terça-feira, 31 de julho de 2012

MARIA FRAGMENTADA II - MQ


.


.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

REINALDO AZEVEDO

.
.
Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Rosa Weber. Cada um deles dirá se o Brasil deve escolher a lei ou o vale-tudo. Também estarão redigindo a própria biografia!

.
Caras e caros, um daqueles textos longos, mas que vocês, eu sei, enfrentarão com galhardia. Leiam. Se gostarem, passem adiante. Vocês verão como, ao julgar os mensaleiros, cada ministro do STF estará revelando a sua própria moral e o entendimento que tem da ética. Neste texto, relembro a origem do dinheiro que alimentou o mensalão.
*
Começa na quinta-feira o primeiro dia do resto da vida institucional no Brasil. São nove homens, duas mulheres e um destino: o do país! Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Rosa Weber vão decidir se o país renova a sua opção pela democracia ou se marca um encontro com a impunidade, a bandalheira, o roubo e o atraso. “Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”, pregava o fascismo. Seu irmão siamês, o comunismo, optou por outro caminho: “Tudo no partido, nada fora do partido, nada contra o partido”. A civilização democrática repudia as duas tiranias e proclama: “Tudo na lei, nada fora da lei, nada contra a lei”. Aos juízes caberá avaliar a participação de cada um dos 38 réus naquela cadeia de crimes, mas sem jamais perder de vista que o crime existiu. O mensalão foi, antes de mais nada, um atentado contra o regime democrático. Se aqueles que os protagonizaram saírem do tribunal com os ombros leves, então o crime terá vencido a batalha contra os cidadãos porque livres estarão os criminosos. Inclusive para voltar a delinquir. Os 11 do Supremo estarão decidindo, também, quais armas são legítimas na luta política e quais não são.
Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão a dizer que é legítimo usar dinheiro público para atender às necessidades de um partido.
Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão a dizer que é legítimo comprar partidos, comprar políticos, comprar consciências.
Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão a dizer que é legítimo recorrer à trapaça, a ameaças, à chantagem, à calúnia, à injúria e à difamação, sufocando a verdade com a mentira.
Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão não apenas naturalizando os crimes do mensalão como os que a eles se seguiram, notadamente a rede suja montada pelo subjornalismo para difamar o próprio tribunal, a Procuradoria-Geral da República, a imprensa e, nem poderia ser diferente, os parlamentares honestos da oposição e até da base governista. Neste fim de semana, as páginas da Carta Capital, do notório Mino Carta, trazem um último espasmo do submundo do crime, que tenta desmerecer a verdade com a mentira, com a infâmia, com a calúnia e com as vozes trevosas.
Refiro-me, obviamente, a um arremedo de reportagem que tentou implicar, mais uma vez, o ministro Gilmar Mendes em crimes que obviamente não cometeu. A falsificação é de tal sorte grosseira que uma lista supostamente feita em março de 1999 já coloca Mendes como advogado-geral da União, cargo para o qual foi indicado só em janeiro do ano seguinte. Até um senador petista, Delcídio Amaral (PT-MS), aparece como um propineiro — disputou um cargo eletivo só em 2002. Por que Delcídio? Porque foi o presidente da CPI dos Correios, e há quadrilheiros que o acusam de ter sido imparcial demais e petista de menos naquela função. Um lixo abominável, mas nada que não esteja à altura de Mino Carta e da rede suja da Internet que reproduz os seus delírios e delíquios éticos. Hora de chamar a senhora Dilma Rousseff à razão.
.
Dilma. Ou: Cuidado, ministros!Neste ponto, antes que continue, é hora de chamar Dilma Rousseff à razão. A presidente tem dito que o governo quer se manter distante desse assunto, que é matéria — e é mesmo — que cabe ao Poder Judiciário. Mas que governo independente, neutro e austero é esse que permite que o dinheiro público financie uma rede que hoje existe com o propósito de cumprir a agenda do PT — da sua pior parcela, na verdade — e de difamar aqueles que são considerados adversários? Gostaria muito de saber como a austera Dilma justifica essa óbvia apropriação do que é de todos em benefício de um grupo
Se o núcleo criminoso for absolvido, então os absolvedores do Supremo estarão, em suma, abonando esses métodos e colocando a corda no próprio pescoço. Esses grupos que se orientam nas sombras têm interesses os mais diversos. Mais de uma vez, eles hão de se chocar com o estado de direito, e o STF será chamado a arbitrar. A absolvição corresponderá à naturalização também desse método criminoso de fazer pressão, ao qual todos estarão sujeitos.
.
Dois golpesOs mensaleiros tentaram, na verdade, dar dois golpes no país. O primeiro foi no Legislativo. Quando se montou a máquina criminosa — COM DINHEIRO PÚBLICO, JÁ CHEGO LÁ! — para alimentar nas sombras uma parcela do Congresso, ficou evidente que o governismo tentava criar o seu próprio “Congresso”. Seria um Legislativo do B, a soldo, para prestar serviços ao governo, fora de qualquer controle institucional. Com parlamentares que recebem dinheiro ilegal na boca do caixa, um governo pode executar a agenda que bem entender porque o espaço da representação popular foi conspurcado por larápios. Golpistas, dona Marilena Chaui, são os mensaleiros!
Duplamente golpistas! Desde que a denúncia foi aceita pelo Supremo, teve início a campanha sistemática contra o tribunal, em especial contra alguns de seus membros, contra a Procuradoria, contra as instituições. Alguns mensaleiros tentaram se organizar com o propósito de demonstrar que o tribunal não teria condição de julgá-los. Figurões do petismo chegaram a garantir a seus pares que este julgamento jamais aconteceria… A alma golpista tenta, a todo custo, impedir o Judiciário de fazer o seu trabalho.
.
Tradição garantista e atos de ofícioNão há nada mais perverso e intelectualmente safado do que perverter um bom fundamento a serviço do mal. Recorrendo a uma simbologia religiosa, costumo notar que essa é a prática corriqueira do demônio. Ele nunca se insinua mostrando a sua cara hedionda. É o que acontece agora com a chamada “tradição garantista” do nosso Supremo. Ela é ruim? Não! Está corretíssima nos seus fundamentos. Não havendo provas contra os réus, eles têm de ser absolvidos. Mas isso não diz tudo. Ou melhor: isso não diz quase nada porque o que se chama “garantismo” é, então, só o óbvio, o corriqueiro, o civilizado.
A questão é o que se vai entender por “prova”. A prova é um “ato de ofício”? Haverá algum ministro do Supremo que vai exigir, sei lá, um memorando de José Dirceu, em três vias, mandando fazer isso ou aquilo “fora da lei e contra a lei”? Obrigo-me a lembrar que a principal característica de um “profissional” na área é justamente NÃO DEIXAR ATOS DE OFÍCIO. Se só estes puderem valer como prova contra um homem público, então a Justiça brasileira estará dando as mãos ao crime, contra os interesses dos brasileiros.
Paulo Maluf está aí, assombrando a vida pública há quase 50 anos porque não deixa os ditos-cujos. A Justiça brasileira, como ente, deveria se sentir um tanto envergonhada pela lição que acaba de lhe dar a de Jersey. Até o Judiciário de um paraíso fiscal achou que havia “brasileirismo” demais naquelas contas que Maluf diz não serem dele, mas cujo andamento seus advogados acompanham com lupa. Vai ver se trata de mero interesse acadêmico. Já volto a este ponto. Antes, temos de nos lembrar do que apurou a CPMI dos Correios.
.
Roubo de dinheiro públicoNa versão que Marcos Valério e PT tentaram emplacar, a origem do dinheiro repassado ao PT e aos mensaleiros seriam os empréstimos feitos pelas empresas do publicitário. Huuummm… Tenho cá comigo o relatório da CPMI. Entre 2000 e 2005, as “Organizações Valério” movimentaram a estratosférica quantia de R$ 1.147.635.715 — sim, leitor, lê-se assim: “Um bilhão, cento e quarenta e sete milhões…”. Parte significativa desse dinheiro teve origem em contrato com estatais.
Reproduzo, em vermelho, um trecho do relatório só para que vocês vejam como o dinheiro público era drenado para as empresas de Valério e dali para o PT e os mensaleiros. Acompanhem a engenharia da coisa com atenção. Se parecer enrolado, eu destrincho.
.
1.2 – O Banco do Brasil e empresas associadasAs ligações das agências do Senhor Marcos Valério com as empresas do governo podem ser a fonte dos recursos que foram destinados às pessoas indicadas pelo Sr. Delúbio.
Pode-se tomar como exemplo o contrato de publicidade e propaganda celebrado entre o Banco do Brasil e a empresa DNA, que foi objeto de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União em que se constataram irregularidades na sua execução.
Os Bônus de Volume, diferente de bonificação, deveriam ter sido transferidos ao Banco do Brasil, de acordo com o contrato, mas não o foram. O Banco, por seu turno, não tomou as medidas para receber esses valores, em descumprimento aos arts. 66 e 67 da Lei n° 8.666/93 e às cláusulas contratuais. Segundo o TCU, o prejuízo pode ter chegado a RS 37.000.000,00.
A Companhia Brasileira de Meios de Pagamento – Visanet – e a Servinet também podem ter sido utilizadas pelo Banco do Brasil para repassar recursos ilegais à DNA. Essas empresas repassaram, à DNA, R$ 91.149.916,18 no período de 2001 a 2005 e, segundo o Senhor Antônio Luiz Rios (sócio das duas empresas), não mantinham contrato com a DNA. Conforme seu depoimento, desde 2001 os pagamentos à DNA pela Visanet são oriundos do Programa “Fundo de Incentivo Visanet”, proposto pelo Banco do Brasil, sendo que os repasses se davam mediante autorização do Banco.
A CPM1 rastreou os dois maiores créditos efetuados pela Visanet à DNA – R$ 23,3 milhões em 20/5/2003 e R$ 35 milhões em 12/3/2004 e verificou que:
a) quanto ao crédito de RS 35 milhões, observa-se que, em 12/3/2004, a Visanet depositou R$ 35 milhões na conta da DNA no Banco do Brasil; no dia útil imediato, a DNA transferiu R$ 35 milhões para outra agência do Banco do Brasil e, no mesmo dia, aplicou R$ 34,8 milhões em fundo de investimento do Banco; pouco depois, em 22/4/2004, a DNA efetuou uma TED de R$ 10 milhões a crédito do Banco BMG, referente à compra de certificados de depósito bancário; quatro dias depois, em 26/4/2004, foi concedido empréstimo de exatos R$ 10 milhões do Banco BMG a Rogério Lanza Tolentino & Associados. Como garantia, apenas o aval de Marcos Valério Fernandes de Souza e Rogério Lanza Tolentino e a aplicação financeira da DNA junto ao BMG acima referida. Apenas após a instalação da CPM1 foi proposta a execução judicial do crédito.
b) no tocante ao crédito de RS 23,3 milhões, verifica-se que, em 19/5/2003, a Visanet depositou R$ 23,3 milhões na conta da DNA no Banco do Brasil; no dia seguinte mesmo, a DNA aplicou R$ 23,2 milhões em fundo de investimento do próprio Banco do Brasil; depois, estranhamente, em 26/5/2003, a SMP&B, também pertencente a Marcos Valério, tomou empréstimo de R$ 19 milhões no Banco Rural. Há fortes indícios de que esses empréstimos, na verdade simulados, serviram de fonte de recursos para distribuição de dinheiro, conforme admitiram os próprios envolvidos, Srs. Delúbio Soares e Marcos Valério.
(…)
.
DestrinchandoA coisa era simples. Uma empresa de Valério recebia dinheiro de empresa pública e o depositava no banco A ou B. Esse mesmo banco, vejam que coisa!, emprestava valor praticamente correspondente a uma outra empresa do publicitário. O dinheiro “emprestado” ia, então, parar nas mãos do PT e dos mensaleiros, sob a gerência de Delúbio Soares. Sob a coordenação de quem trabalhava Delúbio? Querem nos fazer crer agora que ele era, assim, um guerreiro solitário. Não custa lembrar: José Genoino era o presidente do partido e referendou todos os “empréstimos” que Valério fez à legenda.
NOTA À MARGEM – Vejam que o relatório da CPI deixa claro que a devolução ao Banco do Brasil do dinheiro decorrente dos tais “Bônus por Volume” estava prevista em contrato. Quando dona Ana Arraes, agora ministra do TCU, “perdoa” Valério pela apropriação indébita, está, na prática, jogando o contrato no lixo. Um escândalo dentro de outro!
.
Volto ao pontoEsperar que haja atos oficiais, em papel timbrando, autorizando essas manobras ou é coisa de tolos ou de gente movida a má-fé. Não se confunda garantismo com impunidade, assim como não se confunda Carta Capital com jornalismo nem alhos com bugalhos. Cada coisa tem sua própria natureza.
Notem que, neste texto, parto da questão mais geral — punir ou não punir os mensaleiros e o que isso tem a ver com o nosso futuro — e chego a detalhes do crime cometido, segundo o relatório final da CPMI dos Correios. O que vai acima, relatado em vermelho, tem nome: essa, sim, é a verdadeira privatização do estado, misturada ao roubo puro e simples de dinheiro público. Privatização que continua com o dinheiro que entes do estado repassam ao JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governista). Atenção! Ainda que tudo isso estivesse relacionado apenas a caixa dois de campanha — campanha em 2005??? —, foi o roubo de dinheiro público que financiou e alimentou a rede criminosa.
A tese inventada pelo “Deus” deles — Márcio Thomaz Bastos (ler posts abaixo) — finge ignorar a origem dos recursos. Aliás, para ser absolutamente preciso, cumpre notar: fosse só dinheiro privado, caberia perguntar o que queriam os financiadores, não é mesmo? Mas não era!
Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Rosa Weber vão dizer se o Brasil deve ou não tolerar essa sem-vergonhice. E, ao dizê-lo, cada um deles estará expondo, queira ou não, a sua própria moral — que é sempre individual — e o seu entendimento da ética.
Ao julgar os mensaleiros, os ministros estarão também se revelando à sociedade. Eles dirão se o Brasil tem futuro ou é só uma boa ideia que ficou no passado, sequestrada por pilantras.

.

ENTRE PEDRAS - MQ



.

.

domingo, 29 de julho de 2012

OS DAGOBÉ - MQ


.

.

sábado, 28 de julho de 2012

sexta-feira, 27 de julho de 2012

RUY GODINHO - RODA DE CHORO

.


RODA DE CHORO – SÁBADO – DIA 28.07.12



O programa deste sábado vai ser especial. Vai se dedicar integralmente ao lançamento radiofônico nacional de um disco de valor histórico: Nazareth - Fora dos Eixos, do quarteto brasiliense Choro & Companhia, formado por Fernando César (violão de sete cordas); Pedro Vasconcelos (cavaquinho), Ariadne Paixão (flauta) e Amoy Ribas (percussão).

No repertório onze faixas com composições raras do grande pianista Ernesto Nazareth, das quais três inéditas. Os arranjos, a maioria de Amoy Ribas e Pedro Vasconcelos, foram feitos a partir das partituras originais e respeitaram as texturas, as tonalidades e os baixos criados por Nazareth no final do século XIX e início do século XX.

O resultado não é um disco genérico, de um solista sendo  acompanhado por três músicos acompanhadores. Mas, um trabalho camerístico, onde os quatro instrumentistas realizam solos, numa interação perfeita.

O CD é uma produção independente lançado em julho/2012 com o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Arte e Cultura do GDF.  



Produção e Apresentação: Ruy Godinho

  

Ouça pela internet:

Rádio Câmara FM 96,9 MHz (Brasília-DF) sábados, 12h; www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo) 

Acauã FM 87,9 Mhz ● Domingo 6h [Aparecida-PB]

Alternativa FM, 107,1 MHz (Barra Mansa-RJ) 

Amigos do Balneário Pinhal FM 98,1 MHz (Balneário Pinhal-RS) 

Aperipê AM 630 Khz ● Terça 10h [Aracaju-SE] (www.aperipe.com.br)

Asdeca FM 98,5 Mhz ● Domingo 6h [Chã de Alegria - PE]

Amanhecer FM 104,9 Mhz ● Quarta 13h [Canindé de São Francisco - SE]

Beta FM 99,3 Mhz ● Sexta 18h [Campo Limpo - SP] (www.betafm.com.br)

Betel FM 87,9 Mhz ● Sábado 7h [São Francisco do Sul-SC] (betelfmsfc.blogspot.com)

Cacique FM 104,9 Mhz ● Domingo 6h [Palmeira dos Índios-AL] (www.radiocaciquefm.com.br)

Cidadania FM 104,9 Mhz ● Quarta 22h/Quinta 1h [Avaré-SP]  (www.radiocidadania.com.br) 

Cidade FM 104,9 Mhz ● Domingo 12h [Diamantina - MG] (www.radiocidadediamantina.com.br)

Club FM 104,9 Mhz ● Sexta 12h [Manacapuru – AM]

Comunitária Voz Popular ● Terça 9h / Quarta 14h [João Pessoa – PB] (cpcc.webnode.com.br)

CPA FM 105,9 Mhz ● Terça 20h10/Sábado 15:10 [Cuiabá-MT] (radiocpafm.amaisouvida.com.br)

Digital FM 98,3 Mhz ● Sábado 12h [Maceió-AL]

Eco's Vida FM 87,9 Mhz ● Sábado/Domingo 18h [Fernando Falcão-MA] (www.radioecosvida.com.br)

Educadora de São José da Urtiga AM 1400 Khz ● Domingo 22h30 [São José da Urtiga – RS] (www.radioeducadoraurtiga.com.br)

Educadora Fafit FM 88,7 Mhz ● Domingo 8h [Itararé-SP] (www.educadorafafit.fm.br)

Ervália FM 105,9 Mhz ● Sexta 18h [Ervália-MG]

Estrela FM 104 Mhz ● Sábado 12h [Retirolândia-BA]

FM Portalegre 104,9 Mhz ● Domingo 13h [Portalegre-RN] (www.fmportalegre.com) 

Ibiapina FM 87,9 Mhz ● Quinta 15h [Florânia-RN]

Luzlândia FM 87,9 Mhz ● Quarta 15h [Conceição de Ipanema - MG] (radioluzlandia.blogspot.com)

Mandacaru FM 104,9 Mhz ● Domingo 12h [Cedro - CE] (www.mandacarufm.com)

Nossa Terra FM 94,5 Mhz ● Quinta 15h [Dom Silvério - MG]

Nova Aliança FM 105,9 Mhz ● Sábado 8h [Piraúba - MG 105,9 Mhz] (www.fmnovaalianca.com.br)

Nova Geração FM 98,7 Mhz ● Sexta 9h30 [Cristiano Otoni - MG]

Planeta Verde FM 104,9 Mhz ● Sábado 7h [Taquaratinga - SP] (www.planetaverde.org.br/nossa_radio.php)

Progresso FM 87,9 Mhz ● Sábado 12h [São Pedro do Piauí – PI]

Rádio Comunitária Salomé FM 105,9 ● Sábado 10h [São Sebastião-AL]

RádioCom FM 104,5 Mhz ● Quarta 13h30 [Pelotas-RS] (www.radiocom.org.br)

RCB FM 104,9 Mhz ● Terça 13h [Boquim-SE]

Rede FM 95,5 Mhz ● Domingo 13h [Minduri - MG] (www.redefm.com.br)

Rincão FM 104,9 Mhz ● Domingo 7h [Rincão-SP] (rincaofm.com)

Santana FM 104,9 Mhz ● Domingo 9h [Santana do Cariri - CE] (www.comunitariasantanafm.com)

São Francisco FM 93,5 Mhz ● Sexta 23h [Montes Claros – MG]

São Gonçalo FM 87,9 Mhz ● Domingo 8h [São Gonçalo do Rio Abaixo-MG]

Sertão AM 1450 khZ (Patos-PB)

Shalon FM 105,9 Mhz ● Sábado 19h [Cassilândia-MS]

Super Rádio FM 90,9 MHz (Pouso Alegre – MG)

Tom Social Online ● Segunda 20h [Santana - SP] (www.tomsocial.com.br)

Tribuna FM 106,5 MHz (Virginópolis-MG)

Tucumã FM 104,9 Mhz ● Sábado 0h [Tucumã-PA]

UEL FM 107,9 Mhz ● Quinta 22h/Sábado 13h (Londrina - PR) (www.uel.br)

UEPB Online ● Terça/Quinta 13h (Campina Grande-PB) (radio.uepb.edu.br/radio)

Unama FM 105,5 FM (Belém-PA)

Universidade AM 800 Khz ● Sexta 23h [Santa Maria - RS] (www.ufsm.br/radio)

Universitária AM 870 Khz● Sábado 13h [Goiânia - GO] (www.radio.ufg.br)

Universitária Unifei AM 1570 Khz ● Terça/Sexta 8h [Itajubá - MG] (www.unifei.edu.br/radio)

Universitária FM 100,7 Mhz ● Domingo 10h [Viçosa - MG] (www.rtv.ufv.br)

Utopia FM 98,1 Mhz ● Quarta 17h30 [Planaltina - DF] (www.utopia.dissonante.org)

Vale Do Araguaia FM 104,9 Mhz ● Segunda 12h [São Miguel Do Araguaia - GO]

Vicência FM 98,5 Mhz ● Quarta 9h (durante o programa Bom Dia Vicência) [Vicência – PE]



quinta-feira, 26 de julho de 2012

ROLANDO BOLDRIN - SR BRASIL


..


.

RODOPIO - MQ


.

.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

T-BONE - BRASÍLIA

.

.

terça-feira, 24 de julho de 2012

segunda-feira, 23 de julho de 2012

JANAÍNA MORENO - RIO DE JANEIRO


.

.

O QUE TRANSBORDA - MQ



Não tenha receio, amiga

Nem se assuste tanto

O que não tem explicação

Explicado está



Olhe em volta, amiga

Nem o mistério de tudo que há

Não está em si

Nem está em nós

Mas explicado está

No que transborda



O que sentimos nos sente

O que olhamos nos vê

O que pedimos nos pede



Explicado está, amiga

O mundo que construímos

No pensamento

Construído está

A saudade que sentimos

Reunida está

O desejo, amiga

Mesmo intangível

Latejando está



É no que transborda

Dentro da gente, amiga

Que a vida está


.

domingo, 22 de julho de 2012

PANOS - MQ

.


.

sábado, 21 de julho de 2012

RESERVAS - MQ



.
Reservas



Não chamem os antropólogos

O rigor científico

Nem o teor ideológico

Não chamem as ongs

O estado nem as religiões



Não somos indígenas

Nem negros ou brancos

Imigrantes, ressurgidos

Ou despatriados



Não nos declaramos

Para premiar verbas

E criar benevolências

Não nos declaramos

Para esmolar direitos



Mas declaramos

Coitados, não somos

E nem queremos

Aprender na miséria

De mais do mesmo

Toda dia, toda hora



Não nos declaramos

Donos de todos os lugares

Onde passamos para ir

Ou dormimos ao voltar

Onde vivemos no presente

Ou no passado



Não nos declaramos...



Nossas desigualdades

Membros de um só corpo

Mistura as dores de perdas

Aos diversos modos 

Como jeito de construir



Não declaramos

Que somos todos legítimos



É sem segregar que testemunhamos

Todas as diferenças nos tornando

Vários e iguais

Sem precisar de nos declarar brasileiros


.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

RUY GODINHO - RODA DE CHORO

.

RODA DE CHORO – SÁBADO – DIA 21.07.12



No 1º bloco o destaque vai para a Coleção Choro Carioca – Música do Brasil. O compositor enfocado é o violonista, bandolinista e poeta Octávio Dutra, nascido em Porto Alegre em 1884, considerado o grande nome da música popular do Rio Grande do Sul no início do século XX.

No 2º bloco teremos a presença do bandolinista Joel Nascimento e o som do CD Chorando de Verdade, lançado em 1995, para o Japão, um dos maiores mercados externos consumidores do choro brasileiro.

No 3º bloco teremos o excepcional trabalho de Chiquinho do Acordeom e seu magistral desempenho, registrado no CD homônimo, lançado no ano de 2000.

O destaque no 4º bloco - do Choro Cantado – vai para a o CD Antigas Cantigas, lançado em 1999, pelo mineiro Renato Motha, em parceria com a cantora e percussionista Patrícia Lobato, somente com músicas de domínio público.

No 5º bloco, a tônica será a presença do competente Grupo Choro Rasgado e o som do CD Baba de Calango, primeiro disco do grupo, lançado em 2005, pelo selo Maritaca.



Produção e Apresentação: Ruy Godinho

  

Ouça pela internet:

Rádio Câmara FM 96,9 MHz (Brasília-DF) sábados, 12h; www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo) 

Acauã FM 87,9 Mhz ● Domingo 6h [Aparecida-PB]

Alternativa FM, 107,1 MHz (Barra Mansa-RJ) 

Amigos do Balneário Pinhal FM 98,1 MHz (Balneário Pinhal-RS) 

Aperipê AM 630 Khz ● Terça 10h [Aracaju-SE] (www.aperipe.com.br)

Asdeca FM 98,5 Mhz ● Domingo 6h [Chã de Alegria - PE]

Amanhecer FM 104,9 Mhz ● Quarta 13h [Canindé de São Francisco - SE]

Beta FM 99,3 Mhz ● Sexta 18h [Campo Limpo - SP] (www.betafm.com.br)

Betel FM 87,9 Mhz ● Sábado 7h [São Francisco do Sul-SC] (betelfmsfc.blogspot.com)

Cacique FM 104,9 Mhz ● Domingo 6h [Palmeira dos Índios-AL] (www.radiocaciquefm.com.br)

Cidadania FM 104,9 Mhz ● Quarta 22h/Quinta 1h [Avaré-SP]  (www.radiocidadania.com.br

Cidade FM 104,9 Mhz ● Domingo 12h [Diamantina - MG] (www.radiocidadediamantina.com.br)

Club FM 104,9 Mhz ● Sexta 12h [Manacapuru – AM]

Comunitária Voz Popular ● Terça 9h / Quarta 14h [João Pessoa – PB] (cpcc.webnode.com.br)

CPA FM 105,9 Mhz ● Terça 20h10/Sábado 15:10 [Cuiabá-MT] (radiocpafm.amaisouvida.com.br)

Digital FM 98,3 Mhz ● Sábado 12h [Maceió-AL]

Eco's Vida FM 87,9 Mhz ● Sábado/Domingo 18h [Fernando Falcão-MA] (www.radioecosvida.com.br)

Educadora de São José da Urtiga AM 1400 Khz ● Domingo 22h30 [São José da Urtiga – RS] (www.radioeducadoraurtiga.com.br)

Educadora Fafit FM 88,7 Mhz ● Domingo 8h [Itararé-SP] (www.educadorafafit.fm.br)

Ervália FM 105,9 Mhz ● Sexta 18h [Ervália-MG]

Estrela FM 104 Mhz ● Sábado 12h [Retirolândia-BA]

FM Portalegre 104,9 Mhz ● Domingo 13h [Portalegre-RN] (www.fmportalegre.com

Ibiapina FM 87,9 Mhz ● Quinta 15h [Florânia-RN]

Luzlândia FM 87,9 Mhz ● Quarta 15h [Conceição de Ipanema - MG] (radioluzlandia.blogspot.com)

Mandacaru FM 104,9 Mhz ● Domingo 12h [Cedro - CE] (www.mandacarufm.com)

Nossa Terra FM 94,5 Mhz ● Quinta 15h [Dom Silvério - MG]

