domingo, 8 de janeiro de 2012

RUY GODINHO - ENTÃO, FOI ASSIM?

.


.
POR CAUSA DE VOCÊ
(Antônio Carlos Jobim /Dolores Duran)

Ah! Você está vendo só
Do jeito que eu fiquei
E que tudo ficou
Uma tristeza tão grande
Nas coisas mais simples que você tocou
A nossa casa, querido
Já estava acostumada, guardando você
As flores na janela, sorriam, cantavam
Por causa de você
Olhe, meu bem, nunca mais
Nos deixe, por favor
Somos a vida e o sonho
Nós somos o amor
Entre, meu bem, por favor
Não deixe o mundo mau
Lhe levar outra vez
Me abrace, simplesmente
Não chore, não lembre,
Não fale, meu bem


A cantora e compositora Dolores Duran1, embora tenha tido uma vida terrena tão curta, notabilizou-se ao compor canções e letras que trouxessem ao mesmo tempo sentimentos sublimes e profundos.
Em 1955, teve um primeiro encontro musical com Tom Jobim2, que resultou em Se É Por Falta de Adeus. Voltaram a se encontrar em março de 1957, nos corredores da Rádio Nacional. Após algum tempo de conversa, Tom mostrou-lhe uma de suas novas composições. Ao ouvir, Dolores estremeceu. Mal a música terminou, num ímpeto, ela pegou um lápis de sobrancelha e num guardanapo escreveu a letra de Por Causa de Você:
.
“Ah! Você está vendo só
Do jeito que eu fiquei
E que tudo ficou...”
.
Tom ficou tão absorvido pela beleza daquele momento que levou alguns minutos para revelar-lhe que o parceiro Vinicius de Moraes3 já estava trabalhando uma letra. Dolores, com a graça que lhe era peculiar, pegou o papel de volta e escreveu no verso: “Vinicius, esta é a minha letra para esta
música. Se você não concordar, é covardia”.
Claro que Vinicius concordou. Afinal ele era “Ph.D.” em cavalheirismo. Sabia reconhecer o valor de uma boa letra e de uma boa mulher.

A música foi lançada pela própria Dolores, em 1958, e transformou-se em uma das composições mais importantes do repertório dela. Nesse mesmo ano, João Gilberto gravou em 78 RPM com Chega de Saudade e Bim Bom, mudando definitivamente o curso da história da MPB com a nova batida ao violão. Dolores se identificou com as mudanças. Se não tivesse desencarnado tão cedo, talvez tivesse emprestado mais beleza e profundidade às letras da nascente bossa nova.


1 - Adiléia Silva da Rocha 07/6/1930 Rio de Janeiro-RJ 24/10/1959 Rio de Janeiro-RJ.
2 - Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim 25/01/1927 Rio de Janeiro-RJ 08/12/1994 Nova York-EUA.
3 - 19/10/1913 Rio de Janeiro 09/7/1980 Rio de Janeiro-RJ.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário