sábado, 31 de maio de 2014

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea - Ocupação dos Espaços Funarte 2014

.
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea - Ocupação dos Espaços Funarte 2014
A Funarte recebe até 13/06/14 inscrições para o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014, que seleciona 15 projetos de artes visuais para ocupar os espaços de exposições em Brasília, São Paulo e Minas Gerais.

O edital será dividido em 3 Módulos:
Módulo 1: Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria Fayga Ostrower ou Marquise e entorno; Módulo 2: Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo – Flávio de Carvalho ou Mário Schemberg; e Módulo 3: Galpão 5, da Funarte MG, na cidade de Belo Horizonte.

As inscrições devem ser feitas somente por via postal, na modalidade SEDEX, para o endereço:
Edital Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014
Centro de Artes Visuais da Funarte
Rua da imprensa, nº16,13º andar,sala 1301 – Centro
CEP 20.030-120 - Rio de Janeiro – RJ

Os projetos devem ser inscritos em somente um dos três módulos. Podem participar pessoas físicas e pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais. É vedada a participação de proponentes premiados nas edições do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea nos últimos dois anos nas cidades de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. Os recursos desta ação correspondem ao montante de R$ 1.260 milhão, oriundos do Ministério da Cultura.

O edital completo pode ser acessado no link:
http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/EDITAL-PREMIO-FUNARTE-DE-ARTE-CONTEMPORANEA-20141.pdf

.

Dia Internacional da Animação recebe curtas

.
A 11ª edição do DIA – Dia Internacional da Animação recebe até o dia 10 de junho inscrições para a seleção de curtas-metragens de animação brasileiros com técnica livre.




As animações selecionadas serão exibidas em várias de cidades do país no dia 28 de outubro.
Não há restrição quanto ao ano de produção do curta-metragem, mas não é permitida a inscrição de filmes que já tenham participado de pré-seleções nas edições anteriores.

As inscrições deverão ser realizadas através do site tinyurl.com/DIAfilmes2014.

Clique aqui para ler o regulamento.



*Com informações do site da Revista de Cinema

.
.
 
 

o programa Então, Foi Assim? deste sábado, vai desvendar as histórias das seguintes músicas:

- Coisas do Brasil (Guilherme Arantes/Nelson Motta)

- Magrelinha (Luiz Melodia)

- Terral (Ednardo) e

- Mazzaropi (Jean e Paulo Garfunkel)
 
 
Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira, sábado, às seis da tarde na Nacional FM com retransmissão para mais de 240 emissoras em todo Brasil.
 
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO:
RUY GODINHO
,

Edital do XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros


.
Edital do XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Já está aberto o edital de seleção de grupos e artistas para participação no XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. O evento é realizado na segunda quinzena de julho, na Vila São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13/06. Acesse o edital e inscreva-se, pelo site: http://www.encontrodeculturas.com.br/edital.php
 
 
 
 
fonte:
www.encontrodeculturas.com.br
 
 
.

Festival de Cinema de Veneza recebe filmes

.
Estão abertas até o dia 20 de junho as inscrições para a 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Um dos eventos mais esperados do circuito cinematográfico anual, o festival vai movimentar a cidade italiana entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro. O evento promove uma série de mostras competitivas e uma intensa programação paralela, que inclui retrospectivas, tributos, a Semana Internacional da Crítica e o Mercado de Cinema de Veneza.





A Seleção Oficial Veneza 71 é uma mostra competitiva internacional que reúne um máximo de 20 longas-metragens na disputa pelos Leões de Ouro e Prata, além dos prêmios Coppa Volpi (para melhor ator e atriz) e Marcello Mastroiani (para ator ou atriz revelação). Já a também competitiva Mostra Horizontes é o espaço que dedica atenção especial a filmes de estreia de jovens cineastas, filmes independentes ou de gênero. A Mostra Horizontes também exibe curtas de até 20 minutos, em caráter competitivo. O festival também promove uma mostra não competitiva, limitada a 12 filmes, que pode incluir o trabalho de autores consagrados em edições anteriores.

A curadoria do festival, responsável pela pré-seleção, escolherá em qual mostra as produções selecionadas serão exibidas. Clique aqui para ler o regulamento completo.

Além das seleções oficiais, o Festival de Veneza ainda promove a mostra paralela Jornada do Autor (Venice Days), cuja seleção prima pela inovação, pesquisa, originalidade e independência, e a Semana da Crítica, organizada pelo Sindicato de Críticos Cinematográficos Italianos, que aceita longas de estreia de diretores do mundo inteiro. Ambas também estão com inscrições abertas: confira os regulamentos da Jornada do Autor e da Semana da Crítica.

O Festival Internacional de Cinema de Veneza é um dos eventos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. Filmes oficialmente convidados para a Seleção Oficial, para a Mostra Horizontes, para a mostra não competitiva e para a Semana Internacional da Crítica e para a Jornada dos Autores podem solicitar o auxílio do programa.

Clique aqui para mais informações ou entre em contato pelo email programa.apoio@ancine.gov.br.



*Com informações do site da Ancine

.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Prêmio Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo 2014 | Rio de Janeiro e Veneza

.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage e o Múltiplo Espaço Arte recebem, até 13/06/14, inscrições de artistas gravadores de todo o país. Em uma primeira etapa, três artistas serão selecionados para residência de 20 dias nas Oficinas de Imagem Gráfica da EAV, no Rio de Janeiro. Na segunda etapa, um deles será contemplado com uma bolsa para residência artística de 15 dias na Scuola Internazionale di Grafica, em Veneza, Itália.
O prêmio tem a intenção de contribuir para a formação e o aprimoramento de artistas e incentivar atividades de intercâmbio e aprendizagem no campo da imagem gráfica. Além disso, visa reafirmar a importância da gravura como expressão relevante da arte.

Mais informações:
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Jardim Botânico: r. Jardim Botânico, 414, tel. (21) 3257-1800. Diariamente, 9h/17h. www.eavparquelage.rj.gov.br
|
Mul.Ti.Plo Espaço de Arte
Leblon: r. Dias Ferreira, 417, sala 206 (em cima da livraria Argumento), tel. (21) 2259-1952. Seg. a sex., 10h/18h; sáb., 12h/16h. www.multiploespacoarte.com.br
  
CRONOGRAMA
Término das inscrições
13 de Junho de 2014

.

RODA DE CHORO - RUY GODINHO

.

RODA DE CHORO - ESPECIAL AVENA DE CASTRO

O Roda de Choro deste sábado vai ser uma homenagem ao citarista e compositor carioca Avena de Castro, nascido em 1919 no Rio de Janeiro e que mudou-se para Brasília em 1960, onde faleceu em 1981.

Conversaremos com a flautista e pesquisadora Beth Ernest Dias, que compartilhará seu trabalho de pesquisa sobre o citarista.

 
Roda de Choro, sábado, ao meio dia pela rádio Câmara FM, 96,9 MHz, de Brasília, retransmitido em mais 205 emissoras pelo Brasil, Japão e Angola.
Produção e apresentação: Ruy Godinho
 
.

Festival de cinema infanto-juvenil chileno recebe curtas

.
O Festival Internacional de Cinema Infanto-Juvenil Ojo de Pescado, na cidade chilena de Valparaíso, está com inscrições abertas até o dia 2 de junho. A 3ª edição do evento acontece entre os dias 19 e 23 de agosto e recebe curtas-metragens latino-americanos voltados para o público infanto-juvenil, ou que tratem sobre os temas da infância e adolescência.





O festival tem caráter competitivo e os filmes podem ser inscritos nas categorias Ficção, Não-ficção, Animação, Programa de TV e Sobre Infância. Serão aceitas produções com, no máximo, 30 minutos de duração, finalizadas a partir de 2012 e dubladas ou legendadas em espanhol. Um júri oficial escolherá os melhores filmes de cada categoria e concederá troféus e prêmios em dinheiro.

As inscrições podem ser realizadas inteiramente pela internet, com o preenchimento da ficha disponível no site do festival e o envio da mesma, juntamente com o arquivo do filme para download em sites como Wetransfer, Dropbox ou Vimeo.

Para mais informações sobre o procedimento de inscrição, consulte o regulamento no sit ojodepescado.cl.



*Com informações do site da Ancine

.

Bolsa de Estímulo à Criação e Crítica em Artes Visuais - Funarte - 2014

.
Bolsa de Estímulo à Criação e Crítica em Artes Visuais - Funarte - 2014
 
A 3ª edição do edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais recebe inscrições até 18/06/14 e vai selecionar 14 projetos em todo o território nacional, sendo dez projetos na categoria A: Criação Artística; e quatro projetos na categoria B: Produção Crítica.

Cada contemplado recebe bolsa no valor de R$ 40 mil.


As inscrições devem ser feitas pela internet, na plataforma SalicWeb: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/.


,

quinta-feira, 29 de maio de 2014

BNDES abre seleção para patrocínio de projetos

.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu nesta segunda-feira (12/5) inscrições para a seleção de eventos culturais a serem patrocinados pela empresa no ano de 2014 e no início de 2015 (janeiro e fevereiro).





Só serão analisadas propostas de eventos com início programado para o período de 1º de setembro a 28 de fevereiro de 2015, nas áreas de cinema, música, dança e literatura.

O patrocínio do BNDES é focado em eventos que contribuam para a difusão e o fomento da cultura brasileira, envolvendo diferentes artistas, autores e realizadores, e distribuídos pelas diversas regiões do País.

No ano de 2014, para o período de março a agosto, o BNDES selecionou um total de 25 projetos culturais, tais como o Festival Cine PE, a Primavera dos Livros 2014 (SP), o Vivadança – Festival Internacional (BA) e a Temporada 2014 da Sinfônica Heliópolis.

Este período de inscrições para eventos culturais a serem patrocinados pelo banco segue até o dia 13 de junho. Clique aqui para mais informações.

.

Festival em Berlim tem como foco curtas-metragens

.
Estão abertas, até o dia 20 de junho, as inscrições para o 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de Berlim – Interfilme, realizado na capital alemã, de 11 a 16 de novembro. O evento apresenta mais de 500 obras e promove mostras competitivas e informativas de curtas-metragens.





Produções brasileiras nos gêneros de ficção, animação e experimental podem participar da Competição Internacional. Já os documentários inscritos participam de competição específica. As obras devem ter sido produzidas após 1° de janeiro de 2012, possuir duração máxima de 20 minutos e apresentar legendas em inglês ou alemão.
Um júri oficial outorga prêmios, num valor total de 30 mil euros, em diversas categorias. Fora de competição, o evento promove também uma série de programas especiais temáticos, dedicados aos mockumentaries (filmes de ficção realizados em formato de documentário), filmes chocantes, filmes de temática LGBT, entre outros.

A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio da plataforma online Shortfilmedepot ou por via postal.

O festival também conta com o Interforum, um espaço onde acontecem debates e intercâmbio de conhecimentos e experiência entre os profissionais e o público, além de encontros entre profissionais e representantes da indústria para possíveis parcerias. Há espaços para apresentação de projetos em desenvolvimento, como uma feira de filmes e sessões de apresentação de projetos (pitching).

Clique aqui para ver o regulamento e a programação.


*Com informações do site da Ancine

.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Festival Internacional de Televisão recebe pilotos

.
O Festival Internacional de Televisão (FITV) está com as inscrições abertas para a Mostra Competitiva de Pilotos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.festivalinternacionaldetelevisao.com.




Em 2014, os pilotos serão divididos nas categorias “Ficção” e “Documental”. O evento acontece entre os dias 28 de outubro a 1 de novembro, no Oi Futuro Ipanema, Rio de Janeiro.

Os programas selecionados são encaminhados para um júri composto por executivos de televisão que analisam os pilotos, seguindo como critério de avaliação: Formato (Originalidade, atratividade, narrativa, ritmo e clareza), Público Alvo (Potencial de comunicação com o público da faixa etária destinada), Viabilidade Técnica (Orçamento, padrões tecnológicos de visibilidade e audibilidade) e Exibição (Potencial multiplataforma, exibição e comercialização).

O júri da Mostra Competitiva de Pilotos é composto por importantes executivos de televisão do país. O público também ajuda a decidir o vencedor na categoria Voto Popular, através de votação online.
Muitos pilotos têm sido comercializados ou coproduzidos a partir do festival, como Os Buchas (Multishow), Status Solteira (Oi TV), Investigação Criminal (Rede Record), Palavra Cantada (Discovery Kids), Conversa de Salão (GNT), entre outros.

O FITV ainda conta com workshops, palestras, oficinas e o 10º Fórum Internacional de Inovação em Televisão (InovTV). Todas as atividades são gratuitas.



*Com informações do site da Revista de Cinema

.

Inscrições para Encontro de Teatro da Baixada Fluminense

.
Estão abertas até o dia 1 de junho as inscrições para a 13ª edição do EncontrArte – Encontro de Teatro da Baixada Fluminense, que acontecerá de 18 a 27 de setembro.




Podem ser inscritos espetáculos produzidos em todo território nacional – infantis, infanto-juvenis e adultos -, de qualquer gênero: drama, comédia, musical, farsa e épicos; com atores, bonecos, formas animadas e sombras.


O edital e a ficha de inscrição estão no site www.encontrarte.com.br.


O evento contabiliza mais de 200 apresentações entre espetáculos e performances artísticas, além de oficinas, alcançando um público de 150 mil pessoas e envolvendo mais de cinco mil artistas e técnicos.


*Com informações do Site da Baixada


,

Escolho agora


 

escolho teu corpo

que nunca toquei

teu cheiro que nunca senti

teus lábios que nunca beijei

 

escolho todos os momentos

que não existiram

mas vivem em mim

 

escolho tuas palavras distantes

que me devoram

e me fazem idealizá-la

em puro sentimento e emoção

 

escolho a angústia

a solidão e a ausência

da tua presença em mim

 

te escolho agora

enquanto há tempo

de arrebatar plenitudes

da tua beleza

colher enlevos

e gestos de perfeição

 

escolho agora

a tua boca na minha,

em mim  

quando te desenho

na minha imaginação

 

 

MQ

 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Aberto o edital para o 16º FESTCURTASBH

.
16ª edição do FESTCURTASBH, o tradicional Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, realizado pela Fundação Clóvis Salgado. Os interessados podem inscrever os curtas-metragens finalizados em 2013 e 2014, gratuitamente, pelo site www.shortfilmdepot.com, até o dia 8 de junho. O resultado será divulgado no dia 5 de agosto, no site do Festival, www.festcurtasbh.com.br.

Para a 16ª edição, serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários ou institucionais –, finalizados em película 35mm, 16mm, DCP, entre outros formatos digitais. A curadoria será feita em duas etapas, por uma comissão formada por membros nacionais e internacionais. Na primeira, a comissão selecionará cerca de 100 curtas para compor as Mostras Competitivas e Especiais. A segunda etapa acontecerá durante o Festival, momento em que as produções serão submetidas à apreciação de um júri de especialistas e outro formado pelo público. Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível no site da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br.
 O 16º FESTCURTASBH acontece de 19 a 28 de setembro de 2014, no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias. O melhor filme da cada categoria receberá prêmio em dinheiro, cujo valor será definido pela organização do Festival. Além da Mostra Competitiva, serão montadas programações especiais, tais como Mostra de Animação, Mostra Infantil e Mostra Juventude, dentre outros temas a serem definidos pela Comissão de Seleção, a partir dos filmes inscritos.
Criado para difundir e refletir sobre a produção e exibição de curtas-metragens, além de incentivar o intercâmbio entre a produção brasileira e internacional, o FestcurtasBH é considerado um dos mais importantes do calendário audiovisual brasileiro. Na edição de 2013, o Festival recebeu mais de 3.000 inscrições de aproximadamente 90 países.
 
.

28 º FESTIVAL DE MÚSICA EM ITANHANDU - MG

.
O Festival de Música em Itanhandu acontecerá nos dias 05 e 06 de setembro de 2014, na Praça Prefeito Amador Guedes, sendo um convite aberto a todos os músicos e tem como objetivo manter um espaço para a “música brasileira de qualidade”, desenvolver e aprimorar a cultura musical, valorizando artistas, compositores e intérpretes brasileiros.


Inscrições até 11/07/2014.

Serão aceitas inscrições enviadas por meio eletrônico, pelo endereço oficial, festivalitanhandu@gmail.com, desde que enviadas até o dia 11/07/2014 até as 23hs59min, e que contenham como anexo as exigências contidas no Art. 9º de seu Parágrafo Único.

.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Prêmio de Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo 2014 | Rio de janeiro e Veneza

.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage e o Múltiplo Espaço Arte recebem, até 13/06/14, inscrições de artistas gravadores de todo o país. Em uma primeira etapa, três artistas serão selecionados para residência de 20 dias nas Oficinas de Imagem Gráfica da EAV, no Rio de Janeiro. Na segunda etapa, um deles será contemplado com uma bolsa para residência artística de 15 dias na Scuola Internazionale di Grafica, em Veneza, Itália.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas a partir do preenchimento da ficha de inscrição e do envio de portfólio. Todos os materiais devem ser enviados em formato digital.

1. Ficha de inscrição: o formulário a ser preenchido está disponível exclusivamente no site da EAV Parque Lage (www.eavparquelage.rj.gov.br). A inscrição no processo seletivo implica a licença não exclusiva, sem limitação temporal e territorial, em favor da EAV Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte, para reprodução, edição, publicação, comunicação e exibição pública do trabalho inscrito, a seu exclusivo critério.

2. Portfólios: os portfólios deverão ser gravados em mídia digital (CD ou DVD) e enviados pelo correio para a EAV Parque Lage, em envelope com os seguintes documentos:

a) portfólio digital com cinco imagens de trabalhos realizados nos últimos dois anos e cinco imagens de outros trabalhos que sejam relevantes para a compreensão do percurso do artista (somente formatos JPEG ou PNG, tamanho máximo de 2MB por imagem);

b) currículo atualizado, em arquivo em formato DOC ou PDF;

c) comprovante de depósito de taxa administrativa não reembolsável de R$50,00 em favor de:

ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS DO RIO DE JANEIRO
CNPJ 15.330.579/0001-28
Banco Bradesco / Agência 1444 / Conta: 0037390-7

Serão aceitos pedidos de isenção da taxa de inscrição, mediante declaração de carência.

Todo o material acima descrito deverá ser enviado para:
ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico / Rio de Janeiro - RJ
CEP 22.461-000

Fonte: Mapa das Artes - Salões

.

Funarte lança edital de estímulo ao circo

.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) publicou nesta terça-feira (6/5), no Diário Oficial da União, portaria que institui o edital do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo. O concurso, anunciado pela ministra Marta Suplicy em dezembro de 2013, chegou a uma premiação recorde: R$ 10 milhões, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.





Os prêmios, que variam de R$ 15 mil a R$ 150 mil, serão destinados a 200 projetos, de pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil, conforme cada uma das seguintes seis categorias: Circo de Lona; Números; Espetáculos; Formação; Residência Artística; e Pesquisa. A categoria Residência Artística é destinada somente a pessoas físicas. Já as categorias Números e Pesquisa podem receber projetos tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas. Circo de Lona, Espetáculos e Formação são categorias destinadas somente a pessoas jurídicas.
O processo seletivo será realizado em três etapas. Nelas, os projetos serão analisados por comissões especializadas.
As inscrições ficam abertas até dia 20 de junho. Somente serão aceitas inscrições de projetos enviadas pelo correio (Sedex ou carta registrada), sendo desconsideradas aquelas postadas após a data de encerramento.

Clique aqui para acessar o edital e a ficha de inscrição.


*Com informações do site da Funarte

.

sábado, 24 de maio de 2014

ENTÃO, FOI ASSIM? - RUY GODINHO

..


 
 

O programa Então, Foi Assim? Os bastidores da criação musical brasileira, deste sábado, vai desvendar as histórias das seguintes músicas:

 

- Pra quem quiser me visitar (Guinga e Aldir Blanc)

- Relento (Simone Guimarães/Cristina Saraiva) e

- Pão e poesia (Moraes Moreira/Fausto Nilo) e

- As meninas no trem de Sabará (Tavinho Moura/Fernando Brant)

 

Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira, sábado, às seis da tarde na Nacional FM com retransmissão para mais de 240 emissoras em todo Brasil.

 
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO:
RUY GODINHO
 
.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

RODA DE CHORO - RUY GODINHO

.
 
 
O Roda de Choro deste sábado traz no 1º bloco Luiz Borges de Araújo, compositor dos primórdios;

No 2º bloco o pianista carioca Mu Carvalho e o som do CD Óleo sobre tela;

No 3º bloco teremos o Choro inusitado do grupo 4x0, de São Paulo e o som do CD Choro Elétrico.

No bloco do Choro Cantado a revisita da cantora Consuelo de Paula, e o som do CD Dança das Rosas, de 2004.

E para finalizar o som do CD Do jeito da gente, do trio paulista Futricando, lançado em 2004.

 

Roda de Choro, sábado, ao meio dia pela rádio Câmara FM, 96,9 MHz, de Brasília, retransmitido em mais 205 emissoras pelo Brasil, Japão e Angola.

Produção e apresentação: Ruy Godinho
 
.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Inscrições abertas para festival de dança de Florianópolis

.
Quatro bailarinos com idade máxima de 19 anos poderão ser escolhidos entre os participantes do Prêmio Desterro – 5° Festival de Dança de Florianópolis para concorrer na seletiva nacional do Youth America Grand Prix (YAGP).





A etapa brasileira, que será realizada no mês de setembro em São Paulo, classifica anualmente cerca de 200 jovens em meio a candidatos de todo o país para a final em Nova York, onde a próxima edição ocorrerá em abril de 2015. Lá, os vencedores são premiados com bolsas de estudos em consagradas instituições e companhias de dança clássica dos Estados Unidos e da Europa.

A programação na capital paulista dura seis dias e compreende aulas avaliativas, apresentações e noite de gala, quando é anunciada a seleção. Solistas, duos, pas de deux, trios e conjuntos são divididos nas categorias pré-competitivo (9 a 11 anos), júnior (12 a 14 anos) e sênior (15 a 19 anos). Entre todos eles, são eleitos para o mundial até 30 solistas, até 10 conjuntos e um número indefinido de pas de deux, duos e trios.

Em Santa Catarina, o YAGP Brasil é conveniado exclusivamente com o Prêmio Desterro, que oferece aos indicados isenção da taxa de inscrição, transporte e hospedagem com acompanhante durante a eliminatória. Como no festival de Florianópolis a idade mínima permitida é 12 anos, por meio dele só há chance de ingressar nas categorias júnior e sênior.

As inscrições para o 5° Prêmio Desterro, que acontece de 21 a 24 de agosto no Teatro Ademir Rosa, estão abertas até 12 de junho a bailarinos de qualquer procedência.

O regulamento está no site www.premiodesterro.com.br.


Fonte: culturaemercado

.

Bolsa Iberê Camargo - Residências Artísticas no Exterior

.
A Fundação Iberê Camargo recebe até 27/07/14 inscrições para a 14ª edição do programa de Bolsas Luiz Aranha, que nesta edição contempla três selecionados. São duas opções internacionais: Casa de Velázquez, em Madri, Espanha e Kuenstlerhaus Bremen, na Alemanha; e uma nacional, que ocorre na Fundação Iberê Camargo, na qual o artista selecionado participa do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.
 Além das residências, o programa seleciona trabalhos inéditos de seis artistas brasileiros para o website da Fundação Iberê Camargo.

A ficha de inscrição deve ser preenchida através do site www.iberecamargo.org.br/bolsa.

.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O 2º Festival da Canção - Arcos/MG

.
As inscrições das músicas poderão ser efetuadas de 12 de Maio a 06 de Julho de 2014, pessoalmente, pelos Correios ou pela internet.

Pela internet deverão ser realizadas rigorosamente até às 23h59 do dia 06 de Julho de 2014, sem exceção.

Inscrições: http://www.arcos.mg.gov.br/festiarcos/paginas/inscricoes.html

.

16º FestCurtasBH recebe inscrições

.
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FestcurtasBH, realizado pela Fundação Clóvis Salgado. Os interessados podem inscrever os curtas-metragens finalizados em 2013 e 2014, até o dia 8 de junho.





Serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários ou institucionais –, finalizados em película 35mm, 16mm, DCP, entre outros formatos digitais. A curadoria será feita em duas etapas, por uma comissão formada por membros nacionais e internacionais. Na primeira, a comissão selecionará cerca de 100 curtas para compor as Mostras Competitivas e Especiais. A segunda etapa acontecerá durante o Festival, momento em que as produções serão submetidas à apreciação de um júri de especialistas e outro formado pelo público.
O melhor filme da cada categoria receberá prêmio em dinheiro, cujo valor será definido pela organização do festival. Além da Mostra Competitiva, serão montadas programações especiais, tais como Mostra de Animação, Mostra Infantil e Mostra Juventude, dentre outros temas a serem definidos pela Comissão de Seleção, a partir dos filmes inscritos.

O festival acontece de 19 a 28 de setembro, no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.shortfilmdepot.com.

O resultado será divulgado no dia 5 de agosto, no site www.festcurtasbh.com.br.


*Com informações do site da Fundação Clóvis Salgado

.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Festival Mimo de Cinema abre inscrições

.
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Festival Mimo de Cinema, que acontece simultaneamente ao maior festival de música instrumental do país. A seleção combina filmes de ficção, animação e documentário, nas categorias de curta, média e longa-metragem.




Para se inscrever na Mostra Panorama Brasil é necessário que os filmes sejam inéditos em circuito comercial e que tenham a música como temática.
O festival tem toda a programação gratuita com projeções em telões ao ar livre, pátios de igrejas seculares, cinemas, mercados e centros culturais. As exibições acontecerão em Ouro Preto (29 a 31/08), Olinda (4 a 7/09), Paraty (10 a 12/10) e Tiradentes (17 a 19/10).

As inscrições vão até o dia 10 de junho e podem ser feitas pelo site www.mimo.art.br.


*Com informações da Revista de Cinema

.

Funarte lança cinco novos editais

,
Além do Programa Rede Nacional Artes Visuais, a Funarte abriu na última semana mais cinco editais para bolsas e prêmios. São eles: Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014, XIV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Prêmio Mulheres nas Artes Visuais (2ª edição), Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça (7ª edição) e Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014.



O edital do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea vai selecionar 15 projetos de artes visuais para ocupar os espaços de exposições em Brasília, São Paulo e Minas Gerais. Será dividido em três módulos: Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria Fayga Ostrower ou Marquise e entorno; Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo – Flávio de Carvalho ou Mário Schemberg; e Galpão 5, da Funarte MG, na cidade de Belo Horizonte. Podem participar pessoas físicas e pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais. Serão destinados a esta ação R$ 1.260 milhão. As inscrições vão até o dia 13 de junho.

A 14ª edição do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia vai selecionar 18 projetos, com prêmios no valor de R$ 53 mil para cada um dos contemplados. O prêmio também está dividido em três módulos: Projeto de livre criação fotográfica; Projeto de documentação fotográfica do Brasil; e Projeto de produção de reflexão crítica sobre fotografia. As inscrições vão até 18 de junho.

Também com inscrições até 18 de junho, o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais visa à seleção de 10 projetos, a serem apresentados por proponentes do sexo feminino, em âmbito nacional. Serão consideradas atividades como: exposições, mostras, oficinas, intervenções urbanas, publicações, produção crítica e documental, e seminários. Cada contemplada receberá premiação no valor de R$ 70 mil.

Já o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça vai destinar de R$ 100 mil a R$ 300 mil a pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais. Entre os objetivos está incentivar as produções artísticas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos, fomentar a difusão e a criação das artes visuais e contemplar temas relevantes da sociedade contemporânea, novas linguagens e nova produção artística. As inscrições seguem até 18 de junho.

A terceira edição do edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais vai selecionar 14 projetos em todo o território nacional, sendo 10 projetos na categoria A – ‘Criação Artística’; e quatro projetos na categoria B – ‘Produção Crítica’. Cada contemplado receberá a bolsa no valor de R$ 40 mil. O edital visa promover a seleção de projetos, em âmbito nacional, que resultem em ações, obras ou processos inéditos para apresentação pública. O prazo também vai até 18 de junho.
Mais informações sobre esses e outros editais da Funarte estão disponíveis no site

www.funarte.gov.br/editais.

Fonte: culturaemercado

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Canal Futura seleciona projeto de documentário

.
Estão abertas as inscrições para o 5º DOC Futura, pitching que vai selecionar um projeto de documentário de 52 minutos para coprodução e exibição no Canal Futura.





A quinta edição tem como objetivo selecionar um projeto sobre o tema “Tecnologias e impacto social”. O projeto vencedor receberá até R$ 300 mil, verba que deve incluir todas as etapas de formatação, conteúdo, pesquisa, direitos autorais, produção, realização e finalização do documentário – além de uma solução interativa para mobile.

O Doc Futura dará liberdade para que o realizador busque o olhar mais original e fora do lugar-comum. O público-alvo é livre.

As inscrições ficam abertas até o dia 13 de junho. A relação completa dos projetos selecionados para apresentação à banca examinadora será divulgada no dia 27 de junho. O pitching acontece no dia 14 de agosto, com divulgação do vencedor no dia 15.

Clique aqui para fazer o download do edital.


Fonte: culturaemercado

.

Biblioteca Nacional abre inscrições para Prêmio Literário

.
Foram abertas na última sexta-feira (2/5) e seguem até 16 de junho as inscrições para o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional edição 2014. A premiação contempla as seguintes categorias: poesia; romance, conto, ensaio social (qualquer assunto relacionado às ciências humanas), ensaio literário (crítica literária), tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil.



Podem concorrer livros inéditos publicados no Brasil, em língua portuguesa, no período de 1º de setembro de 2013 a 30 de abril de 2014. O vencedor de cada categoria irá receber o valor bruto de R$ 30 mil, sujeito aos descontos previstos por lei.
No ano passado, o romance “Opisanie Swiata” (Cosac Naify), de Veronica Stigger, o livro de contos “Essa Coisa Brilhante que É a Chuva” (Record), de Cintia Moscovich, e o livro de poemas “Dever” (Companhia das Letras), de Armando Freitas Filho, foram alguns dos vencedores.

Clique aqui para acessar o edital e a ficha de inscrição.

*Com informações da Folha Online

.

domingo, 18 de maio de 2014

Festival de Audiovisual de Belém recebe vídeos

.
Estão abertas as inscrições para o Festival de Audiovisual de Belém – FAB 2014, que acontece de 17 a 20 de setembro, no Cinema Olympia, na capital paraense.

.

.

Em sua segunda edição, o festival contará com Mostras Competitivas nas categorias “Curta Metragem”, “Videoclipe”, “Campanha Publicitária Audiovisual” e “Videoarte” e as Mostras Não Competitivas de “Vídeo-minuto”, de “Vídeos de bolso” e de Livroclipes. Pelo segundo ano consecutivo, também será premiada a Melhor Crítica de Cinema Paraense escrita sobre curta metragem ou longa metragem do Estado.
Este ano, o FAB conta com dois novos locais de recebimento de vídeos: Belo Horizonte (MG) e Capanema (PA), como parte do processo de expansão do festival. Outra novidade é a diminuição no valor de todas as taxas de inscrição e possibilidade de desconto de 50% a todos que inscreveram obras na edição do FAB 2013.
As inscrições de obras no festival seguem até 4 de julho.
O festival contará ainda com o Seminário de Audiovisual de Belém, que apresentará discussões sobre diversos temas ligados à produção audiovisual contemporânea. Toda a programação do evento será gratuita.

Mais informações no site www.portalfab.com.

Fonte: culturaemercado

.

sábado, 17 de maio de 2014

Festival de Brasília anuncia inscrições e novidades

.
Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições para o 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que nesta quinta-feira (29/5) anunciou novidades e os nomes dos homenageados do ano: o documentarista Eduardo Coutinho e o cineasta Glauber Rocha.





O evento, que acontece entre 16 e 23 de setembro, vai premiar curtas e longas-metragens de todos os gêneros. Serão distribuídos R$ 610 mil em prêmios, sendo o principal de R$ 250 mil para o vencedor de melhor longa na mostra competitiva.

A coordenadora adjunta do Festival, Sara Rocha, explicou que não haverá mais divisão dos filmes por gênero, todos os enredos competirão entre si. “O prêmio de júri popular também teve o seu valor elevado. Serão R$ 50 mil para o longa premiado e R$ 25 mil para o curta”, informou. Segundo ela, as mudanças atendem às demandas e críticas recebidas pela organização do evento.

Para as mostras competitivas do festival, poderão se inscrever filmes concluídos a partir de 1º de agosto de 2013, que sejam inéditos em Brasília, que não tenham participado de seletivas das edições anteriores do festival nem obtido prêmio de melhor filme de júri oficial em festivais no Brasil. Serão escolhidos para concorrer ao troféu Candango seis longas e 12 curtas-metragens.

As atividades do festival serão realizadas no Cine Brasília e em mais cinco cidades do Distrito Federal. “Estamos ouvindo todos os envolvidos e faremos o possível para incorporar as sugestões. Vamos manter a descentralização, levar o ambiente do Festival para as cidades, para as universidades e praças”, disse o secretário-adjunto da Cultura e coordenador geral do festival, Miguel Ribeiro.

Além das mostras competitivas, haverá ainda o festivalzinho, debates, oficinas, lançamentos, entre outras atividades. O período ditatorial será tema presentes em toda a programação. “Assim como fizemos na Bienal do Livro, faremos do Festival de Cinema um momento para se debruçar sobre o golpe de 64”, informou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site festbrasilia.com.br.



*Com informações da Agência Brasil

.

ENTÃO, FOI ASSIM? - RUY GODINHO

.
 
 
O programa Então, Foi Assim? deste sábado, será inteiramente dedicado ao talento e à criatividade do  cantor e compositor maranhense Erasmo Dibel.  

Na ocasião, ela nos contará as histórias de:
 
- Sarará
 
- Mãezinha
 
- Navegante
 
- Filhos da precisão e
 
- Os milagres  
 
 
 
 
Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira, sábado, às seis da tarde na Nacional FM com retransmissão para mais de 240 emissoras em todo Brasil.
 
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: RUY GODINHO
 
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Fundação Joaquim Nabuco seleciona roteiros

.
Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para a 10ª edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, dedicada à promoção de atividades científicas e culturais com vistas à compreensão da sociedade brasileira.





Serão selecionados dois projetos de documentários em curta-metragem (duração máxima de 26 minutos), que receberão, cada um, um prêmio no valor de R$ 80 mil. A inscrição é gratuita e o proponente pode ser pessoa física ou jurídica residente em qualquer parte do Brasil.

Para estimular a criação de produções audiovisuais que discutam a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, o eixo temático desta edição do concurso é “Africantos: histórias e memórias do povo afro-brasileiro”.

Pessoas físicas devem comprovar residência no país há, pelo menos, dois anos, e pessoas jurídicas devem comprovar funcionamento no país pelo mesmo período. Os contemplados terão um ano para executar o projeto, que será exibido pela TV Brasil.

Clique aqui para mais informações.


*Com informações do site da Ancine

,

RODA DE CHORO - RUY GODINHO

.
 
 
RODA DE CHORO – ESPECIAL OS PIANEIROS
 
O Roda de Choro deste sábado vai ser uma homenagem aos “pianeiros”, como eram chamados os pianistas populares que ganhavam a vida tocando em cinemas, festas familiares, bailes, agremiações musicais e lojas de música, no final do século XIX e início do século XX.

Durante todo o programa, conversaremos com o pianista e pesquisador Luiz Eduardo Domingues, que gravou o CD Os pianeiros – Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e companhia, lançado em 2013.

 Roda de Choro, sábado, ao meio dia pela Rádio Câmara FM, 96,9 MHz e retransmitido por 204 emissoras por todo o Brasil, Japão e Angola.
 
Produção e apresentação: Ruy Godinho
 
.

Festival de Cinema de Montreal recebe filmes

.
A 38º edição do Festival de Cinema Mundial de Montreal tem inscrições abertas para mostras informativas e competitivas, que acontecem entre os dias 21 de agosto e 1º de setembro, na cidade canadense. O objetivo é divulgar a diversidade cultural dos países por meio do cinema, a descoberta de novos talentos e o desenvolvimento da qualidade do cinema mundial.




O evento aceita inscrições de curtas-metragens (até 60 min) até o dia 1º de junho e de longas até 1º de julho. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição que se encontra no site, pagar uma taxa que varia de 40 dólares canadenses para curtas e médias-metragens a 100 dólares canadenses para longas, e enviar uma cópia em DVD para o endereço que consta no regulamento.
Os filmes devem ser legendados em inglês e francês, produzidos após o término da edição do ano passado do festival e preferencialmente inéditos até o evento. Serão promovidas diversas mostras, com diferentes pré-requisitos.

Filmes selecionados para a Competição Internacional Principal concorrem a prêmios como o Grande Prêmio das Américas, o Grande Prêmio Especial do Júri e prêmios em categorias técnicas, além dos prêmios de inovação e de melhor contribuição artística. Curtas concorrem ao Prêmio Especial do Júri e ao de Melhor Filme. Os vencedores da Competição Mundial de Primeiros Filmes, seção que exibe o trabalho de estreia de realizadores iniciantes, recebem o Troféu Zenith. Já o melhor filme da América Latina é laureado com o Prêmio Glauber Rocha. Além disso, será concedido o prêmio de melhor documentário na seção Documentários do Mundo.

O festival também promove mostras fora de competição, como Foco no Cinema Mundial e Hors Concours, entre outras. A participação nas seções fica a critério da organização do evento, que recebe a inscrição e determina em qual delas a obra participará.

Produções selecionadas para as seções Competição Mundial (longas, curtas e primeiros filmes) e Documentários do Mundo podem solicitar apoio junto à Ancine pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops Internacionais.

O programa contempla filmes selecionados para participar de 80 festivais internacionais e projetos audiovisuais em 27 laboratórios e workshops. Para o Festival de Cinema Mundial de Montreal, o proponente pode solicitar o apoio A, que concede cópia legendada da obra, envio da cópia e apoio financeiro para divulgação do filme.

Para mais informações sobre o festival e o processo de inscrição, acesse www.ffm-montreal.org.


*Com informações do site da Ancine

.