Nova Aliança FM 105,9 Mhz ● Sábado 8h [Piraúba - MG 105,9 Mhz] (www.fmnovaalianca.com.br)

Nova Geração FM 98,7 Mhz ● Sexta 9h30 [Cristiano Otoni - MG]

Planeta Verde FM 104,9 Mhz ● Sábado 7h [Taquaratinga - SP] (www.planetaverde.org.br/nossa_radio.php)

Progresso FM 87,9 Mhz ● Sábado 12h [São Pedro do Piauí – PI]

Rádio Comunitária Salomé FM 105,9 ● Sábado 10h [São Sebastião-AL]

RádioCom FM 104,5 Mhz ● Quarta 13h30 [Pelotas-RS] (www.radiocom.org.br)

RCB FM 104,9 Mhz ● Terça 13h [Boquim-SE]

Rede FM 95,5 Mhz ● Domingo 13h [Minduri - MG] (www.redefm.com.br)

Rincão FM 104,9 Mhz ● Domingo 7h [Rincão-SP] (rincaofm.com)

Santana FM 104,9 Mhz ● Domingo 9h [Santana do Cariri - CE] (www.comunitariasantanafm.com)

São Francisco FM 93,5 Mhz ● Sexta 23h [Montes Claros – MG]

São Gonçalo FM 87,9 Mhz ● Domingo 8h [São Gonçalo do Rio Abaixo-MG]

Sertão AM 1450 khZ (Patos-PB)

Shalon FM 105,9 Mhz ● Sábado 19h [Cassilândia-MS]

Super Rádio FM 90,9 MHz (Pouso Alegre – MG)

Tom Social Online ● Segunda 20h [Santana - SP] (www.tomsocial.com.br)

Tribuna FM 106,5 MHz (Virginópolis-MG)

Tucumã FM 104,9 Mhz ● Sábado 0h [Tucumã-PA]

UEL FM 107,9 Mhz ● Quinta 22h/Sábado 13h (Londrina - PR) (www.uel.br)

UEPB Online ● Terça/Quinta 13h (Campina Grande-PB) (radio.uepb.edu.br/radio)

Unama FM 105,5 FM (Belém-PA)

Universidade AM 800 Khz ● Sexta 23h [Santa Maria - RS] (www.ufsm.br/radio)

Universitária AM 870 Khz● Sábado 13h [Goiânia - GO] (www.radio.ufg.br)

Universitária Unifei AM 1570 Khz ● Terça/Sexta 8h [Itajubá - MG] (www.unifei.edu.br/radio)

Universitária FM 100,7 Mhz ● Domingo 10h [Viçosa - MG] (www.rtv.ufv.br)

Utopia FM 98,1 Mhz ● Quarta 17h30 [Planaltina - DF] (www.utopia.dissonante.org)

Vale Do Araguaia FM 104,9 Mhz ● Segunda 12h [São Miguel Do Araguaia - GO]

Vicência FM 98,5 Mhz ● Quarta 9h (durante o programa Bom Dia Vicência) [Vicência – PE]

.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

ARCO-ÍRIS - MQ

.

.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um passar de triz



.
Um passar de triz



Procuro verdade, umazinha

Qualquer uma

Seja na fotografia estampada

Nos maços de cigarro que fumo

Na segurança de andar amarrado no carro

Ou numa propaganda do governo

De qualquer governo



Procuro originalidade, umazinha qualquer

Na televisão que se copia indefinidamente

No cinema que só aprendeu engatinhar

Numa rádio, transformada em moeda política



Procuro nosso tamanho, só uma olhadinha

Nos jornais e revistas

Lá impressos estão o de outros

Gente de diversos lugares

Significando o nosso



Procuro a fé, só um pouquinho

Nas igrejas e templos

Lá, estão protegidos pela ignorância

Os vendilhões da maior mentira do mundo



Então na intimidade da poesia

Descubro que verdade

Originalidade, fé

E nosso tamanho

É apenas um passar de triz

Diante do falso cultivado

Formidando para criar verdades



MQ

.