADO DA CORUJA | CHRIS MARKER
Permanece até o dia 2 de setembro a exposição O Legado da Coruja. A exposição é baseada na série homônima de filmes, inédita no Brasil, de Chris Marker. A série tem 13 episódios e foi feita para televisão em 1989. O Legado da Coruja trata de conceitos surgidos na Grécia Antiga, afirmando a importância da cultura daquele país para as ideias do Ocidente e da Europa. Por meio de documentação e debates, é esse o contexto em que o trabalho de Marker é apresentado.
Curadoria | Moacir dos Anjos

ENCONTROS A PARTIR DE O LEGADO DA CORUJA
A exposição conta com uma programação de encontros para reflexão e discussão de seus conteúdos com profissionais de diversas áreas do conhecimento. A programação se estenderá durante o mês de agosto próximo:
8 de agosto: Emir Sader. Lançamento do livro Armas da crítica (editora Boitempo, 2012), de Emir Sader.
15 de agosto: Cristian Borges
Os encontros serão realizados na Sala Aloísio Magalhães, que tem o mesmo endereço da Galeria Vicente do Rego Monteiro. A entrada é gratuita para todos e o limite é de 100 pessoas, que é a lotação da sala.

Serviço

Galeria Vicente do Rego Monteiro: Rua Henrique Dias, 609, Recife-PE, 52.010-100

Visitação: até 2 de setembro, terça a domingo das 14h30 às 20h

Informações adicionais: (81) 30736692 | 30736691 | www.fundaj.gov.br

Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (81) 30736714.
EXPOSIÇÃO NABUCO E MASSANGANA: O TEMPO REVISITADO
A exposição de longa duração do Engenho Massangana Nabuco e Massangana: o tempo revisitado continua em cartaz. Ela tem como base o livro Minha Formação, de 1910, no qual Joaquim Nabuco relata sua trajetória de vida e atuação política. Nele, Nabuco conta que foram as primeiras impressões vividas no Engenho que constituíram a base dos valores e ideias que defendeu ao longo de sua vida pública. O Engenho Massangana é um espaço tombado no nível estadual como Parque Nacional da Abolição, conjunto arquitetônico rural do século XIX composto pela Casa-grande e Capela de São Mateus.
Visite a exposição!

Serviço

Entrada Gratuita, de terça a sábado, das 10h às 16h.

Endereço: PE-60 – Km 10 – Cabo de Santo Agostinho – PE.

CEP: 54510-992

Contatos: (81) 35274025 | engenho.massagana@fundaj.gov.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário