sexta-feira, 1 de junho de 2012

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFE



.

 
CONCURSO RUCKER VIEIRA

O edital e os formulários para inscrições no Concurso Rucker Vieira encontram-se no site da Fundação Joaquim Nabuco, disponíveis para download. Contando com a coprodução e o apoio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco/CHESF e da TV Brasil, o Concurso concederá, nesta edição, três prêmios no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) que serão utilizados na realização dos documentários. O período de inscrições inicia-se em 2 de julho e vai até 17 de agosto deste ano.

Serviço:
Endereço do site: www.fundaj.gov.br
Informações adicionais: carla.souza@fundaj.gov.br
(81) 3073-6693

CURSO DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO EM ARACAJU
O Centro Audiovisual Norte-Nordeste/CANNE promove entre os dias 4 e 8 de junho o Curso de Roteiro Cinematográfico na capital sergipana. Ministrado pelo roteirista Hilton Lacerda ― de Baile Perfumado (1996), Amarelo Manga (2002), Árido Movie (2005), Baixio das Bestas (2006), Cartola, Música Para os Olhos (2007) entre outros ― o curso estimula a análise e o pensamento crítico na produção de roteiros para audiovisuais.


Serviço
Ministrante: Hilton Lacerda
Data: 4 a 8 de junho
Local: Aracaju – SE
Informações adicionais: npdorlandovieira@gmail.com
canne@fundaj.gov.br
www.fundaj.gov.br


RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
O Projeto Residências Artísticas/2012 terá suas inscrições abertas de 19 de junho até 19 de julho, as propostas deverão ser entregues na Coordenação de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco ou pelos Correios.
Nesta edição, que conta com a parceria do Centro Cultural do Banco do Nordeste, cada uma das seis propostas selecionadas por uma comissão de especialistas em artes visuais receberá um prêmio no valor de R$15.000,00 (quinze mil reais) para sua execução. Três das residências serão realizadas na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, e outras três no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), em Fortaleza.


Serviço
Local de entrega dos projetos: Coordenação de Artes Visuais do Espaço Cultural Mauro Mota.
Rua Henrique Dias, 609, Derby - Recife – PE,52.010-100
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Informações adicionais: Coordenação de Artes Visuais
artes@fundaj.gov.br
www.fundaj.gov.br
(81) 3073-6691


EXPOSIÇÃO O LEGADO DA CORUJA
CHRIS MARKER
A série de filmes O Legado da Coruja foi feito para a televisão em 1989, e é inédito no Brasil. Em 13 episódios sobre conceitos surgidos na Grécia Antiga, Chris Marker mescla a fala de conhecidos pensadores e imagens que seleciona de várias fontes, afirmando a importância da cultura daquele país para as ideias de Ocidente e de Europa. É irônico, portanto, que a Grécia seja culpabilizada pela crise que se abate sobre a Europa hoje, sendo forçada a desmontar políticas de amparo social para que siga fazendo parte dessa comunidade. Por meio de documentação e debates, é esse o contexto em que o trabalho de Marker é aqui apresentado.

Curadoria
Moacir dos Anjos

ENCONTROS A PARTIR DE O LEGADO DA CORUJA
A exposição contará com uma programação de encontros para reflexão e discussão de seus conteúdos com profissionais de diversas áreas do conhecimento. A programação se estenderá durante os meses de julho e agosto próximos:
12 de julho: Vladimir Safatle. Lançamento do livro Occupy (editora Boitempo, 2012), vários autores.
19 de julho: Francisco de Oliveira
8 de agosto: Emir Sader. Lançamento do livro Armas da crítica (editora Boitempo, 2012), de Emir Sader.
15 de agosto: Cristian Borges

Os quatro encontros serão realizados na Sala Aloísio Magalhães, localizada no mesmo endereço da Galeria Vicente do Rego Monteiro, sempre às 19h. A entrada é franqueada ao público, observada a limitação da sala em 100 lugares.

Serviço
Galeria Vicente do Rego Monteiro: Rua Henrique Dias, 609, Recife-PE, 52.010-100
Abertura: 6 de junho, 19h às 22h
Visitação: 7 de junho a 2 de setembro, terça a domingo das 14h30 às 20h
Informações adicionais: (81) 30736692
30736691
www.fundaj.gov.br
Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (81) 30736714.




SEMINÁRIO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO NORDESTE
A Massangana Multimídia fará a captação de imagens e som do seminário A Qualidade Social da Educação: O Plano de Ações Articuladas no Nordeste.
O seminário, que contará com a presença do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante e do presidente da FJN, Fernando Freire, apresentará e debaterá os resultados da pesquisa realizada pela Instituição em 900 municípios do Nordeste. A pesquisadora Ana Abranches, da Coordenação de Estudos Educacionais da Diretoria de Pesquisa, que está à frente dos trabalhos, espera a participação de mais de 200 representantes de secretarias municipais de educação de toda Região.
 Após a realização do encontro, o material será disponibilizado no site da FJN.


Serviço:
Dias: 4 e 5 de junho
Local: Recife Praia Hotel. Av. Beira mar, 9, Pina, Recife-PE.
Informações adicionais: marcus.andrey@fundaj.gov.br
www.fundaj.gov.br


EXPOSIÇÃO NABUCO E MASSANGANA: O TEMPO REVISITADO
A exposição de longa duração Nabuco e Massangana: o tempo revisitado continua em cartaz no Engenho Massangana. A exposição tem como base o livro Minha Formação, de 1910, no qual Joaquim Nabuco relata sua trajetória de vida e atuação política. Segundo o autor, foram as primeiras impressões vividas no Engenho que constituíram a base dos valores e ideias que defendeu ao longo de sua vida pública. A exposição acontece no Engenho Massangana, um espaço tombado no nível estadual como Parque Nacional da Abolição, um conjunto arquitetônico rural do século XIX composto pela Casa-grande e a Capela de São Mateus.

Visite a exposição!

Serviço
Entrada Gratuita, de terça a sábado, das 10h às 16h.
Endereço: PE-60 – Km 10 – Cabo de Santo Agostinho – PE.
CEP: 54510-992
Contatos: (81) 35274025
engenho.massagana@fundaj.gov.br
Informações: www.fundaj.gov.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário